Notas de Plenário - Sessão ordinária de 27 de agosto

por Assessoria Comunicação publicado 27/08/2014 12h05, última modificação 27/09/2021 08h49

Horário dos ônibus
Foi novamente adiada, desta vez por três sessões, a votação do projeto que obriga a divulgação do horário das linhas de ônibus em terminais, estações e pontos de parada nas vias públicas. Com isso, o projeto 005.00355.2013 pode voltar à pauta a partir da próxima quarta-feira (3).

Parecer contrário
Também ficou para setembro a votação em plenário de um requerimento do vereador Serginho do Posto (069.00004.2014), em que ele solicita o desarquivamento do projeto 005.00154.2014 (regulamenta o exercício da profissão de podólogo em Curitiba). A proposição teve sua tramitação interrompida pela Comissão de Legislação, Redação e Justiça.

Gastos com publicidade
Foi solicitada a inclusão na ordem do dia, para votação em plenário, do projeto 005.00031.2013. A proposição obriga a divulgação dos custos referentes à publicidade de atos, programas, obras, serviços e campanhas da administração municipal, direta e indireta. A matéria chegou a ser debatida ano passado, mas foi retirada a pedido do autor para que o assunto fosse discutido com o Executivo.

Imigrantes
Jorge Bernardi (PDT) pediu empenho à administração municipal para a formulação de políticas públicas para os imigrantes, em especial os haitianos. “A FAS (Fundação de Ação Social) poderia implantar ações. Os imigrantes estão contribuindo para o progresso e desenvolvimento da cidade”, disse. A sugestão deverá ser mote de indicação do vereador ao Executivo.

Ponto biométrico I
Membros da Comissão Executiva do Legislativo, órgão responsável pela administração da Câmara Municipal, comentaram em plenário a decisão de implantar na instituição o controle biométrico da frequência dos servidores. O procedimento, informaram, é uma exigência do Ministério Público do Paraná desde 2009 e o órgão de controle reclama da demora, “sinalizando a tomada de medidas legais para que seja cumprido”.

Ponto biométrico II
O assunto surgiu após ser comunicado ao plenário que o Sindicato dos Servidores da Câmara Municipal de Curitiba discorda do teor de um documento que circulou no Legislativo nos últimos dias. A “carta apócrifa” questiona a exigência do ponto biométrico somente para os servidores efetivos, argumentando que a cobrança deveria ser estendida aos comissionados e estagiários. Vereadores pediram reunião de lideranças para debater a questão.

Registros em plenário
Representantes da comunidade israelita, do Conselho Municipal de Política Étnico Racial, e estudantes da Casa da Criança São José, localizada no Cajuru, estiveram no Palácio Rio Branco durante a sessão plenária. Também foi registrada a comemoração dos dias nacionais do psicólogo e do corretor de imóveis. (Foto 1)

Lançamento
Foi registrado o lançamento, ontem, do livro “Gestão de serviços públicos municipais”, do vereador Jorge Bernardi (PDT).