Notas de Plenário - Sessão ordinária de 26 de maio

por Assessoria Comunicação publicado 26/05/2014 13h10, última modificação 24/09/2021 07h59

Gerenciamento de resíduos
O cumprimento da lei municipal 11.682/2006, que dispõe sobre o Programa Municipal de Gerenciamento de Resíduos da Construção Civil em Curitiba, foi motivo de pedido de informações por Felipe Braga Côrtes (PSDB). Na semana passada, a Câmara Municipal realizou uma tribuna livre sobre o tema (leia mais).

Rua da Cidadania
O plenário acatou pedido de informações ao Executivo apresentado por Julieta Reis (DEM). A vereadora questiona os motivos que levaram aod cancelamentos dos cursos de música e arte da Rua da Cidadania do Boa Vista.

Pavimentação
Chicarelli (PSDC) também teve pedido de informações ao Executivo acatado pelo plenário. O vereador deseja saber se há previsão de pavimentação asfáltica na rua Jornalista Emílio Zola Florenzano, no bairro Tatuquara.

Minuto de silêncio I
Durante o pequeno expediente, o vereador Chicarelli pediu um minuto de silêncio pelo falecimento de sua assessora, Leonina Gois de Oliveira. “Ela estava na UTI há um mês, mas sempre foi um exemplo pela sua dedicação e disposição para atender à população mais carente que nos procurava”, disse.

Minuto de silêncio II
Paulo Rink (PPS) também registrou o falecimento de Washington Santos, ex-jogador do Atlético, que obteve fama nacional ao ir jogar no Fluminense ao lado de Assis. Aqui e lá no Rio de Janeiro, jogando juntos, ficaram conhecidos como “casal 20” e foram campeões brasileiros em 1984. O passamento de “Carmen da Banquinha” foi citado pelo vereador Chico do Uberaba (PMN), que se referiu a ela como uma grande liderança do bairro Uberaba.

Eleições Ucrânia
A eleição de novo presidente para a Ucrânia, no último domingo (25), foi comentada pelo vereador Chico do Uberaba. O empresário Petro Poroshenko, conhecido como “Rei do Chocolate”, foi escolhido para comandar o país. “A população ucraniana no Paraná soma mais de meio milhão de pessoas. Vamos torcer para que, com seu novo presidente, reine a paz na Ucrânia”, registrou. (Foto 1)

Estar
As alterações dos procedimentos do Estar, estacionamento regulamentado de Curitiba, motivaram pedido de informações “urgente” ao Executivo pelo vereador Chico do Uberaba. Entre os questionamentos apresentados na tribuna, estão os critérios para escolha da Caixa Econômica Federal para venda exclusiva dos talões Estar, através das casas lotéricas.

Trincheira I
O vereador Jorge Bernardi (PDT) usou a tribuna para reclamar da trincheira que dá acesso à Ceasa de Curitiba, obra que se encontra inacabada, no bairro Pinheirinho. “A falta dessa trincheira causa um transtorno enorme para quem mora ou trabalha na região. Queremos que seja dada prioridade à comunidade da região”, declarou.

Trincheira II
Sobre a demora na entrega das obras, Tico Kuzma (PROS) acrescentou que já pediu informações ao Município sobre a questão. Segundo a previsão do Executivo, “as obras devem ser entregues apenas no segundo semestre de 2015”, acrescentou Kuzma.

Pedágio
Jorge Bernardi também criticou os altos preços do pedágio cobrados no Paraná. Segundo o vereador, os valores praticados no Estado são dos mais altos no mundo, a exemplo do trecho entre Curitiba e Paranaguá. “Os pedágios aplicados pelos governo Lula e Dilma, no sentido Santa Catarina, são eficientes e baratos. Já os pedágios do Paraná, implantados durante o governo Lerner e posteriores, são um verdadeiro roubo à população”, desabafou Bernardi.

Eleições na Europa
As eleições realizadas em 21 países da Europa, no último domingo (25), para escolha de seus representantes, foram citadas pelo vereador Pier Petruzziello (PTB). “Não podemos ficar alheios ao processo político europeu. É muito importante para o mundo, pois são os líderes que vão comandar a União Europeia nos próximos anos”, declarou Pier.

Votações I
O projeto de lei da Comissão Executiva, que determina a publicação dos resultados das votações no site da Câmara Municipal aguarda análise em primeiro turno. A informação foi comentada pelo vereador Valdemir Soares (PRB), autor do projeto que foi retirado e reapresentado pela Executiva, para atender às determinações do Regimento Interno do Legislativo.

Votações II
Valdemir Soares afirmou que esta é uma resposta aos questionamentos sobre a “demora” do projeto ir à votação. “Essa proposta terá o apoio de todos os vereadores, e logo teremos todas as votações publicadas na internet”, comemorou.

Condomínio Social
A vereadora Professora Josete (PT) informou ao plenário que se ausentaria da sessão para acompanhar a visita da ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Tereza Campello, para o lançamento do chamado Condomínio Social. Desenvolvido pela prefeitura, o projeto de acolhimento vai ter capacidade de atender a até 120 pessoas em situação de rua. “Essa iniciativa é importante para dar acesso à moradia ao cidadão, permitindo que ele possa alcançar sua autonomia”, frisou.