Notas de Plenário Sessão ordinária de 25 de maio
O vereador Professor Galdino (PSDB) disse em plenário que não disputará a reeleição em 2016. “Quero ser candidato do meu partido, do PSDB, à Prefeitura de Curitiba. Domingo agora deve ocorrer a homologação de algumas pré-candidaturas”, afirmou. “Espero contar com o apoio da Câmara de Vereadores, pois quero que o parlamento seja meu braço direito. Quem conhece, sabe que o Professor Galdino é pela transparência e pela decência no serviço público”, afirmou. O PSDB marcou para domingo (31) a convenção do diretório municipal do partido. (Foto 1)
Templos alugados
Substitutivo apresentado pelo vereador Valdemir Soares (PRB) aumenta o prazo para a entrada em vigor (caso aprovado) da isenção do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) para templos religiosos que se utilizam de imóveis alugados (031.00023.2015). A proposta foi originalmente apresentada por Soares em janeiro de 2013 (002.00002.2013) por meio de um projeto de lei complementar e fixava em 30 dias o prazo para entrada em vigor da proposta.
Desperdício de água I
Chicarelli (PSDC) apresentou substitutivo (031.00021.2015) do projeto que pretende reduzir o desperdício de água potável por meio de fiscalizações e campanhas educativas (005.00011.2015). Foram feitas duas alterações. A primeira é que estabelece exclusivamente o canal de denúncia via 156; a proposta original previa um disque-denúncia. A segunda exclui a autortização para a realização de convênios com a Sanepar e instituições privadas.
Desperdício de água II
A mudança se deu, segundo o vereador, para ajustar o projeto às recomendações propostas pelo vereador Bruno Pessuti (PSC) em seu parecer promovido na Comissão de Legislação, Justiça e Redação. “O Legislativo não pode determinar o modo como o Executivo executará as ações previstas, pois se o fizer incide em vício de iniciativa”, explica Chicarelli.
Mais policiamento
Zé Maria (SD) pede, ao Comando de Policiamento da Capital, policiamento ostensivo nas ruas Trajano Reis, Carlos Cavalcanti, Paula Gomes, Inácio Lustosa e no seu entorno, no bairro São Francisco. O requerimento (043.00138.2015), segundo o vereador, surgiu de uma demanda de moradores e comerciantes. "A situação está incontrolável sem a presença da polícia para deter os abusos na lei do silêncio, no consumo de drogas, no aumento de assaltos em toda a região e no desrespeito dos bares quanto às leis sobre o horário de fechamento dos estabelecimentos, diz o vereador.
Pedido de informação I
O vereador Toninho da Farmácia (PP) questiona a Prefeitura de Curitiba sobre o “mau cheiro e poluição do ar” que exalaria de uma empresa de gestão de resíduos instalada na cidade (062.00218.2015). “Que tipos de resíduos são recolhidos na Essencis Soluções ambientais? É possível realocar a empresa, devido ao mau cheiro que atinge as comunidades vizinhas?”, indaga.
Pedido de informação II
“A Prefeitura de Curitiba irá continuar as obras de revitalização do trecho da rua Major Vicente Castro, entre as avenidas Santa Bernadete e Brasília?”, pergunta o vereador Tico Kuzma (PROS), por meio de pedido de informação (062.00222.2015). Ele pede pelas datas de início e término da obra e questiona se não haveria planejamento para “ligar a rua”, no trecho entre as vias Brasílio Ribas e Rosa Chaves, no Novo Mundo.
Visita
O presidente do Legislativo, Ailton Araújo (PSC), registrou a presença de Artemio Lima da Costa, vereador da Câmara Municipal de Rio Branco, capital do Acre. Já Professor Galdino (PSDB) registrou a visita dos alunos do 1º ano do ensino médido do Colégio Medianeira: Barbara Kunzle, Luccas, Gabriela, Gustavo, Rafael França e Vinicius.
Ausência do país
O vereador Pier Petruzziello (PTB), de 26 de maio a 8 de junho, não estará no Brasil. Ele comunicou à Mesa Executiva, conforme determina a legislação em vigor, que passará pela Itália, Alemanha e França, numa viagem particular, cujas despesas “correrão por conta própria, sem qualquer ônus para a Câmara de Curitiba” (041.00009.2015).
Reforma política
Jorge Bernardi (PDT) convidou os vereadores para a audiência pública sobr a reforma política. Um dos palestrantes será Marlon Reis, juiz na cidade de Imperatriz (MA), membro-fundador do Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral e um dos redatores da minuta da Lei da Ficha Limpa (135/2010). O evento acontece nesta hoje (25), às 14 horas, no auditório da Câmara Municipal (saiba mais) (Foto 3)
Falecimento
Tito Zeglin (PDT) comunicou o falecimento do médico João Gualberto de Sá Scheffer, aos 86 anos. “Ele foi sepultado no último sábado, dia 24. Era um grande profissional, fazia atendimento de pacientes de graça e ajudou a salvar dezenas de famílias”, disse o vereador. Outra morte registrada foi do médico Odilon Bertinatto Michels, aos 65 anos.
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba