Notas de Plenário - Sessão ordinária de 25 de agosto

por Assessoria Comunicação publicado 25/08/2014 13h00, última modificação 27/09/2021 08h46

Dentistas
Chicarelli (PSDC) apresentou em plenário reivindicações do Conselho Regional de Odontologia do Paraná (CRO-PR). Uma dos problemas apontados, relatou, é a ausência de dentistas nas equipes de saúde da família de Curitiba. Ainda de acordo com o vereador, a categoria profissional fez críticas à atual gestão da Secretaria Municipal de Saúde, como quanto à interrupção da educação continuada e no pagamento de fornecedores. O líder do prefeito, Pedro Paulo (PT), sugeriu que a Comissão de Saúde da Casa convide para debate o secretário da pasta, Adriano Massuda. (Foto 1)

Plano Diretor I
Jonny Stica (PT), presidente da Comissão de Urbanismo, e Toninho da Farmácia (PP) relataram o sucesso da audiência pública de revisão do Plano Diretor sobre a habitação de interesse social. Realizada na última sexta-feira (22), a atividade reuniu cerca de 200 pessoas.

Plano Diretor II
Stica destacou que o projeto do Plano Diretor será votado em 2015, e não mais neste semestre, para permitir o amplo debate da proposição. Será realizada, em fevereiro do próximo ano, uma conferência deliberativa sobre a matéria, que será apresentada à Casa pelo Executivo municipal.

Regularização
Toninho da Farmácia (PP) pediu que a Câmara de Curitiba debata a regularização fundiária. O vereador também alertou à situação de um paciente internado na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24 Horas, que aguarda leito hospitalar para intervenção cirúrgica. (Foto 2)

Evangélico I
O líder do prefeito, Pedro Paulo (PT), disse que o Hospital Evangélico possui uma “dívida crônica”. “São milhões e milhões que se acumularam. São pagos mensalmente R$ 3 milhões apenas em juros. O Executivo conseguiu sanar, ainda que momentaneamente, dívidas com fornecedores”, declarou.

Evangélico II
O parlamentar também defendeu avanços da gestão na área: “A prefeitura aplica cerca de 20% de seu orçamento na saúde, mais que o obrigatório pela legislação federal”. Segundo Pedro Paulo, o secretário municipal da Saúde, Adriano Massuda, acompanhará uma reunião, nesta semana, entre o Evangélico e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), para financiamento da dívida.

Guarda municipal
No pequeno expediente, o presidente da Comissão de Direitos Humanos, Defesa da Cidadania e Segurança Pública, Cristiano Santos (PV), pediu apoio das outras comissões na celeridade da tramitação do projeto de lei que institui o plano de carreira da guarda municipal (005.00137.2014). O parecer favorável à matéria foi aprovado hoje no colegiado que ele preside (saiba mais).

Desfile
Durante o pronunciamento na tribuna, Santos lamentou o fato de que o 20º Batalhão da Polícia Militar do Paraná não participará, este ano, do desfile cívico em comemoração ao Dia da Independência do Brasil do bairro Cajuru. O evento contará com a presença de outras corporações, como Polícia Civil, Bombeiros e Guarda Municipal de Curitiba.

Visita
Hoje, a Câmara de Curitiba recebeu a visita de oito alunos do 1º período do curso de Direito da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR). Segundo a professora Katya Kozicki, a atividade extracurricular faz parte do cronograma da disciplina “Teoria do Direito”. “Conhecer o trabalho do Legislativo servirá como experiência para a elaboração de um projeto de lei em sala de aula”, explicou a docente. (Foto 4)

Falecimento
Foi registrado em plenário o falecimento do empresário Antônio Ermírio de Moraes, neste domingo (24), em São Paulo (SP). O empresário tinha 86 anos e era presidente de honra do Grupo Votorantim, empresa fundada por seu pai, o engenheiro José Ermírio de Morais.

Dia Internacional
Também foi comunicado ao plenário que no último sábado, 23 de agosto, foi comemorado o Dia Internacional de Lembrança do Tráfico de Escravos e de sua Abolição, instituído pela Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) em 1998. “O tempo passa, mas as cicatrizes ficam”, disse Mestre Pop (PSC).

Obras
Foi aprovado, na sessão plenária desta segunda-feira (25), pedido de informações oficiais ao município sobre a obra de contenção de águas fluviais localizada na rua Durval de Morais, entre as vias Joaquim Amaral e Marechal Cardoso Junior, no bairro Jardim das Américas (062.00296.2014).

Economia
Também acatado pedido de informações sobre o controle interno e externo realizado pela Comissão de Economia, Finanças e Fiscalização do Legislativo (064.00011.2014). O documento questiona a maneira como o controle interno e externo é realizado no que tange ao orçamento público municipal.

Moção de apoio
O plenário aprovou a moção de apoio à indicação do Prof. Dr. Marco Antônio César Villatore, para o cargo de Desembargador Federal do Egrégio Tribunal Regional do Trabalho da 9ª Região, junto à Presidência da República (059.00012.2014). O documento foi assinado por todos os vereadores.

Câmeras de segurança
Acatado ainda sugestão ao Executivo para instalação de câmeras de segurança internas e externas nas áreas exclusivas de animais do Centro de Controle de Zoonose (CCZ), do Passeio Público e do Zoológico de Curitiba (201.00181.2014).

Asfalto
Aprovado requerimento sugerindo ao Município estudos para o asfaltamento das avenidas Caviúna e Copaíba (201.00182.2014). Conforme o documento, as vias não contam com pavimentação adequada e por lá passam ônibus, caminhões de gás, de recolhimento de lixo, além da circulação normal de veículos dos moradores.

Grades de proteção
Outra sugestão ao Executivo refere-se à instalação de grades de proteção nas canaletas de ônibus, para dar mais segurança aos pedestres (201.00183.2014). De acordo com o texto, o objetivo é obrigar o pedestre a fazer a travessia pelas faixas de segurança, e não pelas canaletas.