Notas de Plenário - Sessão Ordinária de 24 de março
Catedral da Fé I
O vereador Valdemir Soares (PRB) destacou em plenário, nesta segunda-feira (24), o lançamento da pedra fundamental para construção da nova Catedral da Fé, da Igreja Universal do Reino de Deus, no último domingo (23). O lançamento teve a presença do bispo líder da igreja, Edir Macedo. (Foto 1)
Catedral da Fé II
De acordo com Soares, a nova igreja terá capacidade para receber 40 mil pessoas e oferecerá oito mil vagas de estacionamentos. O templo será construído no terreno da antiga fábrica da Matte Leão, na Avenida Getúlio Vargas e, segundo o vereador, recebeu todo apoio do poder público para aprovação do projeto.
Feriados
Jorge Bernardi (PDT) utilizou a tribuna para declarar, durante o pequeno expediente, ser “radicalmente” contra a se decretar feriados na capital em dias de jogos da Copa do Mundo em Curitiba. Bernardi defende que seja decretado ponto facultativo nestes dias, no período da tarde.
Golpe Militar
Os vereadores foram convidados por Bernardi para o lançamento do livro “A CIA e a Quartelada, os 50 anos do golpe de 64”, de autoria do pesquisador Milton Ivan Heller. O evento será na sexta-feira (28), às 18h30, no hall de entrada da Biblioteca Pública do Paraná. (Foto 2)
Convenção
Jorge Bernardi (PDT) registrou a vitória da chapa “União Pedetista” contra a “Brizola Sempre” na convenção municipal do partido, no último sábado (22). “Foi uma grande festa, com cerca de 600 pessoas”, disse o líder da sigla na Câmara Municipal.
Debates I
O Centro Universitário Uninter sedia, a partir desta quinta-feira (27), o Encontro Nacional de Vereadores pela Reforma Urbana. Jorge Bernardi (PDT) destacou que a Casa terá dois conferencistas: Bruno Pessuti (PSC) falará sobre a CPI do Transporte Coletivo, enquanto Jonny Stica (PT) participará de painel sobre a revisão do Plano Diretor de Curitiba.
Debates II
O presidente, Paulo Salamuni (PV), completou que será realizado, na quarta (26), das 14h30 às 16h30, workshop no Ippuc sobre o Plano Diretor.
Prefeito I
Chicarelli (PSDC) e Chico do Uberaba (PMN) refutaram declarações veiculadas por blogs de que teriam falado mal, na semana passada, sobre o prefeito Gustavo Fruet. “Jamais falei que agora o prefeito vai começar a trabalhar. Não faço esse tipo de crítica, até porque sou admirador do Fruet”, afirmou Chicarelli. (Foto 3)
Prefeito II
Uberaba reiterou posicionamento contrário à extinção da Secretaria Municipal Antidrogas, mas também negou ter feito críticas pessoais a Fruet. Para Zé Maria (SDD) e Rogério Campos (PSC), ele está “mal assessorado”, devido à dificuldade de se conseguir agenda com o prefeito. (Foto 4)
Patrimônio histórico
Julieta Reis (DEM) questionou a prefeitura sobre a veracidade da informação de que a primeira casa construída no que hoje é o bairro Vista Alegre teria sido vendida para posterior demolição e construção de um condomínio. Segundo a vereadora, o imóvel, que fica na Rua Deputado João Ferreira Neves, 421, é um importante patrimônio histórico e cultural da cidade e moradores da região estariam preocupados com essa possibilidade.
Yoga nos CAPS I
Informações sobre as aulas gratuitas de Yoga ofertadas aos dependentes químicos atendidos pelos Centros de Atendimento Psicosociais (CAPS) de Curitiba foram requeridas por Professor Galdino (PSDB). O parlamentar diz defender a medida no processo de reabilitação e busca ampliar a oferta de outras práticas terapêuticas, “tendo em vista os comprovados benefícios dessas atividades para o ser humano em caráter holístico”.
Yoga nos CAPS I
Conforme Galdino, as informações vão embasar futuras ações em defesa da inclusão de novas ferramentas eficazes no combate à dependência química. Para tanto, ele pede cópia do acordo de cooperação técnica entre prefeitura e a Associação Yoga no Parque (AYP); quantos CAPS e dependentes químicos estão tendo aulas regulares de Yoga; quais as metas acerca do número de dependentes tendo aulas regulares de Yoga; se há relatório acerca da perspectiva, aceitação e resultados aos pacientes quanto às aulas, em caso positivo, Galdino pede cópia do documento.
DC7 e Pedreira I
Tico Kuzma (PROS) pede esclarecimentos sobre o contrato realizado entre a Prefeitura de Curitiba e a empresa DC7, vencedora da licitação para explorar a Pedreira Paulo Leminski. O vereador requer uma cópia do contrato de concessão e informações sobre o espaço. Kuzma indaga se a concessão previa a reforma da Ópera de Arame, da Pedreira Paulo Leminski e do Parque Náutico e quais melhorias estão previstas nestes espaços. “Todas as obras já foram realizadas e fiscalizadas?”, pergunta o documento.
DC7 e Pedreira II
Outros questionamentos do vereador são se o município tem a prerrogativa de fazer eventos públicos nesses locais sem custos ou se há datas especificas reservadas; se haverá retorno financeiro sobre a receita bruta arrecadada nos eventos de caráter privado e, ainda, por que o evento da Paixão de Cristo não vai ser realizado na Pedreira, “como tradicionalmente ocorria”.
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba