Notas de Plenário - Sessão ordinária de 23 de junho

por Assessoria Comunicação publicado 23/06/2014 12h45, última modificação 24/09/2021 10h18

Segundo turno
Foi aprovado hoje, em segundo turno, projeto do vereador Paulo Rink (PPS) que disciplina a implantação de provedores adaptados para pessoas com deficiência ou com dificuldade de locomoção nas lojas de departamento de Curitiba. O código da proposição é 005.00324.2013.

Crédito à SIT I
Com 27 votos favoráveis, foi aprovado por unanimidade um crédito adicional especial, de R$ 8,9 milhões, à Secretaria de Informação e Tecnologia (SIT) (013.00002.2014). De iniciativa do Executivo municipal, o projeto cria dotação orçamentária à implementação da pasta, criada em abril último pela lei municipal 14.422/2014.

Crédito à SIT II
O montante foi remanejado das secretarias municipais do Governo e de Planejamento e Administração. A segunda votação do crédito à SIT será na sessão desta terça-feira (24).

Convenção
Noemia Rocha (PMDB) registrou o resultado da convenção estadual de seu partido, realizada na última sexta-feira (20). Por 319 votos a 250, foi decidida a candidatura do senador Roberto Requião ao governo do Paraná. O outro grupo defendia uma aliança com o PSDB.

Prêmio Neruda I
Começou a tramitar o projeto de lei da Comissão de Educação, Cultura e Turismo que fixa quem receberá a homenagem. Onze parlamentares indicaram pessoas e entidades que, pelo seu trabalho, tenham se destacado na luta pelo direito à liberdade ideológica, de credo religioso, de opinião, pela democracia e pela justiça social. O código da proposição é 107.00001.2014.

Prêmio Neruda II
O prêmio Pablo Neruda é entregue a cada dois anos, sempre nos anos ímpares. Na edição de 2015, ano que vem, serão homenageados Antonio Narciso Pires de Oliveira, Deuza Avellar, James Alberti, Luiz Adão Marques, Marcelo Marques Fortunato, Nyck Maftum e as entidades Associação Cultural Nova Acrópole, Associação de Caridade São Vicente de Paulo, Comunidade Bethânia, ONG Anjos e Socorro aos Necessitados.

Minuto de silêncio
Os vereadores de Curitiba guardaram um minuto de silêncio, durante a sessão plenária, em respeito ao falecimento de Inadir Fernandes, mãe do vereador Geovane Fernandes (PTB), e Floriano Alves Pereira, irmão do vereador Zé Maria (SD). “O nosso apoio aos parlamentares nesse momento difícil”, disse Paulo Salamuni (PV), presidente da Câmara Municipal.

Nota de falecimento
Durante a sessão, o vereador Jorge Bernardi (PDT) comunicou o falecimento do jornalista Joel Mello, ex-funcionário da rede Deutsch Welle e assessor de imprensa das empresas Siemens e Uninter. “Joel também foi presidente do Instituto Wilson Picler de Responsabilidade Social”, lembrou o parlamentar.

Redução da maioridade I
O vereador Felipe Braga Côrtes (PSDB) utilizou a tribuna para defender mudanças no Estatuto da Criança e do Adolescente. “É uma pena que não tenha sido aprovado, no Congresso, projeto do senador Aloysio Nunes que punia jovens de 16 a 18 anos que cometessem crime hediondo ou reincidissem”, afirmou. Côrtes pediu que o tema seja debatido na eleição presidencial deste ano.

Redução da maioridade II
“O que a gente vê hoje em dia são menores de idade que passam três meses em medida socioeducativa e depois estão soltos”, reclamou Felipe Braga Côrtes. “Sou membro do Conselho Comunitário de Segurança do Água Verde e temos um grupo de comunicação via celular. Os membros da PV que entregam o grupo comunicam diariamente crimes cometidos por adolescentes. Isso tem que parar e o caminho é mudar a legislação”, afirmou o parlamentar.

Gás a granel
Na tribuna, o vereador Felipe Braga Côrtes (PSDB) comunicou que pedirá mais fiscalização da Secretaria Municipal de Trânsito (Setran) nas entregas de gás e outros materiais no anel central de Curitiba. “A Câmara já aprovou uma lei de minha autoria (lei municipal 13.431/2010) que proíbe entrega das 6h30 às 20h, mas hoje um caminhão travou o tráfego de veículos na rua Doutor Muricy”, reclamou o parlamentar.