Notas de Plenário - Sessão Ordinária de 22 de abril
Vaticano
Foi lido no pequeno expediente requerimento para justificar a ausência de Geovane Fernandes entre as sessões de hoje e de 30 de abril, devido a uma representação oficial sem ônus à Casa. O vereador participará, em nome de Câmara Municipal de Curitiba, do evento de canonização dos papas João XXIII e João Paulo II.
Terreno
Chicarelli (PSDC) questiona a Secretaria do Governo Municipal sobre a Fundação Estatal de Atenção Especializada em Saúde de Curitiba (Feaes), como o valor do repasse mensal realizado pela Prefeitura e informações quanto aos funcionários contratados pela entidade (quantidade, nomes, cargo, lotação e salário). Outro requerimento de sua autoria trata de terreno baldio no Santa Cândida.
Cohab-CT
Serginho do Posto (PSDB) quer saber da Cohab-CT quais são os critérios dos sorteios, a exemplo de eventual diferenciação entre homens e mulheres ou para a pessoa com deficiência. “As pessoas são informadas, na inscrição, sobre as prioridades, critérios de preferência e faixas de renda?”, diz trecho do requerimento.
Trânsito
Pedido de informações de Cristiano Santos (PV) indaga a Prefeitura sobre sensores de tráfego instalados em determinados cruzamentos de Curitiba. O parlamentar quer saber qual projeto deu origem à iniciativa, custos de instalação e dados quantitativos, dentre outros itens questionados.
Carga horária reduzida I
Foi aprovado em segundo turno o projeto de lei que garante redução da jornada de trabalho - sem decréscimo de vencimentos - para 11 carreiras de servidores municipais. O texto, que agora segue para a sanção do prefeito, estabelece redução, de 40 para 30 horas semanais, para os cargos de fonoaudiólogo, farmacêutico bioquímico, psicólogo, nutricionista, biólogo, citotécnico, técnico em confecção de lentes de óculos, técnico em patologia clínica, químico e técnico em saneamento. Os médicos veterinários, por sua vez, terão diminuição para 20 horas.
Carga horária reduzida II
Diversos vereadores fizeram a justificativa do voto e comemoraram a aprovação da matéria. Na opinião do líder da maioria, Pedro Paulo (PT), a redução de jornada é uma bandeira nacional de diversas categorias profissionais e representa uma grande conquista para os servidores de Curitiba. “É o resultado da luta dos trabalhadores e do compromisso assumido pela gestão Gustavo Fruet. Com certeza, vai melhorar a qualidade de vida dos servidores e o atendimento prestado aos usuários da rede pública de saúde”, afirmou. (Foto 1)
Vandalismo
O vereador Toninho da Farmácia (PP) registrou mais dois casos de vandalismo contra unidades de saúde na CIC. Segundo o parlamentar, a situação da segurança no município é “grave” e não tem mostrado os resultados esperados. “Precisamos que a Guarda Municipal seja a responsável pelo cuidados ao patrimônio público, que a cada dia tem sido deteriorado, prejudicando a população”, disse.
Isolados I
Chico do Uberaba (PMN) criticou a Secretaria Municipal de Obras e o Ippuc, por, segundo ele, terem deixado moradores de um condomínio isolados em razão das obras de revitalização na Avenida das Torres. “Em uma audiência pública, foi feito um acordo com os moradores de um condomínio que fica próximo ao Supermercado Condor, mas ele não está sendo cumprido”, afirmou. (Foto 2)
Isolados II
Ainda segundo o vereador, há mais quatro condomínios na mesma situação, além de outros problemas pontuais ao longo da obra, que estaria em fase de conclusão. Chico do Uberaba pediu a atenção de todos os órgãos da prefeitura envolvidos na revitalização, para buscarem soluções que atendam as demandas dos moradores.
Cidadania Honorária
Foi acatado em primeira discussão projeto de lei que concede cidadania honorária de Curitiba ao bacharel em direito e professor Horácio Monteschio. A proposta foi apresentada por Toninho da Farmácia (PP).
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba