Notas de Plenário - Sessão Ordinária de 2 de dezembro

por Assessoria Comunicação publicado 02/12/2014 12h40, última modificação 28/09/2021 09h34
Educadores
Os vereadores de Curitiba aprovaram, em segundo turno, as duas proposições que alteram a carreira da Educação Infantil na cidade. O projeto 005.00166.2014 altera a nomenclatura do cargo de “educador” para “professor” e a proposição 005.00192.2014 reestrutura todo o plano de carreira da categoria (leia mais). Paulo Salamuni (PV), presidente do Legislativo, frisou a repercussão positiva da medida, aprovada ontem em primeiro turno. “O funcionamento dos CMEIs é vital para cidade”, disse. (Foto 1)

Votações adiadas
Em razão de a sessão ter sido encerrada após o esgotamento do horário regimental (três horas de duração), seis proposições que estavam na ordem do dia tiveram suas votações adiadas e retornam à pauta na sessão dessa quarta-feira (3). Não foram votados os projetos 031.00054.2014 (substituição da fiação aérea por subterrânea); 005.00064.2013 (notificação dos atendimentos de gestantes dependentes químicas); 005.00144.2013 (“multa moral” nos estacionamentos); 005.00118.2013 (divulgação do resultado da análise da água de rios); 005.00001.2014 (prêmio Consagração Pública); e 092.00001.2014 (prêmio Cidade de Curitiba). Saiba mais sobre os projetos.

“Sou oposição”
“Se falar a verdade é ser oposição, eu sou oposição”, disse o vereador Chico do Uberaba (PMN) ao comentar a repercussão na imprensa de um comentário feito por ele na sessão de ontem. Na ocasião, ele disse que os bairros de Curitiba estavam “entregues aos ratos e buracos”. “Eu faço o meu papel de ter coragem de cobrar. Estamos aguardando a reforma no secretariado (da prefeitura), que estava prometido para agosto e não aconteceu”, afirmou hoje. (Foto 2)

São Vicente
O vereador Dirceu Moreira (PSL) elogiou a forma como foi contornada a situação do atraso de repasses aos hospitais São Vicente CIC e São Vicente Centro, que poderia levar ao fechamento definitivo de uma dessas unidades. “A Secretaria Municipal de Saúde se comprometeu a pagar os valores pendentes no domingo e, com isso, a unidade do CIC reabre na próxima quarta-feira, com 20 novos leitos para o SUS”, adiantou. (Foto 3)

Servidores insatisfeitos I
Jorge Bernardi (PDT) reconheceu os avanços garantidos aos servidores municipais na gestão Gustavo Fruet, por meio da aprovação de novos planos de carreira, entre outras melhorias, para professores, guardas municipais, agentes de saúde, de trânsito e funcionários da fazenda pública. No entanto, o parlamentar disse notar uma “insatisfação generalizada nos servidores” e questionou uma possível falta de diálogo entre a administração municipal e o funcionalismo. (Foto 4)

Servidores insatisfeitos II
Bernardi fundamentou seu pronunciamento com a leitura do jornal “Curitiba de Verdade”, do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Curitiba, o Sismuc. “O jornal fala dos problemas vividos pelos servidores, o descaso com a saúde e a falta de estrutura e de insumos nos equipamentos”, disse, ao defender a necessidade de mais diálogo entre a Prefeitura de Curitiba e os trabalhadores.

Audiência com hospitais I
Presidente da Comissão de Saúde, Noemia Rocha (PMDB) informou sobre audiência pública que será realizada na Câmara Municipal, na próxima sexta-feira (5), às 9h, para debater sobre a crise de financiamento nos hospitais filantrópicos de Curitiba. Segundo a parlamentar, diversos hospitais já confirmaram presença, mas os representantes do Poder Executivo ainda não teriam informado se virão à reunião. (Foto 5)

Audiência com hospitais II
“Apelo aqui para o presidente da Casa, ou o líder do prefeito, pois nenhum dos três secretários convidados - das pastas de finanças, saúde e planejamento - confirmou presença, tampouco disseram se mandarão representantes”, queixou-se. Ainda conforme Noemia Rocha, existem muitos motivos para o caos que está sendo enfrentado. “Sabemos que a prefeitura tem somado esforços e sentimos necessidade de mais investimentos do governo estadual”, completou.

Novo Mundo I
Pedido de informações de Tico Kuzma (PROS) questiona o Município sobre a revitalização do pavimento da rua João Bonat, entre a General Potiguara e avenida República Argentina, no bairro Novo Mundo (062.00389.2014). O vereador afirma que o Executivo havia indicado, em resposta a requerimento anterior (062.00204.2014), a realização da obra no segundo semestre deste ano, mas até agora elas não começaram.

Novo Mundo II
“O pavimento da rua João Bonat está em péssimas condições e não suporta mais operações tapa-buracos. Isso vem trazendo prejuízos aos motoristas e também aos pedestres, pois os buracos e ondulações na pista podem causar acidentes”, justifica Kuzma.