Notas de Plenário - Sessão ordinária de 18 de agosto

por Assessoria Comunicação publicado 18/08/2014 11h40, última modificação 27/09/2021 08h39

Adiamento
Na sessão desta segunda-feira (18), os vereadores acataram pedido de adiamento, por três sessões, do projeto de lei que determina à empresa responsável pelos orelhões do município a fiscalização e retirada de publicidade pornográfica (005.00210.2013). O requerimento foi do autor da matéria, Dirceu Moreira (PSL).

Denominação
O plenário aprovou, em primeiro turno, projeto de lei que denomina de Maria Albina Fernandes da Costa logradouro ainda não nominado em Curitiba (009.00014.2014). Segundo a autora da proposição, vereadora Julieta Reis (DEM), Irmã Maria Albina, que nasceu em Barcelos, Portugal, em 1944, teve sua vida dedicada aos pobres e à juventude. “Com seu jeito simples e alegre, conquistava não só os tristes, os que precisavam de conforto, mas relacionava-se bem com todos”, frisou a parlamentar. (Foto 1)

Debate I
Pier Petruzziello (PTB) destacou os debates promovidos pelos vereadores de Curitiba nesta legislatura. “Quando fomos candidatos (em 2012), muito se escutava que a Câmara passava por um momento inoperante. Mas, quando entrei, percebi que a coisa mudou”, disse. (Foto 2)

Debate II
Petruzziello citou, como discussões importantes, a revisão do Plano Diretor e o diálogo com diferentes categorias de servidores, como o magistério e a Guarda Municipal. “Nós não fugimos do debate. Política se faz assim, de forma clara, sem fugir à responsabilidade. Estamos aqui para ouvir a população”, apontou.

Iluminação
No pequeno expediente desta segunda-feira (18), foi lido o requerimento que pede informações sobre o protocolo 53081036, da Central de Atendimento 156. No documento (062.00288.2014), é questionada se a iluminação na praça da rua Patativa, no Santa Cândida, foi atendida. “A comunidade requer o serviço na tentativa de inibir o uso de drogas e assaltos”, diz a justificativa.

Crédito
Outra proposição lida hoje solicita informações sobre o projeto de lei da Prefeitura de Curitiba, que pede a abertura de crédito adicional suplementar no valor de R$ 1,581 milhão. No requerimento (062.00289.2014), são requeridos documentos que demonstrem o superávit orçamentário em 2013, informado na matéria que está em tramitação na Câmara de Curitiba.

Jardim Timbori I
Ao Executivo será encaminhado pedido de informações sobre ofício entregue à administração regional do Pinheirinho pela Associação de Moradores Jardim Timbori, em 11 de julho. Na solicitação, a comunidade pede a alocação de um guarda municipal na Unidade de Saúde Monteiro Lobato. “De acordo com o conteúdo do ofício, já houve agressão contra funcionários do posto”, explica o requerimento (062.00291.2014)

Jardim Timbori II
Uma segunda proposição cobra informações sobre outro ofício da associação, encaminhado à regional do Pinheirinho em agosto de 2013. “A solicitação de implantação dos postes de iluminação pública na rua Adalberto Lescoviski foi atendida? A comunidade local, interessada, trouxe esta demanda a este gabinete e deseja informações sobre o andamento desta solicitação”, justifica o documento.

Binário
Nesta segunda, também foi lido em plenário o requerimento que solicita informações sobre a implantação de um binário nas ruas Mario Gomes Cézar e Olindo Sequinel, no bairro Pinheirinho. “Há projeto para implantação no local? Qual a previsão da implantação?”, indaga o autor da proposição (062.00292.2014).

Apoio
O plenário aprovou moções de apoio aos advogados Marco Antônio César Villatore e Aramis de Souza Silveira, que concorrem ao cargo de desembargador federal do Tribunal Regional do Trabalho da 9ª Região (TRT-9). Os requerimentos (059.00009.2014 e 059.00010.2014) foram assinados pelos 38 vereadores.

Pesar
Foi observado um minuto de silêncio pelo falecimento do comerciante Antônio Zanatta, aos 79 anos, na última quarta-feira (13).

Mudança de horários
Duas reuniões de comissão temática foram remarcadas para semana que vem. A Comissão de Direitos Humanos, que votaria quatro projetos hoje, adiou o encontro para a próxima segunda-feira (25). Já a Comissão de Urbanismo, que teria reunião nesta quarta, remarcou a análise dos projetos para o dia 27 de agosto.

Reunião cancelada
Foi cancelada a reunião da Comissão Especial para Acompanhamento dos Assuntos Relacionados aos Objetivos do Milênio na Cidade de Curitiba. O encontro seria realizado hoje, às 15h30. Nova data ainda não foi definida.