Notas de Plenário - Sessão Ordinária de 14 de abril

por Assessoria Comunicação publicado 14/04/2015 13h55, última modificação 30/09/2021 08h04

Agressão I
Professor Galdino (PSDB) denunciou ter sido agredido em manifestação realizada contra à corrupção no último domingo (12), no centro de Curitiba. Segundo o parlamentar, ele compareceu ao evento como homem público, sem levantar nenhum tipo de bandeira, mas a liderança do movimento teria incitado a população contra ele. (Foto 1)

Agressão II

“O presidente da UGT (União Geral dos Trabalhadores) aqui no Paraná, Paulo Rossi, tentou jogar o povo contra mim. Ele, que é um velho conhecido desta Casa, pois sempre tenta se eleger, mas nunca consegue”, afirmou o parlamentar. Galdino relatou que, para evitar discussões, estava indo embora, mas foi seguido por “três bate paus”. “Eles me seguiram e, além dos empurrões e cotoveladas, um desses indivíduos deu um "kick" na minha canela”, relatou.

Agressão III
O vereador acredita que a agressão pode ter ocorrido por ele ter ser sido confundido com alguém do PT. “Deixo aqui meu repúdio com o Paulo Rossi, pois sou pacifista e ninguém pode me agredir por minha posição política. Hoje foi comigo, mas amanhã pode acontecer com qualquer um de vocês”, afirmou. Por fim, Galdino agradeceu a “solidariedade do povo de Curitiba” e o atendimento prestado pela Polícia Militar e Hospital Cajuru, onde terira recebido injeções e soro.

Uso do automóvel I

Na opinião de Serginho do Posto (PSDB), medidas como “carona solidária” e definição de horários específicos para determinadas atividades, como educacação, podem ajudar a reduzir o impacto no trânsito das grandes cidades. O parlamentar informou que estes, e outros temas, foram debatidos no seminário internacional Uso do Automóvel na Cidade, realizado em Curitiba na semana passada. Ele e outros vereadores participaram do evento. (Foto 2)

Uso do automóvel II
Ainda conforme o vereador, foram apresentadas experiências de sucesso no trânsito de várias cidades do mundo. “Sabemos que nem sempre o que deu certo lá fora vai dar certo aqui, mas algumas coisas podem funcionar”, relatou, ao dizer que grandes empresas de São Paulo já adotam o incentivo ao uso de outros modais além do carro, como a bicicleta e a prática da carona.

Postura

Dirceu Moreira (PSL) cumprimentou o prefeito Gustavo Fruet por sua postura em atender a população diretamente na audiência pública realizada ontem, na administralção regional da CIC, para debater sobre os investimentos do município para a região em 2016. “Diversos vereadores participaram da atividade e puderam ver a forma extraordinária com que o prefeito ouviu as pessoas. Foi algo novo e diferente, uma atitude nobre do chefe do Poder Executivo”, concluiu o parlamentar.

Homenagem póstuma I
O falecimento do escritor uruguaio Eduardo Galeano, aos 74 anos, ocorrido nessa segunda-feira (13) em Montevidéu, foi lamentado em plenário por Jorge Bernardi (PDT). O parlamentar ressaltou que Galeano escreveu o livro "As veias abertas da América Latina", em que denunciou a opressão no continente e que foi traduzido para dezenas de idiomas. Jornalista, historiador e ensaísta, Galeano publicou mais de 30 livros, quase todos traduzidos no Brasil. (Foto 3)

Homenagem póstuma II
Também em homenagem ao escritor, o vereador Pedro Paulo (PT) propôs que um logradouro público de Curitiba receba seu nome. O projeto de lei começou a tramitar nesta terça (14), com a leitura no pequeno expediente da sessão plenária (009.00006.2015).

Lançamento
Jorge Bernardi (PDT) também registrou o lançamento da obra “Cordilheira da Vida”, do poeta curitibano J.M. de Macedo Caron, ocorrido ontem no Espaço Saint Michel. “Ele é considerado o último poeta simbolista brasileiro e representa esta estirpe de grandes poetas, como o catarinense Cruz e Souza e Dario Velozo, aqui do Paraná, entre outros”, disse o vereador. Segundo Bernardi, este é o primeiro livro de Caron, apesar de a maior párte das poesias terem sido escritas nas décadas de 40 e 50.

Segurança em Santa Felicidade I
Informações sobre a atuação da Guarda Municipal na abragnência da Regional Santa Felicidade foram solicitadas por Mauro Ignacio (PSB). O vereador questiona a prefeitura, por meio do requerimento 062.00164.2015, sobre quantos atendimentos foram realizados pela GM na regional em 2015; quantos dos atendimentos estão relacionados a assaltos e o local destas ocorrências; e quais foram os outros tipos de ocorrências registradas.

Segurança em Santa Felicidade II
Segundo Ignacio, com as informações em mãos, ele pretende propor a criação de políticas públicas que aproximem a instituição da comunidade, visando melhores resultados na segurança pública. “Uma das ideias é a implantação definitiva da Ciclopatrulha, buscando o policiamento preventivo nos bairros de nossa regional”, justificou.

Ausência do país

Valdemir Soares (PRB) informou ausência do país entre dias 16 e 26 de abril. O requerimento justifica que a viagem, cujos destinos são a Suíça, Israel e Grécia, será feita com recursos próprios (041.00006.2015). O comunicado é obrigatório, previsto pelo artigo 129 do Regimento Interno da Câmara Municipal de Curitiba.

Pedidos de informações I

Tico Kuzma (PSB) questiona, em pedido de informações à prefeitura, quais as empresas que têm a concessão do serviço funerário em Curitiba (062.00165.2015). Entre também indaga, entre outros itens, qual o repasse das concessionárias ao Executivo e o número de pessoas atendidas entre janeiro e março de 2015. Outro requerimento de sua autoria pergunta a data de início das obras de  revitalização do pavimento da rua João Bonat, entre a General Potiguara e República Argentina, que estavam previstas no orçamento de 2014 (062.00160.2015).

Pedidos de informações II

Serginho do Posto (PSDB) quer saber o número de crianças atendidas e a demanda de vagas nos Centros Municipais de Educação Infantil, os CMEIs (062.00167.2015). Em outro pedido de informações, o parlamentar questiona quantas armas de fogo a Guarda Municipal já apreendeu, além de sua destinação (062.00162.2015). Outro requerimento do terceiro-secretário da Casa, dirigido à Fundação Cultural de Curitiba, trata do restauro de obras do artista polonês Frans Krajcberg (062.00161.2015).