Notas de plenário - Sessão Ordinária de 12 de fevereiro

por Assessoria Comunicação publicado 12/02/2014 11h15, última modificação 22/09/2021 08h17

Tribuna Livre I
Acordo de líderes suspendeu a Tribuna Livre de hoje, devido à ausência da convidada. A Câmara de Curitiba debateria com a secretária municipal de Trânsito, Luiza Simonelli, a implantação da política de trânsito e a criação de um conselho na capital para a área. Simonelli cumpriu agenda no lançamento do programa Curitiba Eco-elétrico.

Tribuna Livre II
No lugar da secretária, seria recebido o diretor da Escola Pública de Trânsito da prefeitura, Cassiano Novo. No entanto, as lideranças preferiram reagendar a Tribuna Livre e ouvir a titular da Secretaria Municipal de Trânsito. O presidente da Casa, Paulo Salamuni (PV), representou os vereadores no lançamento do programa Eco-elétrico, que integrará dez carros elétricos e três micro-ônibus à frota do Executivo da capital.

Veículos elétricos
A aquisição da nova frota foi comentada em plenário pelo vereador Bruno Pessuti (PSC), presidente da Comissão de Meio Ambiente e Sustentabilidade. “Curitiba tem hoje uma grande vitória e avança no sentido da preservação ambiental”, comemorou. Também comunicou a realização de uma consulta pública no bairro da Caximba. A prefeitura planeja transformar em parque uma área de 800 hectares. “Aquela é a última área preservada de pinheirais em Curitiba”, alertou.

Copa I
Felipe Braga Côrtes (PSDB) questionou as garantias que serão apresentadas pelo Clube Atlético Paranaense (CAP) para receber novo financiamento à reforma do estádio Joaquim Américo para a Copa do Mundo de 2014. “Fico preocupado com a devolução dos recursos aos cofres públicos”, disse o parlamentar. (Foto 1)

Copa II
Segundo reportagem do jornal Gazeta do Povo, destacada pelo vereador, o governo estadual apresenta hoje, no Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), pedido de empréstimo para a conclusão das obras.

ACP I
Tico Kuzma (PROS) registrou sua participação e a de Helio Wirbiski (PPS), ontem, em reunião das câmaras setoriais da Associação Comercial do Paraná (ACP). Segundo o vereador, foram discutidos projetos como o alvará simplificado e a implantação do Conselho Municipal de Segurança Pública. (Foto 2)

ACP II
Kuzma afirmou que a ACP declarou apoio ao substitutivo geral da Comissão de Direitos Humanos, Defesa da Cidadania e Segurança Pública à proposição que cria o Conselho Municipal de Segurança, de sua autoria. O vereador também adiantou que será pedido apoio ao prefeito Gustavo Fruet. Proposição do Executivo para a implantação da entidade tramita junto à matéria.

Polícia Federal
Os vereadores receberam em plenário o presidente do Sindicato dos Delegados de Policia Federal do Estado do Paraná (SinDPF-PR), Algacir Mikalovski. Segundo Chico do Uberaba (PMN), a entidade busca se aproximar da sociedade. (Foto 3)

Placa informativa
Aprovada em segundo turno, na sessão desta terça-feira (12), o projeto de lei (005.00167.2013) do vereador Pedro Paulo (PT), que estabelece a afixação de placas nas unidades de saúde do município com a informação: “O usuário do sistema público de saúde tem direito a tratamento digno humanizado, acolhedor e livre de qualquer discriminação”.

Conferência Municipal de Saúde
Projeto de lei do vereador Felipe Braga Côrtes (PSDB), que altera a data de realização da Conferência Municipal de Saúde, foi aprovado em segunda votação nesta terça-feira (12). O projeto (005.00042.2013 e 031.00013.2013) sincroniza esse prazo com as atividades estaduais e nacionais, cujo intervalo entre as conferências é de quatro anos.

Segurança
Aprovada pelo plenário o pedido de informações de Rogério Campos (PSC), sobre o cumprimento da lei municipal 13.885/2011, que dispõe sobre a implantação do sistema de segurança baseado em vídeo monitoramento em tempo real nos veículos do transporte coletivo público (ônibus), estações de embarque (estações tubo) e terminais do transporte público de Curitiba.

Bosque do Papa
Cristiano Santos (PV) também solicita informações à Prefeitura de Curitiba sobre a proibição de se realizar fotografias no Bosque do Papa. O vereador questiona se existem restrições legais para a prática de fotografias profissionais ou amadoras no local.