Notas de plenário - Sessão Ordinária de 11 de setembro
Código
Foi lida no pequeno expediente, dentre outras proposições, a mensagem do Executivo que cria o Conselho Municipal de Trânsito (Comutran) e a Conferência Municipal de Trânsito - ambos voltados à implantação de políticas públicas para a área, com a participação popular (005.00390.2013). O projeto de lei receberá, primeiramente, instrução da Procuradoria Jurídica (Projuris) da Câmara de Curitiba.
Alienação
Os vereadores acataram a mensagem do Executivo para alienação de imóvel do município, sem utilização, a proprietário de lote vizinho (005.00201.2013). Situado na esquina das ruas Francisco Mota Machado e Sétimo Simionato, o terreno de 145,5 metros quadrados foi avaliado pela Secretaria Municipal de Administração (Smad) por R$ 88,9 mil.
Homenagem I
Foi aprovado, em primeiro turno, a denominação de logradouro da capital de Investigador Maurício Brandão (009.00036.2013). Colpani (PSB), autor do projeto de lei, destacou que o policial civil foi morto aos 35 anos, em serviço, em dezembro de 2010, e que o assassino já está em regime semiaberto. Brandão foi superintendente da Delegacia de Núcleo de Repressão a Crimes Econômicos.
Homenagem II
Chico do Uberaba (PMN) apoiou a iniciativa e registrou que será realizada, hoje, a missa de sétimo dia do superintendente da Delegacia de Campo Largo, Marcos Gogola, sem a presença da esposa do policial civil. “Ela infartou ontem. Os direitos humanos não foram lá, ver se a família precisava de algo”, disse. “O policial está engessado, não tem poder de polícia”, completou o vereador.
Homenagem III
Também foi aprovada denominação de logradouro público de Eliane Maria Betiolo Caldas, moradora do Pinheirinho, falecida em abril de 2012, em decorrência do lúpus. A proposição foi do vereador Dirceu Moreira (PSL).
Homenagem IV
Por iniciativa de Toninho da Farmácia (PP), foi aprovado título de cidadão honorário para José Natal Filho, ancião da Igreja Congregação Cristã do Brasil. Segundo o vereador, o homenageado coordena 14 igrejas em Curitiba e presta relevantes serviços de assistência social. “Ele merece o nosso reconhecimento, pois tem feito um grande trabalho à comunidade curitibana”, afirmou.
Louvor
A Câmara de Curitiba concedeu votos de congratulações e aplausos à Hora Pública Editora, responsável pela revista Bem Público, em circulação há nove anos, voltada à cidadania e a políticas públicas. Autor da proposição, o primeiro vice-presidente, Tito Zeglin (PDT), entregou a homenagem ao jornalista Mário Milani, fundador da publicação.
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba