Notas de Plenário - Sessão Ordinária de 11 de março
Tarifa
Requerimento de Rogério Campos (PSC) à Urbs cobra o detalhamento dos valores da tarifa técnica referentes ao provisionamento do salário e benefícios aos funcionários do transporte coletivo. Pedido de informações do Professor Galdino (PSDB) sugere ao município a realização de parceria público-privada para a instalação de câmeras de monitoramento na Praça Santos Dumont, no Centro.
Meditação
Galdino também questiona o adiamento da implantação do programa “Pare 5 Minutos”, de meditação, nas escolas municipais. Toninho da Farmácia (PP) apresentou pedido de informações referente ao contrato de comodato de imóvel na Vila Verde, CIC. Requerimento de Noemia Rocha (PMDB) trata do corte na verba repassada pela prefeitura ao programa “Mães contra o crack”. O Sistema de Proposições Legislativas (SPL II) é mote de indagação de Cristiano Santos (PV) à Mesa Diretora da Casa.
CMEIs
Cacá Pereira (PSDC) solicitou informações sobre os Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) que serão construídos nas regionais CIC e Portão. Em outro requerimento ao município, Aldemir Manfron (PP) questiona a destinação de recursos de emenda de sua autoria, de 2011, no valor de R$ 80 mil, que deveria ter sido aplicada na pavimentação de vias do São João e Butiatuvinha.
Capoeira
O vereador Cristiano Santos (PV) registrou sua presença no VII Festival Nacional Abadá-Capoeira, realizado no último final de semana, em Curitiba. (Foto 1)
Feiras do Brás
Cristiano Santos falou ainda sobre as feiras itinerantes do Brás. Santos afirmou que continua cobrando resposta a pedido de informações encaminhado à Prefeitura Municipal, sobre a realização destas feiras. “Junto do vereador Tico Kuzma (PROS), espero uma solução pela prefeitura, já que estas feiras estão prejudicando os comerciantes regulares da cidade”, acrescentou.
Presenças
O presidente do Legislativo, Paulo Salamuni (PV), registrou a presença do vereador da cidade de Colombo, Eurico Dino (PV). Também indicou a visita dos vereadores de Carambeí, Ilson Hegler (PSC) e Jussara Tonon (PTN). (Foto 2)
Pista de Skate I
Mestre Pop (PSC) utilizou o espaço do Pequeno Expediente para fazer um “desabafo”. Segundo o parlamentar, uma pista de skate que está sendo construída no Campo de Santana, por meio de uma parceria entre ele, a Federação de Skate do Paraná e a Prefeitura de Curitiba, estaria sendo capitaneada pelo deputado estadual Mauro Moraes (PSDB). (Com foto)
Pista de Skate II
O parlamentar explicou que a obra foi requerida pela comunidade, após crianças terem sido atropeladas nas proximidades de uma escola do bairro. “Levei esta demanda à prefeitura, mas a resposta foi que não havia dinheiro para fazer a pista. A partir disso, montamos essa parceria e eu estou pagando os materiais de construção do meu próprio bolso”, revelou. Mestre Pop lamentou o comportamento do deputado, que classificou como um “ato de covardia”.
Denúncia I
Informação divulgada pelo jornal Folha de São Paulo, de que recursos da CAP/SA – sociedade de propósito específico criada para gerenciar as obras no estádio do Clube Atlético Paranaense – teriam sido utilizados para a compra de parte dos direitos econômicos de um atleta foram comentadas por Felipe Braga Côrtes, líder do PSDB na Casa.
Denúncia II
“Temos que ter cuidado para tratar desse assunto, afinal estamos falando de uma denúncia, mas, caso seja comprovado, é crime”, apontou Braga Côrtes. Ainda segundo o parlamentar, será feito um pedido de informações, assinado por diversos vereadores, aos órgãos de controle sobre o assunto. “Vamos ter esta iniciativa e provocar os órgãos de controle, para que sejam tomadas atitudes, pois se um crime foi cometido, os responsáveis têm que ser penalizados.
Secretariado
Professor Galdino (PSDB) registrou as mudanças no secretariado do governo do Paraná promovidas pelo governador Beto Richa. “Leon Grupenmacher assume a Secretaria da Segurança Pública e Luiz Eduardo Sebastiani responderá pela Secretaria da Fazenda”, relatou o parlamentar, ao destacar os bons currículos dos novos secretários.
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba