Notas de Plenário - Sessão Ordinária de 11 de junho

por Assessoria Comunicação publicado 11/06/2013 14h25, última modificação 16/09/2021 10h30
LDO I
A sessão desta terça-feira (11) foi a segunda para o recebimento de emendas ao projeto (013.00003.2013) da prefeitura para a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para 2014. No pequeno expediente, foram lidas quatro emendas aditivas, três de autoria da líder do PMDB, Noemia Rocha, e uma de Professor Galdino (PSDB).

LDO II
Os vereadores têm mais esta quarta-feira (12) para apresentar suas emendas, que serão analisadas pela Comissão de Economia, Finanças e Fiscalização. Na sequência, elas voltam a plenário para a votação junto à LDO. O documento deve ser encaminhado ao Executivo até o dia 30 de junho, conforme prevê a Lei Orgânica. O projeto embasa a Lei Orçamentária Anual (LOA), que definirá os valores a serem aplicados pelo município em bens e serviços para a cidade.

Cartão transporte I
O plenário aprovou sugestão de Bruno Pessuti (PSC) para que o cartão transporte seja a única opção de pagamento nos micro-ônibus de Curitiba. A ideia do parlamentar é evitar o aumento da tarifa do transporte coletivo, que estaria previsto com a aplicação da lei da dupla função, já que os veículos terão de ser adaptados para a contratação de novos cobradores.

Cartão transporte II  
“A Urbs calcula que a readaptação custará R$ 1,8 milhão e a contratação de 500 novos cobradores custará R$ 1,15 milhão por mês. Os micro-ônibus transportam 70,4 mil passageiros por dia, sendo que 60% usam o cartão transporte. Se a prefeitura acatar a sugestão, os outros 40% terão de usá-lo, o que pode contribuir para baratear o sistema”, justificou Pessuti.

Radares
Professor Galdino (PSDB) solicita dados sobre a licitação atual dos radares eletrônicos de Curitiba. Em um requerimento de sua autoria lido no pequeno expediente, o parlamentar pede cópias integrais dos documentos referentes ao estudo realizado sobre os radares e questiona por que a licitação foi paralisada. “Está nos planos da prefeitura a realização de nova licitação”, também indaga o documento.

Boqueirão
Também foi lido no pequeno expediente requerimento de Tiago Gevert (PSC) que questiona a ausência de materiais básicos na Unidade de Saúde 24 horas do Boqueirão, como algodão e álcool. Segundo o vereador, “diversos servidores e usuários vem denunciando a falta desses materiais, que vem prejudicando  seriamente o atendimento da unidade”.