Notas de plenário - Sessão ordinária de 09 de abril de 2013

por Assessoria Comunicação publicado 09/04/2013 16h05, última modificação 15/09/2021 08h05

Calçadas I
Durante o pequeno expediente, Chicarelli (PSDC) pediu apoio dos colegas vereadores na aprovação de projeto que altera a lei municipal 11.596/2005, que dispõe sobre a construção, reconstrução e conservação de calçadas. O projeto foi defendido pelo parlamentar na tribuna livre da última quarta-feira (3), que abordou acessibilidade e situação dos passeios da capital. A alteração visa atualizar a lei vigente, garantindo a adequação técnica das calçadas e a manutenção do bom estado de conservação, proporcionando condições adequadas de deslocamento e acessibilidade à população em geral. (Foto 1)

Calçadas II
Segundo Chicarelli, a responsabilidade de manutenção dos passeios é de todos. “Andando pelas calçadas de Curitiba, vejo que um dos principais pontos críticos são as entradas de estacionamentos privados e condomínios. A lei de 2005 é bastante completa, mas falta fiscalização: os cidadãos também têm usado as calçadas como depósito de entulhos e lixos”, frisou. A proposição ainda será analisada pelas comissões permanentes do Legislativo.

Servidores
O líder do prefeito, Pedro Paulo (PT), informou que o Executivo irá encaminhar novas mensagens para apreciação da Câmara Municipal, entre elas a que prevê reajuste linear dos salários dos servidores públicos municipais e outros benefícios que estão sendo negociados entre a categoria e a prefeitura. “O objetivo é valorizar o funcionário público, para que se sinta prestigiado pela instituição pública. Essa política será implantada pelo prefeito”, comprometeu-se. (Foto 2)

Mulheres
A implantação de centros de referência para o atendimento à mulher, em cada uma das regionais de Curitiba, foi sugerida à prefeitura por meio de requerimento, pela vereadora Professora Josete (PT), a fim de garantir os direitos das mulheres. A líder do partido na Casa também conseguiu aprovação dos colegas à proposição que sugere a criação de um programa municipal de “casas-abrigo” para mulheres vítimas de violência doméstica, com o objetivo de oferecer abrigo e alimentação, além de serviços de assistência social, médicos, psicológicos e jurídicos às assistidas.

Sugestões
Requerimentos de Valdemir Soares (PRB) que sugerem melhorias na infraestrutura da Praça Osório, no centro da cidade, foram aprovados pelo plenário. Segundo o vereador, são necessárias a instalação de uma academia ao ar livre e de um semáforo de três tempos, no cruzamento com a Alameda Cabral. Também foram acatadas as sugestões de Dirceu Moreira (PSL), pela ampliação do programa Armazém da Família na Vila Verde, e pela implantação de um centro municipal de educação infantil no Vitória Régia. As melhorias beneficiariam moradores da Cidade Industrial de Curitiba (CIC).

Uberaba
Helio Wirbiski (PPS) comentou a realização de obras no bairro Uberaba. Ele elogiou o Executivo por ter dado início às intervenções na região, mas fez alerta ao líder do prefeito, Pedro Paulo, sobre transtornos causados aos moradores e comerciantes. “As obras têm que ser feitas, mas a população deve ser respeitada, com projetos mais humanizados, principalmente em relação à acessibilidade”, disse. (Foto 3)

Congratulações
Votos de congratulações e aplausos foram aprovados pelo plenário, entre eles de autoria de Noemia Rocha (PMDB) à 2ª Igreja Batista de Antonina. Também foram acatadas as homenagens ao Sindicato dos Contabilistas de Curitiba, pelos 90 anos de fundação, de Jorge Bernardi (PDT); e à diretora do Colégio Estadual Sebastião Saporski, Noemi Pinto Maynardes, de Mauro Ignácio (PSB).