Notas de plenário - Sessão Ordinária de 05 de março

por Assessoria Comunicação publicado 05/03/2013 16h25, última modificação 13/09/2021 09h39

Evangélico I
O advogado criminalista Elias Mattar Assad, defensor da médica Virgínia Helena de Souza  esteve na Câmara de Vereadores na sessão desta terça-feira (5). Assad veio ao Legislativo a convite de Professor Galdino (PSDB), para trazer esclarecimentos sobre as denúncias relacionadas ao Hospital Evangélico de Curitiba e fazer um desagravo à instituição. (Foto 1)

Evangélico II
O advogado explicou que o ambiente de uma das Unidades de Terapia Intensiva (UTI) é complexo e só pode ser entendido por pessoas relacionadas ao meio. Ele criticou as  interpretações feitas pela polícia, de jargões utilizados pelos médicos, que classificou como “precipitadas”.

Evangélico III
“Num país democrático, tudo deve ser investigado. Contudo, devemos respeitar o devido processo legal. São necessárias provas, interrogatórios e garantir o direito de defesa, para então emitir algum juízo de valor”, observou. Assad acredita que, no caso de Virgínia, essa lógica foi invertida. “Prendemos uma pessoa para depois provar a culpa, e isso é inaceitável”, resumiu.

Evangélico IV
Em defesa do Evangélico, o convidado ressaltou que a entidade foi construída com doações ao longo de muitos anos e deve ser valorizada. “Não se trata de um campo de concentração, como alguns estão dizendo. É um hospital, uma instituição de respeito”, finalizou.

Atendimento I
Colpani (PSB) utilizou a tribuna, no horário do pequeno expediente, para registrar duas situações. Primeiro mencionou o acidente, no último domingo (3), em Mafra (SC), com o pai da ministra-chefe da Casa Civil, Gleisi Hoffmann. De acordo com o vereador, o governador Beto Richa enviou um helicóptero ao município catarinense a pedido de Gleisi, para transportar o aposentado Júlio Hoffmann ao Hospital do Trabalhador, em Curitiba. Ele não corre risco de morte. (Foto 2)

Atendimento II
O parlamentar, em seguida, relatou ter presenciado, na tarde de ontem (4), demora no atendimento a um idoso de 80 anos vítima de mal súbito, no centro da capital. Colpani disse que o senhor esperou 1h40 pela ambulância do Samu, e que oficial do Corpo de Bombeiros que passava pelo local já havia, felizmente, prestado os primeiros socorros. Ele pediu esclarecimentos sobre a demora no atendimento.

Paletó e gravata I
O projeto de resolução assinado por diversos vereadores que pode alterar o Código de Ética e Decoro Parlamentar do Regimento Interno da Casa passou pela segunda das três sessões necessárias para o recebimento de emendas. A proposição, assinada por diversos vereadores, pede que a exigência do uso do paletó e gravata em plenário seja substituída pelo termo “trajados formalmente”.

Paletó e gravata II
O líder do prefeito, Pedro Paulo (PT), lembrou que a proposta, antes da deliberação em plenário, recebe parecer final da Comissão de Legislação, Justiça e Redação. “Que o colegiado analise bem, do ponto de vista jurídico, a conveniência do envio do projeto a plenário”, afirmou. Já Tico Kuzma (PSB) registrou que cabe à comissão, presidida por Julieta Reis (DEM), posicionamento quanto à legalidade da matéria. Legislação pode decidir pelo arquivamento das proposições.

Homenagem
A revista “O Pregoeiro” recebeu votos de louvor e congratulações da Câmara Municipal de Curitiba. O diploma foi entregue pelo vereador Dirceu Moreira (PSL) ao presidente da publicação, Rudimar Reis, que disse receber a homenagem em nome dos milhares de pregoeiros que atuam no país. Em circulação há nove anos, o veículo chegou à 100ª edição, com tiragem de 35 mil exemplares. (Foto 3)

Reunião de líderes
O presidente do Legislativo, Paulo Salamuni (PV), registrou em plenário a reunião de líderes marcada para esta quarta-feira (6). O encontro ocorre às 14h, na presidência da Câmara.

Novos soldados
A líder da oposição, Noemia Rocha (PMDB), e o vereador Chico do Uberaba representaram o Legislativo na formatura de 931 policiais militares. O informe foi feito pela peemedebista. No total, o Paraná terá um reforço de 1.878 soldados, oriundos de concurso público realizado em 2009 e prorrogado no ano passado.