Notas de Plenário - Sessão ordinária de 02 de março

por Assessoria Comunicação publicado 02/03/2015 14h30, última modificação 29/09/2021 10h03

Reportagem I
Na sessão plenária desta segunda-feira (2), o vereador Jorge Bernardi (PDT) parabenizou o jornal Gazeta do Povo, “em especial ao repórter Raphael Marchiori”, pela reportagem “Manobra das empresas de ônibus indica sangria do lucro do sistema”. O texto, que também está na versão online, afirma que há a suspeita de que os empresários do setor estejam desviando os lucros da operação do transporte coletivo. (Foto 1)

Reportagem II
“Tudo o que foi apontado na brilhante reportagem de página inteira da Gazeta, nós já havíamos apurado na CPI do Transporte Coletivo, conforme relatório do vereador Bruno Pessuti (PSC). Recebemos a informação na CPI de que o edital foi elaborado pelas empresas. O lucro é distribuído para os donos por várias outras empresas.  Quero parabenizar a Gazeta por trazer este tipo de informação para a opinião pública curitibana”, elogiou Bernardi.

Segurança

Presidente da Comissão de Direitos Humanos e Segurança Pública, Chico do Uberaba  (PMN) comunicou aos vereadores que, na última quinta-feira (26), reuniu-se com o secretário estadual de Segurança Pública, Fernando Francischini, para debater ações conjuntas entre a pasta e o colegiado. “Uma nova agenda com todos os integrantes da comissão já está confirmada com o secretário”, complementou parlamentar. (Foto 2)

Lei da Bicicleta
Devido ao fim do horário regimental, foi adiada a votação do veto parcial à Lei da Bicicleta (lei municipal 14.594/2015). A norma institui este veículo como modal de transporte regular em Curitiba, determinando que 5% das vias urbanas sejam destinadas à construção de ciclofaixas e ciclovias, a fim de interconectar o centro e o transporte coletivo. O debate será realizado nesta terça-feira (3).

Retirada
Foi lido em plenário o requerimento 072.00013.2015, de Mestre Pop (PSC), que solicita a retirada do substitutivo geral ao projeto de lei que dispõe sobre a realização de atividades artísticas e culturais em praças públicas de Curitiba (031.00060.2014). O vereador já protocolou um novo substitutivo (031.00005.2015), também lido na sessão de hoje.

FEAES I
A Câmara de Curitiba vai solicitar ao Executivo a relação completa dos servidores que compõem o quadro da Fundação Estatal de Atenção Especializada em Saúde de Curitiba (FEAES). Assinado por diversos vereadores, o requerimento (062.00076.2015) pede, ainda, a relação de prestadores de serviço contratados desde 2012 por prazo determinado e informações sobre requisitos para admissão, contratação e organização das carreiras.

FEAES II
“O objetivo é aferir as reais condições do regime de emprego e do pessoal das unidades de saúde de Curitiba. A Câmara tem por dever acompanhar as ações e serviços de saúde ambulatorial especializada, hospitalar, apoio diagnóstico e de ensino e pesquisa que são tomadas na cidade. Desde que a FEAES integra a estrutura da administração indireta do município, sua fiscalização pelo Poder Legislativo é medida que se impõe”, diz a justificativa.

Cartão transporte
Rogério Campos (PSC) é autor da proposição que requer à Prefeitura de Curitiba dados sobre a isenção do cartão transporte (062.00077.2015). “Quantos cartões da categoria isentos existem em estoque atualmente? Qual a média de cadastramento para adquirir o cartão isento?”, questiona. Segundo ele, as informações servirão de base para adequar projeto de sua autoria que faz adaptações no cartão transporte para facilitar benefício da meia-entrada a pessoas com deficiência (005.00083.2014).

Convite
Felipe Braga Côrtes (PSDB) convidou os vereadores para a edição 2015 do Latin American Cereal Conference (LACC3), que acontece em Curitiba entre os dias 29 e março e 1º de abril. A conferência promove o conhecimento científico e tecnológico  relacionado à produção de grãos, cereais e alimentos. “Mais de 800 participantes estarão presentes. Quase um terço virá do exterior. É a primeira vez que o Brasil será sede”, completou o parlamentar. Saiba mais sobre o evento. (Foto 3)

Nossa Memória
Hoje, a seção “Aconteceu” do Nossa Memória – hotsite da Câmara de Curitiba que resgata fatos históricos da capital paranaense – informa que, há 53 anos, o então governador do Paraná, Ney Amintas de Barros Braga, recebeu o título de cidadão honorário de Curitiba. O registro foi feito em plenário pela vereadora Julieta Reis (DEM). (Foto 4)

Regional Cajuru
Chicarelli (PSDC) elogiou o ex-administrador regional do Cajuru, Francisco Caetano, que deixou o cargo. O vereador parabenizou-o pela proximidade com os líderes locais. “Só não fazia mais porque estava amarrado a trâmites legais”, disse.

Prestação de contas
O vereador Chicarelli (PSDC) comentou dados apresentados pela secretária municipal de Finanças, Eleonora Fruet, na prestação de contas à Câmara de Curitiba, na última sexta-feira (27). “A educação recebeu menos de 26%, e a meta era chegar a 30%”, afirmou. “Só em IPVA (taxa repassada pelo Estado ao Município) a prefeitura terá mais R$ 120 milhões, sem falar no reajuste do IPTU. Neste ano a gente vai ter dinheiro demais, só vai faltar capacidade e uma boa administração. Não pode ter chororô.” (Foto 5)

Cabeça de Coco
Serginho do Posto (PSDB) registrou a presença em plenário do curitibano Abel Domingues, autor do projeto Cabeça de Coco, um teatro de bonecos itinerante. “A iniciativa cultural e social já foi reconhecida até pelo papa Francisco”, disse. O parlamentar é autor da indicação de Domingues para o Prêmio Cultura e Divulgação de 2015, que a Câmara Municipal de Curitiba entregará no dia 30 de março. (Foto 6)

Presença
Paulo Salamuni (PV) registrou que o vereador pelo PV André Luiz Barbosa de Camargo, de Pontal do Paraná, acompanhava a sessão.

Lideranças comunitárias
Toninho da Farmácia destacou a presença em plenário de lideranças comunitárias que acompanhariam a votação do veto total ao projeto de lei, de sua autoria, que dispõe sobre a regularização fundiária de interesse social (005.00017.2014). A votação da matéria foi adiada para a sessão desta terça-feira (3), devido ao encerramento do tempo regimental. (Foto 7)