Notas de Plenário III - Sessão Ordinária de 7 de Outubro

por Assessoria Comunicação publicado 07/10/2013 14h45, última modificação 20/09/2021 11h50
Acidentes climáticos
No pequeno expediente desta segunda-feira (7) foram lidos diversos requerimentos de pedidos de informações oficiais do município. Um deles, de Chicarelli (PSDC), que solicita informações sobre recursos destinados a acidentes climáticos em Curitiba. “Qual são os equipamentos e materiais disponibilizados para contenção de acidentes? Qual foi o valor destinado no orçamento deste ano e qual será o valor destinado para a defesa civil em 2014?”, indaga o vereador.

Eutanásia
Proposição de Professor Galdino (PSDB) requer, ao Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) do município, informações sobre o cumprimento da Lei Estadual 873/2011, que proíbe a eutanásia de cães e gatos para fins de controle da população. A norma em vigor, em seu artigo 5º, autoriza o procedimento somente para “alívio do próprio animal que se encontra gravemente enfermo em situação tida como irreversível”. No requerimento, o vereador indaga se o órgão pratica a eutanásia e, em caso de afirmativa, pede relatório com a discriminação das razões do procedimento.

Jardim Botânico
Outro requerimento lido em plenário é o do líder do PV, Cristiano Santos, que pede à  Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMA) informações sobre a realização da reforma da estufa do Jardim Botânico de Curitiba. No requerimento, o parlamentar questiona há quanto tempo o local está interditado, qual o custo da reforma e se há a possibilidade da realização de parceria público-privada (PPP) para viabilizar o projeto.

Parque Iguaçu
Cristiano Santos (PV) também é autor de dois requerimentos, aprovados na sessão desta segunda (7), de sugestão de melhorias na infraestrutura do Parque Iguaçu, que abrange os bairros Cajuru, Boqueirão e Alto Boqueirão. O parlamentar sugere a implantação de iluminação pública e a construção de uma ciclovia no trecho parque/zoólogico. “O parque ocupa área de 589 mil metros quadrados, está entre os cinco zoológicos mais conceituados do Brasil e recebe cerca de 650 mil visitantes por ano, fatos que reforçam os pedidos”, destacam as justificativas.

Doação de sangue
A implantação de postos de doação de sangue (centro de coleta de sangue e hemoderivados) nas unidades de saúde 24 horas de Curitiba foi sugerida pelo vereador Dirceu Moreira (PSL). Conforme o parlamentar, são poucos os locais aptos a receber este tipo de doação, sendo que existe uma grande demanda não atendida. “A falta não é pela má vontade da população, mas decorre, em grande parte, do fato de ser dificultoso ao cidadão doar o sangue, pois é necessário se deslocar aos hospitais e pronto socorros”, justificou Moreira.

Obras no Hauer
Já Rogério Campos (PSC) indicou a construção da segunda pista da rua Coronel Luiz José dos Santos, no bairro Hauer. Segundo o vereador, os motoristas que trafegam pelo local têm enfrentando muitos congestionamentos, “situação que poderia ser minimizada com a construção de nova pista do outro lado do córrego”.