Notas de plenário III - Sessão Ordinária de 3 de junho

por Assessoria Comunicação publicado 03/06/2013 15h10, última modificação 16/09/2021 09h15
Copa do Mundo I
O vereador Jorge Bernardi (PDT) defendeu seu projeto de lei, lido no pequeno expediente desta segunda-feira (3), que pretende estabelecer ponto facultativo aos servidores públicos do município nos dias de jogos da Copa do Mundo 2014. Bernardi explicou que a medida serviria apenas para três, dos quatro dias em que acontecerão jogos na capital, pois em uma das datas, como também haverá jogo da seleção brasileira, será decretado feriado nacional.

Copa do Mundo II
“Apresentei esta proposta pois sou contra feriados nos dias da competição, visto que a medida traria grande prejuízo à economia de Curitiba”, argumentou. Ainda segundo o parlamentar, seria “prudente manter as pessoas em suas casas nos dias de jogo, evitando, assim, o colapso dos serviços disponíveis, seja no tocante à infraestrutura viária ou com a segurança de um modo geral”.

Copa do Mundo III
Em relação ao assunto, o líder do prefeito na Câmara Municipal, Pedro Paulo (PT), acredita que a decisão a respeito de feriado ou ponto facultativo deve ser tomada pelo  Poder Executivo. “Seria de bom tamanho decretar ponto facultativo, mas creio que a prefeitura deve tomar esta decisão após consultar os segmentos da sociedade, como a Comissão da Copa já fez com a Associação Comercial do Paraná, que se manifestou contrária aos feriados. (Foto 1)

Copa do Mundo IV
Ainda em relação ao Mundial de Futebol, Pedro Paulo recordou que existe um projeto de lei tramitando na Casa, de autoria de Tico Kuzma (PSB), que visa proibir a venda e o consumo de bebidas alcoólicas no estádios, inclusive durante a Copa. “Na Comissão de Saúde, decidimos pelo retorno desta matéria ao colegiado de Legislação, pois a Assembleia Legislativa do Paraná já liberou o consumo de bebidas. Portanto, cabe uma reavaliação da legalidade desta iniciativa”, concluiu.

Copa do Mundo V
O líder do prefeito anunciou, também, que a Comissão de Saúde vai promover debate com o secretário municipal de Esporte, Lazer e Juventude, Aluisio de Oliveira Junior, a respeito das políticas públicas executadas pela pasta, bem como o legado que a Copa do Mundo e as Olimpíadas de 2016 deixarão para a cidade. “Tive uma reunião com o secretário e ele se colocou à disposição para vir prestar estes esclarecimentos. Falta apenas acertar uma agenda para este debate com os vereadores”, finalizou.

Transparência
Noemia Rocha (PMDB) destacou reportagem publicada no jornal Gazeta do Povo sobre o aniversário de um ano de vigência da Lei de Acesso à Informação, que garante maior transparência aos dados produzidos e armazenados pelo poder público. “A Câmara Municipal foi citada nesta matéria e foi constatado que houve um grande avanço da instituição neste sentido. No entanto, também ficou claro que ainda precisamos evoluir na transparência pública”, comentou.

Meio Ambiente
O Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado na próxima quarta-feira (5), e os diversos eventos que serão promovidos pela administração municipal em alusão à data, foram registrados por Bruno Pessuti (PSC). O parlamentar, que é presidente da Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Câmara, parabenizou a iniciativa da prefeitura de equipar com gás natural caminhões que fazem a coleta de lixo. Ele ressaltou que se trata de um combustível menos poluente. (Foto 2)