Notas de Plenário III - Sessão Ordinária de 21 de agosto

por Assessoria Comunicação publicado 21/08/2013 16h10, última modificação 17/09/2021 10h07
Alvará Rápido I
Paulo Rink (PPS) pediu apoio dos vereadores ao projeto de lei de sua autoria, protocolado nesta quarta-feira (21), que institui o programa Alvará Rápido. Segundo ele, a proposta visa facilitar o acesso ao documento, que poderia ser obtido via internet para as atividades que apresentam risco e impacto ambiental baixos.

Alvará Rápido II
O parlamentar argumentou que o procedimento já é adotado em outras cidades, como São Paulo e Rio de Janeiro, o que provaria a viabilidade do procedimento. “A intenção é desburocratizar a concessão do alvará e fomentar a atividade produtiva no município”, concluiu.

Arena da Baixada I
Ainda em seu pronunciamento, Paulo Rink, que preside a Comissão Especial da Copa da Câmara Municipal, comentou sobre a visita do secretário-geral da FIFA, Jerome Valcke, que veio a Curitiba vistoriar as obras na Arena da Baixada, estádio que vai sediar jogos do Mundial de 2014.

Arena da Baixada II
Rink informou que eventuais diferenças de valores, em relação ao orçamento original da obra, serão pagas pelo Clube Atlético Paranaense. “Estamos atentos e vamos fazer a nossa parte, que é fiscalizar a aplicação destes recursos”, concluiu.

CPI em Brasília I
Representantes da CPI do Transporte Coletivo foram convidados para falar sobre o trabalho de investigação que está sendo realizado em Curitiba, nesta sexta-feira (23), na Câmara do Distrito Federal. O convite partiu da deputada distrital Celina Leão (PSD), para troca de informações a respeito de possíveis irregularidades cometidas por empresas de ônibus, durante processo licitatório no Distrito Federal. O presidente da CPI, Jorge Bernardi (PDT), e Chico do Uberaba (PMN), que também compõe o colegiado, já confirmaram presença. (Fotos 1 e 2)

CPI em Brasília II
A deputada Celina Leão participou, no dia 25 de julho, de uma reunião da CPI de Curitiba e apresentou denúncias contra o advogado Sacha Reck, consultor do Sindicato das Empresas de Transporte de Ônibus de Curitiba e Região Metropolitana (Setransp). De acordo com a parlamentar, Reck foi consultor do edital e seria advogado de um grupo que venceu o concurso no Distrito Federal, portanto possuía informações privilegiadas.

CPI em Brasília III
Os parlamentares adiantaram que a visita servirá para a checagem de dados. Chico do Uberaba acrescentou que espera poder contribuir com “fatos novos” para as investigações que estão em curso em Curitiba. “Um dos focos da nossa CPI é averiguar possíveis irregularidades no processo licitatório que escolheu as empresas que operam na capital, então essa colaboração com o Distrito Federal pode ser benéfica para as duas Casas”, afirmou.

Inauguração
O vereador Aldemir Manfron (PP) justificou seu atraso na sessão por ter participado, junto ao prefeito Gustavo Fruet, da entrega de uma Casa de Acolhimento para jovens, em Santa Felicidade. Segundo ele, o novo equipamento será gerenciado pela Fundação de Ação Social (FAS) e deve atender 20 pessoas em situação de vulnerabilidade social. Manfron revelou que, na solenidade, o prefeito fez questão de agradecer o apoio que tem recebido dos 38 vereadores de Curitiba.

Créditos
Na sessão desta quarta-feira (21), foi encerrado o prazo de três sessões para a apresentação de emendas dos vereadores a duas mensagens que autorizam a prefeitura a realocar recursos no orçamento por meio de crédito especial. Uma destina R$ 1,68 milhão para a implantação de sete bosques urbanos em Curitiba (três na CIC, dois no Pinheirinho, um no Cajuru e um no Bairro Novo). A outra remaneja R$ 2 milhões para a ampliação da Unidade de Saúde Nossa Senhora Aparecida, no Bairro Novo. Como não foram apresentadas emendas, as mensagens devem ser discutidas e votadas em plenário na próxima segunda-feira (26).