Notas de Plenário III - Sessão Ordinária de 18 de março

por Assessoria Comunicação publicado 18/03/2014 15h15, última modificação 22/09/2021 10h38

Apelo I
Familiares do adolescente que acusou a Guarda Municipal de agressão, em agosto do ano passado, pediram à Câmara de Curitiba apoio para o desfecho do caso. “Meu filho foi brutalmente algemado e espancado por dois guardas municipais, um deles supervisor. Teve traumatismos, passou por intervenções cirúrgicas e ainda faz fisioterapia. Ficaram sequelas, inclusive psicológicas e emocionais”, disse o jornalista Murilo Oliva, pai do jovem, que na época da denúncia tinha 16 anos. (Foto 1)

Apelo II
A madrasta do adolescente, Jô Oliva, propôs intervenção da Casa junto ao Executivo municipal, para que os guardas passem por capacitação: “Eles cuidam do patrimônio público e devem ser capacitados”. Segundo o presidente da Comissão de Direitos Humanos, Defesa da Cidadania e Segurança Pública, Cristiano Santos (PV), o colegiado cobrará investigações da corregedoria da Guarda Municipal. “Se comprovada a agressão, que as providências sejam tomadas. A comissão coloca-se à disposição da família”, afirmou.

Brigadistas I
Membros da Brigada de Incêndio apresentaram ofício à corregedora da Casa, Noemia Rocha (PMDB). Eles questionam a indicação de servidora efetiva, pela Mesa Diretora, para compor a Comissão Permanente de Proteção da Atividade Funcional da Câmara Municipal de Curitiba (Copraf). (Foto 2)

Brigadistas II
Os brigadistas pedem que seja nomeado à Copraf um dos 17 servidores estatutários que compõe a Brigada de Incêndio. Segundo o documento, é regra para a indicação à comissão permanente que o funcionário tenha feito ao menos três cursos de qualificação para a atividade.

Drenagem
O vereador Professor Galdino (PSDB) encaminhou pedido de informações à Prefeitura Municipal sobre o Plano Diretor de Drenagem (PDD) a ser implantado em Curitiba. Galdino alerta para as enchentes frequentes que atingem a capital, causando prejuízos à população.

Estações do metrô
A exclusão de algumas estações de passageiros, na nova licitação do metrô de Curitiba, foi mote de questionamento ao Executivo por Tico Kuzma (PROS). Segundo o vereador, era prevista uma estação Santa Regina, entre os terminais do Pinheirinho e do Capão Raso, mas que não consta no novo texto.

Prevenção às drogas
Sugestão encaminhada à Prefeitura Municipal, por Chicarelli (PSDC), pede que 10% do orçamento de publicidade e propaganda do Executivo seja utilizado em campanhas institucionais informativas e preventivas ao uso de drogas.

“Na Revista”
Vereador Mauro Ignacio (PSB) solicita votos de congratulações e aplausos ao diretor Claudio Campos de Castro e equipe do periódico bimestral "Na Revista", pelo lançamento oficial da publicação voltada ao turismo, gastronomia, cultura regional e ao artesanato de Santa Felicidade e do Município de Campo Magro.