Notas de plenário III

por Assessoria Comunicação publicado 14/05/2012 18h15, última modificação 02/09/2021 08h08
Emendas
O vereador Juliano Borghetti (PP) destacou, na tribuna, o papel de fiscalização do Legislativo. Ele acompanhou, no sábado, evento realizado na Regional do Tatuquara para lançar programa beneficiado por emendas da Casa ao orçamento municipal. O pacote de obras totaliza R$ 43 milhões e vai levar à região Rua da Cidadania, terminal de ônibus e unidade de saúde, entre outras iniciativas. A expectativa é que 100 mil moradores dos bairros Tatuquara, Caximba e Campo do Santana sejam beneficiados com a 10ª regional de Curitiba. Borghetti salientou que o pacote vai permitir a ligação rápida entre os bairros, levar à população local obras do Minha Casa, Minha Vida e permitir o desenvolvimento do Caximba, dentro da expansão da região sul da capital. (Foto 1)

Reforma política
O vereador Celso Torquato (PSD), primeiro-secretário da Câmara, usou a tribuna para cobrar do governo federal a realização da reforma política. Ele criticou o fato de as legendas muitas vezes não lançarem candidatos próprios às eleições municipais devido a acordos partidários que, em sua opinião, tornam as siglas submissas. O parlamentar afirmou que o ex-presidente Lula e a atual presidente, Dilma Rousseff, prometeram a reforma política, mas até agora nada foi feito. Torquato lembrou que defendeu a pré-candidatura do deputado estadual Ney Leprevost (PSD) à prefeitura da capital e que ainda tem esperanças quanto às convenções municipais, em junho. “O sistema atual é danoso”, finalizou. (Foto 2)

Eventos

O vereador Jair Cézar (PSDB) informou em plenário que representou a Casa em dois eventos realizados no último fim de semana. Ele participou de atividades na Sociedade Portuguesa 1.° de Dezembro e destacou a importância dos intercâmbios entre Brasil e Portugal, em áreas como cultura e saúde. O tucano também esteve em evento relativo ao dia 13 de maio, abolição da escravatura, que contou com a presença da secretária municipal da Educação, Liliane Sabbag. O parlamentar lamentou que, mais de cem anos depois da abolição da escravatura, os negros ainda fiquem “à margem do respeito e integração plena”.