Notas de Plenário II - Sessão ordinária de 9 de março

por Assessoria Comunicação publicado 09/03/2015 14h40, última modificação 29/09/2021 10h17

Bancas I
O plenário aprovou, a pedido dos vereadores Helio Wirbiski (PPS) e Pedro Paulo (PT), o adiamento por quatro sessões do projeto que revisa as regras de funcionamento das bancas de jornais e revistas. De iniciativa do Executivo, a proposta de lei 005.00210.2014 retornará à ordem do dia na próxima segunda-feira (16).

Bancas II

Representantes do sindicato do segmento acompanham a sessão. Autor de uma emenda à proposição, Wirbiski afirmou que o texto do projeto precisa de adequações. Julieta Reis (DEM), que também apresentou uma emenda à matéria, disse concordar com o adiamento. (Foto 1)

Denominação I
Os vereadores acataram por unanimidade, em primeiro turno, o projeto de lei que altera a grafia da denominação do logradouro público Desembargador Althair Costa Souza, aprovada pela lei municipal 14.439/2014, para Desembargador Pastor Althair Costa Souza (031.00043.2014). A proposição é do presidente do Legislativo, Ailton Araújo (PSC).

Denominação II
A matéria teve a votação anulada e refeita, devido a uma questão de ordem levantada pelo vereador Tico Kuzma (PROS). Ele alertou ao artigo 96 do Regimento Interno da  Casa, dispositivo que veda a membros da Mesa Diretora a presidência da sessão durante a votação de projeto de sua autoria ou em que tenha interesse pessoal. Araújo, então, passou a condução dos trabalhos ao segundo vice-presidente da Casa, Cristiano Santos (PV).

Alienação
A Câmara Municipal de Curitiba aprovou, em primeiro turno, a alienação de terreno localizado na Vila Pimpão, bairro Portão, a Ary Daniel de Oliveira e Djanira Saad Oliveira (005.00187.2014). A área de R$ 450 mil foi avaliada, em dezembro de 2013, por R$ 450 mil. No debate da matéria do Executivo, Julieta Reis (DEM) questionou por que não seria realizada a licitação do imóvel. Em resposta à vereadora, o líder do prefeito, Paulo Salamuni (PV), afirmou que há a prioridade de compra ao vizinho do lote. (Foto 2)

Falecimento
Aldemir Manfron (PP) registrou o falecimento, na noite de ontem (8), da cantora, atriz e apresentadora Inezita Barroso, aos 90 anos de idade. O parlamentar destacou as contribuições da “sertaneja”. “Ela fez sucesso até em Portugal”, afirmou. Julieta Reis (DEM) reforçou que a Câmara Municipal concedeu a ela o título de cidadã honorária de Curitiba, por proposição do então vereador Adenival Alves Gomes (PT). A sessão solene foi uma das mais concorridas de 2004 (leia mais). (Foto 3)

Bloco PSB/SD
Os vereadores do PSB e Solidariedade constituem o mais novo bloco parlamentar da Câmara Municipal. Colpani (PSB) será o líder e Mauro Ignácio (PSB) o vice-líder.

Regularização fundiária

Sabino Picolo (DEM) enviou pedido de informação à Prefeitura de Curitiba questionando o andamento da regularização fundiária das vilas Verde, Modelo, Resistência, Sete de Setembro, São Cristovão e Barigui, no bairro Cidade Industrial. “A comunidade gostaria de saber”, justifica o parlamentar (062.00100.2015). Mauro Ignacio pergunta o mesmo sobre terrenos na Estrada Angelo Pianaro, no Butiatuvinha (062.00097.2015).

Santa Felicidade
Outro pedido de informação protocolado pelo vereador Mauro Ignacio (PSB) quer saber se existe, no planejamento da Prefeitura de Curitiba, obra para transformar a área verde ao lado da Escola Estadual Pinheiros, em Santa Felicidade, num bosque público. “A região necessita de mais opções de lazer”, aponta o parlamentar. Ignacio pergunta se haverá intervenção e o cronograma da obra.

Congratulações I
Os vereadores de Curitiba aprovaram 23 requerimentos de votos de congratulações e  aplausos nesta segunda-feira. Aldemir Manfron (PP) indicou o Coral Folclórico Italiano Santa Felicidade, Jorge Bernardi (PDT) pediu a homenagem ao advogado José Lúcio Glomb (ex-presidente da OAB Paraná) e Ailton Araújo (PSC), por exemplo, em alusão ao 50º ano de Ministério do pastor Hidekazu Takayama.

Congratulações II

Cacá Pereira (PSDC) indicou dez grupos musicais para receber voto de congratulações e aplausos da Câmara Municipal. “Eles participaram do Carnaval Gospel de Curitiba”, explicou. Os cantores Samuel Barbosa, Cássio Muniz, Lucas HD, Thalita Lopp e as bandas Ministério da Cruz, Kontra Attack, Ministério do Caminho Certo, Vale Rocks, Arte Livre e Heavensoul foram citadas. Os requerimentos podem ser consultados no Sistema de Proposições Legislativas (SPL).

Adiamento
O requerimento de assuntos não regimentais 083.00003.2015, dos vereadores Tiago Gevert e Rogério Campos, foi novamente adiado nesta segunda-feira, por mais 10 sessões. O documento pede que a Câmara Municipal só repasse recursos próprios para o Executivo subsidiar o transporte público se, em contrapartida, os vereadores tiverem acesso ao código-fonte da bilhetagem eletrônica (leia mais). Campos pediu o adiamento.