Notas de plenário II - Sessão Ordinária de 8 de abril de 2013

por Assessoria Comunicação publicado 08/04/2013 16h35, última modificação 15/09/2021 07h55
Cotas
Matéria de capa da revista “Isto É” desta semana, com o título “As cotas deram certo”, foi destacada pelo líder do prefeito, Pedro Paulo (PT), durante o pequeno expediente. A reportagem traz um balanço sobre a política de inclusão de negros nas universidades brasileiras através das cotas, que apresenta resultados surpreendentes. Segundo o vereador, os dados enumerados representam um avanço no desenvolvimento do país, sobretudo no acesso ao ensino superior, que deve ser valorizado e ter continuidade. (Foto 1)

Câncer
O Dia Mundial do Câncer, lembrado nesta terça (8), foi comentado por Noemia Rocha (PMDB). A doença é a segunda causa de mortes no Brasil, segundo estudo do Instituto Nacional de Câncer – José Alencar Gomes da Silva (Inca). Somente em 2012, foram descobertos cerca de 52,6 mil casos de câncer de mama e 60 mil de próstata. A cada ano, a doença mata 8 milhões de pessoas em todo o mundo.

Tarifa
Jorge Bernardi (PDT) comunicou a continuidade dos trabalhos da Comissão da Tarifa do Transporte Coletivo, que se reuniu novamente na última quinta-feira (4). O parlamentar manifestou sua preocupação com novas informações apresentadas aos membros da comissão, entre elas, a de que a remuneração dos diretores das empresas do transporte coletivo também incide no cálculo final da tarifa técnica. (Foto 2)

LDO
O líder do PSB, Tico Kuzma, parabenizou a Prefeitura de Curitiba pela transmissão, via internet, da audiência pública que debateu a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO). O evento foi realizado na última sexta-feira (5) no bairro Novo Mundo, regional Portão. A iniciativa também foi citada por Professor Galdino (PSDB), que informou aos colegas ser autor de requerimento pedindo ao Executivo informações sobre a exibição de audiências na rede mundial de computadores.

Jornada
Dirceu Moreira (PSL) comunicou que irá representar a Câmara de Curitiba no ato público em prol da aprovação do projeto de lei 2.295/2000, que regulamenta a jornada de 30 horas semanais para a enfermagem brasileira. O evento ocorre em Brasília nesta terça-feira (9). Na mesma data, o vereador também participa de audiência pública com o tema “Condições de Trabalho da Enfermagem X Adoecimento”, promovida pelo “Fórum Nacional 30 horas já: Enfermagem unida por um único objetivo”. (Foto 3)

Aryon Cornelsen I
O plenário aprovou projeto de lei, de Tito Zeglin (PDT), que denomina bem público com o nome de Aryon Cornelsen. Falecido em 13 de abril de 2010, o ex-jogador se tornou presidente do Coritiba Foot Ball Club com apenas 35 anos, sendo um dos responsáveis pela construção do estádio Belfort Duarte, o atual Couto Pereira. “O projeto é uma forma de reconhecer que ele fez muito por Curitiba, como atleta, como empresário e como pai de família”, lembrou o autor da proposta. (Foto 4)

Aryon Cornelsen II
Vários vereadores manifestaram apoio a iniciativa de Zeglin, que homenageia o curitibano Aryon Cornelsen, entre eles, Valdemir Soares (PRB), Jairo Marcelino (PSD) e Pier Petruzziello (PTB). “Conheci Aryon quando ele já estava com problemas de saúde. Ele era uma pessoa de inteligência maravilhosa, de atitude ímpar. É um símbolo não só para o Coritiba, mas para toda a cidade”, comentou Petruzziello.

Congratulações
Diversos requerimentos que solicitam votos de congratulações e aplausos também foram aprovados pelos vereadores. Um deles, de autoria de Pedro Paulo, destaca o trabalho da equipe de jornalismo da TV Band Curitiba, pela vice-liderança no Ibope do telejornal “Band Cidade Curitiba”. Votos de aplausos à Sociedade Thalia, de Paulo Salamuni (PV), e à odontóloga Desire Cassilha Neves, de Jorge Bernardi, também foram acatados.