Notas de plenário II - Sessão ordinária de 6 de maio

por Assessoria Comunicação publicado 06/05/2013 14h45, última modificação 15/09/2021 10h51
Despesas
Foi lido, no pequeno expediente, o requerimento do Professor Galdino (PSDB) que solicita à Prefeitura de Curitiba a lista detalhada das despesas realizadas até 31 de dezembro de 2012 não empenhadas ou não pagas. Segundo o vereador, as informações são necessárias para a deliberação sobre o projeto de lei, de autoria do Executivo, que dispõe sobre o reconhecimento das dívidas consolidadas de valores acima de R$ 100 mil, referentes às despesas não empenhadas até a data informada. (Foto 1)

Congratulações
O plenário aprovou votos de louvor e congratulações pelos 40 anos de fundação do Hospital e Maternidade Santa Brígida. Os votos são iniciativa do vereador Mauro Ignacio (PSB). Também foi acatada homenagem ao Bar Itália, do bairro São Braz, pelo aniversário de 50 anos. A proposição é de Sabino Picolo (DEM).

Telefones públicos
Sugestão direcionada ao Executivo para que sejam tomadas medidas necessárias a fim de coibir publicidade de pornografia em telefones públicos da capital foi acatada pelos vereadores. “Os telefones estão sendo utilizados como painel de propagandas de prostituição, o que, além de ser ilegal, também esbarra na conduta moral, trazendo desconforto aos usuários”, justificou Jorge Bernardi (PDT), autor do requerimento.

Motociclistas
Também aprovado em plenário requerimento de Cristiano Santos (PV) que pede que a Prefeitura de Curitiba realize testes, criando faixas exclusivas para parada de motociclistas, em cruzamentos de vias centrais da cidade. Conforme o vereador, a sugestão visa eliminar o acúmulo e circulação de motocicletas entre os carros, aumentando a segurança.

Gratuidade I
Requerimento de Tico Kuzma (PSB) que solicita informações sobre a gratuidade e descontos legais na Rede Integrada de Transporte (RIT) foi lido no pequeno expediente. No documento, o parlamentar questiona a Urbanização de Curitiba (Urbs) sobre quem são os beneficiados com as isenções, se os guardas municipais são contemplados e quais exigências feitas para ter a gratuidade. (Foto 2)

Gratuidade II
De acordo com Kuzma, o pedido visa esclarecer dúvidas levantadas com a divulgação nas redes sociais, pelo prefeito Gustavo Fruet, de que foi autorizado o acesso gratuito aos ônibus aos guardas municipais. “Entretanto, de acordo com informações no site da Urbs, esta gratuidade já é para estar acontecendo. Inclusive sendo utilizada no cálculo para o pagamento da tarifa técnica”, explicou.