Notas de Plenário II - Sessão Ordinária de 5 de maio

por Assessoria Comunicação publicado 05/05/2014 13h25, última modificação 24/09/2021 07h24

Incêndio
O vereador Chico do Uberaba (PMN) fez um comunicado à Casa sobre o incêndio de um barracão de produtos recicláveis na Vila Zumbi, na cidade de Colombo, iniciado nesta madrugada. “Até o momento (desta sessão), o incêndio não foi contido e a fumaça já atingiu vários bairros de Curitiba, acarretando problemas respiratórios à população”, apontou o parlamentar.

Atraso na Avenida das Torres
Chico do Uberaba voltou a reclamar do atraso das obras na Avenida das Torres que, segundo ele, tem acarretado prejuízos ao comércio local. “Solicitamos informações ao IPPUC, mas o órgão se restringiu a dizer que estava restrito aos prazos previstos para a Copa do Mundo. A população quer respostas”, salientou Uberaba. (Foto 1)

Abertura de rua
Informações à prefeitura sobre a possível abertura de uma rua ligando as vias Delegado Ozias Algauer e Antonio José Bonato, no Ganchinho, foram solicitadas por Cacá Pereira (PSDC). Segundo o parlamentar, a interligação entre estas ruas melhoraria o fluxo de veículos, além de contemplar uma antiga reivindicação daquela comunidade.

Implantação de CMEI
Cacá Pereira (PSDC) também questiona o governo municipal sobre projeto para implantação de um Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) no terreno que fica na rua Alexandro Glenski, esquina com a Delegado Ozias Algauer e Antonio José Bonato, no Ganchinho. Pereira alega que, com a implantação dos Conjuntos Residenciais Parque Iguaçu I, II e III, houve um acréscimo considerável na demanda por creche, ”agravando o problema já existente, com as longas filas de espera para conseguir vagas”.

Melhorias no Plenário
O vereador Valdemir Soares (PRB) chamou a atenção para a adequação do plenário do Palácio Rio Branco, recentemente reinaugurado. O espaço tem funcionado a contento e a expectativa é a de que as melhorias tenham continuidade no sentido de melhorar a comunicação entre os vereadores, disse ele. “Queremos um parlamento do tamanho da cidade de Curitiba”, afirmou Valdemir.

Cidadão honorário
Na próxima segunda-feira (12), lembrou Valdemir, a Câmara irá promover a primeira entrega do título de cidadão honorário de Curitiba nas dependências do recentemente reformado Palácio Rio Branco. O título será concedido ao advogado criminalista Marcus Pereira, integrante do grupo Record de Comunicação e presidente regional do PRB. (Foto 2)

Contra as drogas
Valdemir Soares também salientou duas ações promovidas pela Frente Parlamentar contra o Crack, da qual é presidente, neste fim de semana. “Foram atividades realizadas no Jardim Santa Rita, no bairro Tatuquara, em que mais de dois mil jovens puderam participar de atividade culturais e esportivas. Segundo o parlamentar, outras ações devem acontecer até o final do ano em mais 25 bairros.

Proteção animal
Professor Galdino (PSDB) externou reconhecimento ao Executivo Municipal pela aprovação de sua emenda, no valor de quinhentos mil reais, para ações em prol da proteção animal. “Cães e gatos têm proliferado principalmente nas periferias, portanto é louvável a atenção dispensada pelo prefeito às ações promovidas pela Rede de Defesa e Proteção Animal de Curitiba”, afirmou Galdino. (Foto 3)

Execução orçamentária
Pedro Paulo (PT), líder do prefeito na Casa, lembrou aos demais vereadores que o acompanhamento do processo de execução orçamentária não deve se limitar apenas às suas próprias emendas à Lei Orçamentária Anual (LOA). “O compromisso do prefeito é o de executar todas as emendas, mas algumas apresentaram problemas de ordem técnica. Sanadas tais questões, os recursos cumprirão as finalidades propostas pelos vereadores”, disse.(Foto 4)

Atendimento nas UPAs
Informações sobre o atendimento prestado nas Unidades de Pronto Atendimento (UPA) da Prefeitura de Curitiba foram solicitadas por Chicarelli (PSDC). O vereador quer saber qual é o tempo médio de permanência dos pacientes nas unidades; a relação percentual dos casos atendidos, especificados por fatores de risco; o período máximo que um paciente ficou internado esperando leito em algum hospital; e qual o número de ocorrências em que a pessoa aguardou por leito externo por mais de sete dias.

Bikes nos terminais I
O plenário aprovou sugestão de Jorge Bernardi (PDT), para que a prefeitura implante Centros de Apoio aos Ciclistas nos terminais da cidade. De acordo com o texto, a ideia é que cada terminal de ônibus abrigue um centro deste tipo, contendo espaço para a acomodação de bicicletas e atendimento aos usuários.

Bikes nos terminais I
Bernardi sugere que o equipamento poderia receber uma loja de serviços relacionados ao uso de bicicletas, como consertos, venda de peças e acessórios. Também está prevista a criação de um cadastro de bicicletas furtadas. A medida, argumentou o vereador, serviria como mais um incentivo ao uso do modal.