Notas de Plenário II - Sessão Ordinária de 4 de setembro

por Assessoria Comunicação publicado 04/09/2013 13h20, última modificação 17/09/2021 11h03
Doação
Os vereadores confirmaram, em segunda votação, a doação de um terreno de 3 mil m² do município de Curitiba para o Corpo de Bombeiros do Paraná. Localizado no Bairro Alto, o terreno sediará um centro de treinamento para os novos membros da corporação.

Reforma política
A vereadora Noêmia Rocha (PMDB) convidou os demais parlamentares para um evento da Fundação Ulysses Guimarães (FUG), mantida pelo PMDB para promover atividades de formação político-partidária. O diretor da FUG no Paraná, Rafael Xavier, esteve no plenário para formalizar o convite. O Ciclo de Debates acontecerá dias 9, 10 e 11 de setembro, na Universidade Tuiuti.

Obra de academia
Aldemir Manfron (PP) protocolou um pedido de informações para a prefeitura, em que questiona quando terminarão obras já iniciadas em duas academias ao ar livre no Tatuquara. Uma fica junto ao Bosque da Ordem e outra próxima a um módulo policial. “Foram implantadas as bases de concreto, mas nada dos equipamentos”, justificou.

Secretaria do Trânsito
A secretária municipal do Trânsito, Luiza Marilda Pacheco Castagno Simonelli, será convidada a debater as ações da pasta na Câmara Municipal. O pedido foi protocolado ontem, por diversos vereadores, e a reunião pública pode ser realizada em outro horário que não durante a sessão plenária. “Para que possamos tirar dúvidas com mais calma, sem a pressão do horário”, sugeriu o líder do prefeito, Pedro Paulo (PT).  

Dia da Pátria
Os vereadores cantaram o hino nacional brasileiro durante a sessão plenária desta quarta-feira, em alusão ao Dia da Pátria, comemorado na data da independência (7 de setembro). (Foto 1)

Rede de esgoto
O mapa da rede de esgoto de Curitiba foi solicitado pelo vereador Professor Galdino (PSDB) à Secretaria Municipal de Obras Públicas (SMOP). Ele justifica o pedindo alegando que vai fiscalizar as ligações irregulares de galerias pluviais com redes coletoras de esgoto. Também pediu uma relação de imóveis abandonados por bairro da capital.

Fiscalização
Rogério Campos (PSC) disse ter encontrado “resistência” e outros problemas, como falta de higiene e profissionais insuficientes para atender a demanda da população, durante visita para fiscalizar as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) 24 Horas do Boqueirão, Pinheirinho e Sítio Cercado. “De maneira alguma usei de "carteiraço"”, declarou. O vereador afirmou que o banheiro do equipamento do Boqueirão estava “pior que o de um terminal de ônibus”. “Isso deve ser registrado e repassado à Secretaria Municipal de Saúde”, apontou o presidente da Casa, Paulo Salamuni (PV). (Foto 2)

Ano novo
Pier Petruzziello (PTB) comemorou o início, hoje, do ano novo judaico, denominado de Rosh Hashaná. Ele pediu uma reflexão sobre a entrada no ano 5.774 do calendário judaico e desejou que a paz “volte a reinar” em Israel. “Que Adonai (em hebraico, "meu Senhor") abençoe o Estado de Israel”, disse o parlamentar. (Foto 3)

Abrasel
Felipe Braga Côrtes, líder do PSDB, convidou os vereadores para participarem de um café da manhã que será promovido, nesta quinta-feira (5), pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes no Paraná (Abrasel/PR). Segundo Braga Côrtes, que preside a Frente Parlamentar em Defesa dos Empregados e Empregadores dos Setores da Alimentação fora do Lar, Hotelaria e Turismo, o evento servirá para discutir questões relacionadas ao setor hoteleiro.