Notas de Plenário II - Sessão Ordinária de 31 de março

por Assessoria Comunicação publicado 31/03/2014 12h40, última modificação 22/09/2021 10h59

Pesar
A Câmara Municipal observou um minuto de silêncio pelo falecimento do professor, economista e ex-secretário do Planejamento e da Educação do Paraná, Belmiro Valverde Jobim Castor. Ele morreu no último sábado, devido a um mal súbito do coração, aos 71 anos. O presidente, Paulo Salamuni (PV), destacou as atividades filantrópicas desenvolvidas pelo homenageado, e diversos outros vereadores lamentaram o passamento. (Foto 1)

Golpe de Estado I
Jorge Bernardi (PDT) registrou, no pequeno expediente, os 50 anos do golpe de Estado de 1964, que derrubou o presidente João Goulart e instaurou a ditadura militar. “Hoje lembra um dia triste da nação brasileira, quando o país sofreu seu mais duro golpe de estado, que caçou e manteve pessoas desaparecidas até hoje”, disse. (Foto 2)

Golpe de Estado II
Bernardi sugeriu expediente com a assinatura de diversos vereadores ao Congresso Nacional, sugerindo a revisão da Lei de Anistia. “Não pode haver anistia para quem tortura, para quem comete crimes contra a humanidade”, declarou o vereador.

Dia do Cristão
A Câmara de Curitiba aprovou em primeiro turno, na sessão desta segunda-feira (31), projeto de lei de Carla Pimentel (PSC) que inclui no calendário oficial do município o Dia do Cristão “a ser comemorado, anualmente, na última semana do mês de dezembro”, segundo a proposição (005.00620.2013).

Ucrânia
O vereador Chico do Uberaba (PMN) utilizou a tribuna para demonstrar descontentamento com a postura dos deputados federais em não apoiar o povo ucraniano, em referência enfrentada pelo país europeu. “Temos meio milhão de descendentes de ucranianos no Brasil, sendo 400 mil apenas no Paraná”. Uberaba salientou a posição da Câmara de Curitiba em ser unânime em apoiar o povo ucraniano. (Foto 3)

Reinauguração
O presidente da Casa, Paulo Salamuni (PV), agradeceu o apoio de vereadores e servidores na restauração e reinauguração do Palácio Rio Branco, na última quinta-feira (27). Os parlamentares ausentes na cerimônia receberam hoje uma réplica do edifício histórico, entregue, em nome dos servidores, ao cerimonial. (Foto 4)

Melhorias no Barigui I
Mauro Ignacio (PSB) sugeriu ao Executivo várias ações de revitalização para o Parque Barigui. O parlamentar argumentou que as sugestões foram colhidas diretamente no local e visam melhor atender os frequentadores e turistas que visitam o espaço. Os documentos podem ser conferidos na internet, via Sistema de Proposições Legislativas.

Melhorias no Barigui II
Ignacio propõe intervenções para melhorias na segurança, banheiros, bancos, criação de um posto de informações, achados e perdidos, identificação de crianças e pets, áreas de estacionamento e bebedouros.

E-commerce no Largo I
A criação de um sistema de e-commerce (comércio eletrônico) que beneficiasse os feirantes do Largo da Ordem foi outra sugestão acatada pelo plenário. A proposta é de Cristiano Santos (PV), que informa ter recebido a demanda dos expositores da tradicional feira. Os documentos podem ser conferidos na internet, via Sistema de Proposições Legislativas.

E-commerce no Largo II
No documento, o vereador indica que o comércio virtual seja feito em um canal oficial da prefeitura, como forma de aumentar as vendas. “Acredita-se ainda que a iniciativa possibilitará um aumento da visibilidade da feira no Brasil e no mundo, de modo a incentivar o turismo para que pessoas venham conhecer a feira pessoalmente”, justificou Cristiano Santos.