Notas de Plenário II - Sessão ordinária de 30 de junho
Procon I
Tico Kuzma (PROS) apresentou respostas da Prefeitura de Curitiba a pedidos de informações de sua autoria. Em relação ao Procon municipal, previsto nos dois últimos orçamentos, registrou que o ofício não afirma se o órgão será implantado ainda este ano (062.00218.2014). “Pela resposta, o Executivo entrou com um recurso judicial”, disse. (Foto 1)
Sanção
Colpani (PSB) destacou a sanção da lei que proíbe o bloqueio de vias públicas, nos horários de pico, por obras civis e arquitetônicas ou atividades de carga e descarga (leia mais). A norma é de sua iniciativa. O vereador disse que a próxima etapa é a regulamentação junto à Secretaria de Trânsito (Setran), para que os infratores sejam multados. (Foto 2)
Greve I
Chicarelli (PSDC) criticou a greve do transporte coletivo, que começou na última quinta-feira (26) e foi encerrada na sexta (27). “Foi totalmente descabida e desproporcional, numa hora indevida”, disse. Ele sugeriu que a paralisação foi um revide do Sindimoc, sindicato que representa os motoristas e cobradores, à discussão da vice-prefeita, Mirian Gonçalves, com o vereador Rogério Campos (PSC), dirigente da entidade. “Ela ainda não esclareceu o episódio”, completou. (Foto 3)
Greve II
Em resposta a Chicarelli, Campos afirmou que a greve já havia sido sinalizada antes do incidente com Mirian. “O Sindimoc não misturou o que aconteceu com a vice-prefeita e a luta por conquistas aos trabalhadores do transporte. Já havíamos avisado que se as reivindicações não fossem atendidas haveria nova greve”, declarou o parlamentar. “Como anunciei, a paralisação foi só dos cobradores. No segundo dia, foram as empesas que não deixaram os ônibus saírem das garagens”, finalizou. (Foto 4)
Retirada
O plenário aprovou o requerimento de Chicarelli (PSDC) que pede a retirada do projeto de lei de sua autoria, que obriga a instalação de proteção lateral nos pontos de ônibus na cidade (005.00435.2013). O texto autorizava a inserção de publicidade paga nos pontos do coletivo, sendo vedados temas ligados ao tabagismo, bebidas alcoólicas, entorpecentes, medicamentos ou produtos nocivos à saúde e ao meio ambiente.
Antipó
Duas indicações de sugestão ao Executivo de Mauro Ignacio (PSB) foram acatadas pelos vereadores. Uma delas indica a implantação de revestimento antipó na rua João Zílio, em Santo Inácio. “A reivindicação é popular devido à péssima condição de trafegabilidade da referida via, que em dias chuvosos transforma-se em lamaçal e em épocas de seca gera vários problemas relacionados à poeira, inclusive à saúde da comunidade local”, disse.
Aniversários
O presidente, Paulo Salamuni (PV), parabenizou antecipadamente os vereadores que fazem aniversário durante o recesso: Beto Moraes (PSDB), em 2 de julho; Pedro Paulo (PT), dia 4, e Noemia Rocha (PMDB), dia 7.
Cartão transporte I
Chicarelli (PSDC) conseguiu a aprovação de duas proposições de sua autoria, entre elas a que sugere a implantação do cartão transporte temporizado ao redor dos terminais de ônibus e das Ruas das Cidadanias. “Os usuários vão embarcar nos ônibus das linhas integradas e se deslocar para qualquer lugar próximo ao terminal no intervalo de, no máximo, uma hora. Assim poderão retornar ao terminal e não pagar por outra passagem nesse período”, explicou.
Cartão transporte II
“Esta indicação visa garantir e incentivar primeiramente, o comércio e serviços, localizados ao redor dos terminais e ruas da cidadania principalmente. O serviço é temporizado. Com este incentivo, os serviços prestados nas Ruas das Cidadanias serão mais utilizados, desafogando as demandas que se concentram no prédio central da prefeitura”, complementou Chicarelli.
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba