Notas de Plenário II - Sessão ordinária de 30 de junho

por Assessoria Comunicação publicado 30/06/2014 13h20, última modificação 24/09/2021 10h26

Procon I
Tico Kuzma (PROS) apresentou respostas da Prefeitura de Curitiba a pedidos de informações de sua autoria. Em relação ao Procon municipal, previsto nos dois últimos orçamentos, registrou que o ofício não afirma se o órgão será implantado ainda este ano (062.00218.2014). “Pela resposta, o Executivo entrou com um recurso judicial”, disse. (Foto 1)

Sanção
Colpani (PSB) destacou a sanção da lei que proíbe o bloqueio de vias públicas, nos horários de pico, por obras civis e arquitetônicas ou atividades de carga e descarga (leia mais). A norma é de sua iniciativa. O vereador disse que a próxima etapa é a regulamentação junto à Secretaria de Trânsito (Setran), para que os infratores sejam multados. (Foto 2)

Greve I
Chicarelli (PSDC) criticou a greve do transporte coletivo, que começou na última quinta-feira (26) e foi encerrada na sexta (27). “Foi totalmente descabida e desproporcional, numa hora indevida”, disse. Ele sugeriu que a paralisação foi um revide do Sindimoc, sindicato que representa os motoristas e cobradores, à discussão da vice-prefeita, Mirian Gonçalves, com o vereador Rogério Campos (PSC), dirigente da entidade. “Ela ainda não esclareceu o episódio”, completou. (Foto 3)

Greve II
Em resposta a Chicarelli, Campos afirmou que a greve já havia sido sinalizada antes do incidente com Mirian. “O Sindimoc não misturou o que aconteceu com a vice-prefeita e a luta por conquistas aos trabalhadores do transporte. Já havíamos avisado que se as reivindicações não fossem atendidas haveria nova greve”, declarou o parlamentar. “Como anunciei, a paralisação foi só dos cobradores. No segundo dia, foram as empesas que não deixaram os ônibus saírem das garagens”, finalizou. (Foto 4)

Retirada
O plenário aprovou o requerimento de Chicarelli (PSDC) que pede a retirada do projeto de lei de sua autoria, que obriga a instalação de proteção lateral nos pontos de ônibus na cidade (005.00435.2013). O texto autorizava a inserção de publicidade paga nos pontos do coletivo, sendo vedados temas ligados ao tabagismo, bebidas alcoólicas, entorpecentes, medicamentos ou produtos nocivos à saúde e ao meio ambiente.

Antipó
Duas indicações de sugestão ao Executivo de Mauro Ignacio (PSB) foram acatadas pelos vereadores. Uma delas indica a implantação de revestimento antipó na rua João Zílio, em Santo Inácio. “A reivindicação é popular devido à péssima condição de trafegabilidade da referida via, que em dias chuvosos transforma-se em lamaçal e em épocas de seca gera vários problemas relacionados à poeira, inclusive à saúde da comunidade local”, disse.

Aniversários
O presidente, Paulo Salamuni (PV), parabenizou antecipadamente os vereadores que fazem aniversário durante o recesso: Beto Moraes (PSDB), em 2 de julho; Pedro Paulo (PT), dia 4, e Noemia Rocha (PMDB), dia 7.

Cartão transporte I
Chicarelli (PSDC) conseguiu a aprovação de duas proposições de sua autoria, entre elas a que sugere a implantação do cartão transporte temporizado ao redor dos terminais de ônibus e das Ruas das Cidadanias. “Os usuários vão embarcar nos ônibus das linhas integradas e se deslocar para qualquer lugar próximo ao terminal no intervalo de, no máximo, uma hora. Assim poderão retornar ao terminal e não pagar por outra passagem nesse período”, explicou.

Cartão transporte II
“Esta indicação visa garantir e incentivar primeiramente, o comércio e serviços, localizados ao redor dos terminais e ruas da cidadania principalmente. O serviço é temporizado. Com este incentivo, os serviços prestados nas Ruas das Cidadanias serão mais utilizados, desafogando as demandas que se concentram no prédio central da prefeitura”, complementou Chicarelli.