Notas de Plenário II - Sessão ordinária de 3 de novembro

por Assessoria Comunicação publicado 03/11/2014 12h05, última modificação 28/09/2021 07h31

Crescimento do PRB
O vereador Valdemir Soares, representante do PRB na Câmara Municipal, utilizou o espaço das lideranças partidárias para afirmar o crescimento da legenda no cenário nacional. “Passamos de 8 para 21 deputados federais, superando partidos importantes como o PPS e encostando no DEM, que possui 22 cadeiras. Também elegemos o federal com a maior votação do Brasil, Celso Russomano, por São Paulo”, enumerou o parlamentar.

Congresso do PRB
Soares adiantou que nos próximos dias 21, 22 e 23 de novembro o PRB realizará um congresso para definir o posicionamento do partido nacionalmente. “Temos que respeitar o regime democrático, até porque estamos vendo excessos de ambos os lados. Elegemos mais de 30 deputados estaduais no Brasil e, em 2016, teremos tempo de televisão superior a grandes partidos”, ponderou o vereador. (Foto 1)

Mesa
Chico do Uberaba (PMN) comentou a eleição da Mesa Diretora para o próximo biênio. “Na minha visão, o próximo presidente da Casa terá que falar a língua dos vereadores. A cobrança (nas bases) está sendo imensa. Com muita dificuldade estamos conseguindo levar alguma benfeitoria para nossas regiões”, disse. Ele afirmou que ex-presidentes costumavam intervir em problemas dos parlamentares com secretarias municipais.

Pesar
A Câmara Municipal de Curitiba observou um minuto de silêncio pelo falecimento do ex-jogador de futebol Marinho, da corretora de imóveis Cláudia Mader Munhoz, do gestor da administração regional da CIC, José Marques Belarmino Filho, da pedagoga Mônica Luíza Graça de Ferrante e do soldado do Exército Eduardo Ribeiro Domingos.

Pavimentação
O plenário acatou sugestão ao Executivo para a pavimentação da rua Pedro Pilato, no Umbará, no trecho entre a Ângelo Gai e a Nicola Pelanda. De iniciativa do primeiro vice-presidente, Tito Zeglin (PDT), a proposição 201.00219.2014 pede a inclusão das obras na Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2015.

Rodoferroviária
Outra sugestão ao Executivo aprovada pelos vereadores requer que a Urbs providencie coleta seletiva de lixo na Rodoferroviária de Curitiba. A proposição é a 201.00220.2014. “A coleta seletiva e a reciclagem de resíduos são soluções desejáveis por permitirem a redução do volume de lixo para disposição final. Faz-se necessário, portanto, a utilização de recipientes adequados à separação”, justifica a autora e segunda vice-presidente da Casa, Julieta Reis (DEM).

Obra paralisada I
Rogério Campos (PSC) quer saber porque as obras de pavimentação na rua João Enéas Ramos, no Tatuquara, foram “paralisadas”. Segundo ele, a comunidade está frustrada, pois esperava há muito tempo a melhoria, mas os trabalhos “foram  interrompidos sem que a comunidade recebesse qualquer tipo de notificação”.

Obra paralisada II
O vereador questiona a Prefeitura de Curitiba, por meio do requerimento 062.00350.2014, sobre qual é o prazo de conclusão da obra e qual foi o critério utilizado para realizá-la, visto que parte da rua não teria sido contemplada no projeto inicial, “deixando moradores da mesma via morando em trechos asfaltados e outros sem pavimentação”.

Critério para revitalização I
Outro pedido de informações (062.00351.2014) de Rogério Campos foi sobre a revitalização de parte da rua André Ferreira Barbosa (via rápida do Pinheirinho, sentido centro), no trecho entre a trincheira sobre a Linha Verde e o terminal do Pinheirinho. O parlamentar pergunta quanto foi gasto na obra e qual o critério utilizado para sua realização.

Critério para revitalização II
Segundo Campos, as informações servirão para esclarecer a comunidade do Tatuquara, pois muitos moradores estariam perguntando o porquê de o governo municipal revitalizar parte da via rápida sendo que a “maioria das ruas do bairro não tem asfalto, são de tamanho inferior ao da rua revitalizada e também pertencem à Regional do Pinheirinho”.

Associações de Moradores I
Helio Wirbiski (PPS) apresentou requerimento solicitando informações sobre as taxas de serviço cobradas das associações de moradores. O vereador pergunta quais são as taxas cobradas; estimativas do número de associações constituídas nos últimos cinco anos; qual foi a receita obtida com a constituição destas entidades; quais valores teriam sido lançados na Dívida Ativa pelo não pagamento de taxas e impostos; e qual a estimativa de custo de processos judiciais para execução das dívidas.

Associações de Moradores II
Os dados, segundo o documento 062.00353.2014, servirão para compor levantamento sobre a continuidade das cobranças de taxas ou eventual isenção às entidades. “Também serviriam para elaboração de planilha de impacto financeiro em caso de renúncia dessa receita”, conclui o parlamentar.

13° salário

Pedido de informações de Chicarelli (PSDC) requer que a prefeitura esclareça questões relacionadas ao pagamento do décimo terceiro salário aos servidores municipais. O vereador indaga (062.00354.2014) qual será a porcentagem a ser paga nesta segunda parcela; o impacto financeiro ao orçamento da cidade; e qual é o “posicionamento do Município” para o pagamento da segunda parcela.