Notas de Plenário II - Sessão Ordinária de 27 de maio
Recursos para o Paraná I
O editorial “Empréstimo necessário”, publicado na edição desta terça-feira (27) da Gazeta do Povo, que questiona a não liberação de empréstimo federal de R$ 817 milhões ao estado do Paraná, recebeu apoio de Julieta Reis (DEM). Na opinião da vereadora, o texto demonstra que “finalmente o jornal se conscientizou de que o bloqueio dos recursos tem conotação política”. (com foto)
Recursos para o Paraná II
Julieta leu vários trechos do editorial e pediu que a publicação seja inserida nos anais da Câmara Municipal. “Não podemos deixar que um estado pujante como o nosso, que contribui para o equilíbrio econômico do Brasil, seja discriminado desta maneira”, completou a parlamentar.
Recursos para o Paraná III
Líder da maioria na Casa, Pedro Paulo (PT) saiu em defesa do governo federal e afirmou que o fato de o estado não receber o dinheiro tem justificativas legais, pois “o governo não pode agir ao arrepio da lei”. Ele acrescentou que a gestão estadual deve recorrer aos mecanismos legais e propôs uma reflexão sobre como o Paraná chegou a uma situação financeira “tão difícil”.
Audiência LDO I
A realização de audiência pública da Comissão de Finanças, nesta quarta-feira (28), às 14 horas, para discutir com a população sobre o projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias 2015, enviado pela prefeitura à Câmara Municipal, foi anunciada por Pedro Paulo (PT). O vereador disse que esta deve ser a última audiência, relacionada ao orçamento, a ser realizada no período da tarde, portanto, fora do horário das sessões plenárias. “O foro mais adequado é no decorrer da sessão”, argumentou.
Audiência LDO II
Pedro Paulo também comentou sobre a execução das emendas parlamentares ao orçamento municipal de 2014. Ele esclareceu que nem todas puderam ser executadas já no início do ano, o que, acredita, deve ocorrer ao longo de 2014, de acordo com o planejamento financeiro da prefeitura. O vereador mencionou as emendas coletivas, que terão um peso importante para a saúde, e reafirmou o compromisso do prefeito em cumprir todas as propostas da Câmara.
Informações I
Requerimento do Professor Galdino (PSDB), deferido hoje, indaga à Prefeitura de Curitiba se Rafael Greca de Macedo está lotado em algum órgão da administração municipal. “Qual a remuneração dele, tendo em vista que o Portal da Transparência não informa a remuneração (anexo)?
Ele está atualmente cedido a outro órgão ou a agente político? Qual? Essa cessão resulta em ônus ao Município?”, questiona o parlamentar no documento (062.00201.2014).
Informações II
Pedido de informações de Cacá Pereira (PSDC) solicita dados sobre a situação cadastral e fiscal da Essencis Soluções Ambientais, localizada na CIC.
Segundo a proposição, a empresa é mote de reclamações dos moradores da região, devido ao mau cheiro do aterro. Já requerimento de Cristiano Santos (PV) questiona o Executivo municipal sobre as obras de recapeamento da avenida Sete de Setembro (empresa responsável, garantias, custo por quilômetro e tipo de pavimentação).
Avenida Brasil I
Foram aprovadas duas sugestões à Prefeitura de Curitiba apresentadas pelo vereador Jairo Marcelino (PSD). O 4º secretário da Casa propõe a implantação de uma academia ao ar livre na praça Alexandre Zraik, no bairro Santa Cândida, e também defende que a Linha Verde receba o nome de avenida Brasil.
Avenida Brasil II
“Quase todos os municípios e capitais dos estados brasileiros já prestaram esta homenagem, denominando um de seus logradouros de avenida Brasil, mas Curitiba ainda não”, justifica.
Pavimentação
Indicação à Prefeitura de Curitiba, aprovada hoje, pretende incluir a pavimentação da rua Vereador Antônio Giacomassi, localizada no Alto Boqueirão, na Lei Orçamentária Anual (LOA) para 2015. A sugestão é de Geovane Fernandes (PTB), que alerta às “péssimas condições” da via.
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba