Notas de Plenário II – Sessão Ordinária de 26 de fevereiro

por Assessoria Comunicação publicado 26/02/2013 21h10, última modificação 10/09/2021 11h06

Evangélico I
O vereador Jorge Bernardi (PDT) fez uso da palavra na sessão desta terça-feira (26) para lembrar que no último domingo (24), mais de 600 funcionários deram um abraço simbólico no Hospital Evangélico. O ato foi com o objetivo de tornar público o desejo de que os fatos relacionados à instituição sejam apurados com celeridade e sem prejuízos à entidade. Destacou ele que “estavam presentes o secretário municipal de Saúde e também o estadual, entre outras autoridades que foram externar seus sentimentos de solidariedade e apoio ao Evangélico”.

Evangélico II
O vereador enfatizou que o mais importante diante dos fatos que possam surgir das apurações policiais é preservar o hospital e suas inúmeras atividades em prol da cidade. Conforme o esclarecimento de Bernardi, “o Evangélico foi vítima de atos administrativos questionáveis, atitudes que geraram uma dívida de quase R$ 300 milhões. Quando a situação estava na iminência de se tornar irreversível, representantes da Primeira Igreja Presbiteriana de Curitiba assumiram a responsabilidade pelo funcionamento da entidade”.

Serviços Públicos I
A vereadora Carla Pimentel (PSC) solicitou apoio ao seu projeto que começou a tramitar na Casa e visa regulamentar os direitos dos usuários dos serviços públicos. A parlamentar explicou que a constatação de que há falhas nos serviços não é genérica e tampouco anula as atividades que são levadas a efeito em prol da população.

Serviços Públicos II
“Precisamos primar pela qualidade acima de tudo. Um momento de renovação se instaurou em nossa cidade e devemos contribuir para que essa nova construção produza benefícios reais e verificáveis aos curitibanos”, esclareceu Carla Pimentel.

Segurança I
Chico do Uberaba (PMN), na condição de presidente da Comissão de Direitos Humanos, Defesa da Cidadania e Segurança Pública, teceu comentários sobre o tema. Segundo ele, os dados divulgados pelo governo e os publicados pela imprensa são contraditórios: “são furtados 15 carros por dia ou 50? Por que o programa Mães contra o Crack não recebeu o incentivo necessário quando todos sabemos que 80% dos crimes estão direta ou indiretamente relacionados ao uso e comércio de drogas?” indagou o parlamentar.

Segurança II
O vereador lembrou da inauguração da primeira UPS no bairro do Uberaba. De acordo com ele, inicialmente havia 60 policiais disponíveis, mas hoje a unidade conta com muito menos. Além disso, haveria viaturas quebradas e material de serviço defasado ou fora das condições regulares de utilização. “É por estas razões que venho aqui solicitar uma especial atenção a essas questões que atingem a todos nós, independente da região aonde moramos”, salientou o parlamentar.

Convite
O líder do prefeito, Pedro Paulo (PT), reforçou convite para o café da manhã do prefeito Gustavo Fruet com os vereadores. O encontro será nesta sexta (1º), às 8h, na sede do Executivo municipal.

Presenças
O presidente da Casa, Paulo Salamuni (PV), destacou em plenário a presença do diretor regional dos Correios do Paraná, Areovaldo Figueiredo. Também acompanharam a sessão os administradores regionais do Cajuru, Francisco Caetano Martin, e da CIC, Everton Vargas. As presenças foram registradas, respectivamente, pelos vereadores Chico do Uberaba (PMN) e Dirceu Moreira (PSL).