Notas de Plenário II - Sessão Ordinária de 25 de setembro

por Assessoria Comunicação publicado 25/09/2013 12h45, última modificação 20/09/2021 09h33

Óticas
Os vereadores acataram em segundo turno o projeto de lei que institui regulamentação às óticas da capital (005.00152.2013). Proposta pela segunda vice-presidente, Julieta Reis (DEM), a matéria que segue à sanção ou veto do prefeito exige dos estabelecimentos a apresentação dos certificados de qualidade e garantia das lentes e dos óculos à venda.

Debutantes I
“É uma festa diferente. São 60 jovens com deficiência que debutarão no Santa Mônica”, destacou o terceiro-secretário da Câmara de Curitiba, Zé Maria (PPS), sobre o tradicional evento, que será realizado amanhã (26). Ele estendeu o convite a todos os parlamentares. A comemoração ocorre das 19h às 23h, no Santa Mônica Clube de Campo. (Foto 1)

Debutantes II
O presidente da Casa, Paulo Salamuni (PV), disse que participar da festa é “uma emoção muito grande”. Criado há 28 anos, o evento está há 18 anos sob a organização de Zé Maria e reúne as escolas especiais da capital. As debutantes serão acompanhadas de cadetes do Colégio da Polícia Militar do Paraná.

Saneamento

O presidente da Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Bruno Pessuti (PSC), fez registro sobre o chamamento público para o debate do Plano Diretor de Saneamento, atividade prevista por lei federal. Organizado pela prefeitura, em parceria com o colegiado da Câmara de Curitiba, o evento ocorre no próximo dia 4, às 14h30, no plenário da Casa.

CPI I
Paulo Rink (PPS) fez registro sobre convite da empresa que opera a bilhetagem eletrônica em Bogotá, capital da Colômbia, à CPI do Transporte Coletivo da Câmara Municipal, para que os vereadores conheçam o sistema. “Bogotá transporta, diariamente, seis vezes mais passageiros que Curitiba”, afirmou o vereador.

CPI II
Rink sugeriu que representantes da empresa venham à cidade, para que tomem conhecimento das particulares da Rede Integrada de Transporte (RIT). Já o vice-relator do colegiado, Valdemir Soares (PRB), disse que seria “deselegante” a CPI aceitar o convite de uma instituição privada, visto que pode ser realizada licitação para a bilhetagem e o sistema de Curitiba.

Aposentados I
O presidente da Câmara Municipal, Paulo Salamuni (PV), destacou a comemoração, às 16h de hoje, dos 35 anos da Associação dos Aposentados da Prefeitura de Curitiba, que contará com a presença da Mesa Diretora e do prefeito Gustavo Fruet. A entidade situa-se na rua Nilo Peçanha, nº 300.

Aposentados II
Os vereadores aprovaram, na sessão de hoje, votos de aplausos e congratulações do quarto-secretário, Jairo Marcelino (PSD), à Associação dos Aposentados da Prefeitura de Curitiba. O vereador parabeniza o presidente da entidade, Paulo da Graça Riquelme de Macedo, “pelos excelentes serviços prestados à categoria, por meio de ações socioculturais, educativas e de lazer, algumas delas realizadas em parceria com a Fundação Cultural de Curitiba e a Secretaria Municipal do Esporte, Lazer e Juventude”.

Promulgação

O projeto de lei (005.00027.2013) de Tico Kuzma (PSB) que amplia as normas para as empresas de diversão, como as que trabalham com a locação de brinquedos infláveis, será promulgada pelo presidente da Câmara de Curitiba, Paulo Salamuni (PV), nos próximos dias. Kuzma alertou que já se encerrou o prazo regimental para a manifestação do prefeito pela sanção ou veto, de 15 dias úteis. (Foto 2)

Concurso
Cristiano Santos (PV) informou à Casa a abertura, na tarde de hoje, de concurso cultural de redações para a prevenção e combate ao uso de drogas. Com o tema “Curitiba sem drogas será um sonho?”, o projeto-piloto reunirá cinco escolas e cerca de mil alunos da rede municipal. A iniciativa é do líder verde na Câmara, com o apoio das Livrarias Curitiba e do curso de Letras da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). (Foto 3)

Renúncia I
Dirceu Moreira (PSL) chamou a atenção para a renúncia do presidente do Conselho Regional de Medicina do Paraná (CRM-PR), Alexandre Gustavo Bley, em protesto contra a assinatura dos registros provisórios de profissionais estrangeiros trazidos ao estado pelo programa “Mais Médicos”, do governo federal.

Renúncia II
A renúncia foi oficializada ontem, mesmo dia em que saíram os primeiros oito registros provisórios para a atuação de médicos graduados no exterior em municípios paranaenses. Tramita na Câmara Municipal projeto de lei de Dirceu Moreira que exige a aprovação no Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos Expedidos por Instituição de Educação Superior Estrangeira (Revalida) para a contratação, em Curitiba, de médicos graduados fora do país (005.00289.2013).