Notas de Plenário II - Sessão Ordinária de 25 de março

por Assessoria Comunicação publicado 25/03/2014 13h20, última modificação 22/09/2021 10h47

Adiamento
O líder do prefeito na Câmara, vereador Pedro Paulo (PT), pediu o adiamento, por cinco sessões, de projeto de lei da Comissão Executiva que dispõe sobre a quantificação e medidas de controle dos cargos em comissão e dos gabinetes de liderança. A proposição cria o cargo de Assessor da Oposição, em respeito à nova redação do Regimento Interno da Casa (004.00006.2013).

Concurso
Pedido de informações de Noemia Rocha (PMDB) questiona a Secretaria Municipal de Recursos Humanos sobre o concurso público, realizado em 16 de março, para professor e educador. Ela disse que seu gabinete recebeu reclamações quanto a problemas no site do processo seletivo, que teria ficado indisponível por dias.

Bairros
Colpani (PSB) indagou a Prefeitura de Curitiba se um barracão localizado no Boa Vista pertence à administração municipal, pois “os moradores da região gostariam de realizar algumas atividades no local”. Já Rogério Campos (PSC) questionou o Executivo sobre a reinstalação da estação-tubo no bairro Parolin.

Campanha
O Professor Galdino (PSDB) pediu informações à Prefeitura de Curitiba sobre o processo e detalhamento dos meios de comunicação (com listagem, gastos e cópias) em que foi veiculada a campanha publicitária  “Agora”. Requerimento de Helio Wirbiski (PPS), também ao município, trata da cobrança do IPTU de imóveis localizados no Bairro Novo, Sítio Cercado.

Drogas
Foi aprovada indicação de Chicarelli (PSDC) ao Executivo para que 10% do orçamento de publicidade e propaganda do município sejam destinados em campanhas institucionais informativas e preventivas ao uso de drogas. Já sugestão de Rogério Campos (PSC) à Prefeitura de Curitiba trata da criação de projeto na área de recreação, lazer e atividades multidisciplinares, aos domingos, nas regiões periféricas da capital.

Utilidade Pública
O plenário aprovou três projetos de lei que concedem Declaração de Utilidade Pública para entidades com atuação em Curitiba. Cacá Pereira (PSDC) indicou a Associação Castelinho Dourado da Alegria; Felipe Braga Côrtes (PSDB) a Associação Emaús Casa do Peregrino; Pier (PP) a DIA – Design, Inovação e Arte.

Seminário sobre trânsito
Pedro Paulo (PT), divulgou a realização do seminário com o tema Trânsito: demandas e aspectos técnicos da Secretaria de Trânsito (Setran). O evento, realizado pela Câmara e pela Comissão Provisória da Escola do Legislativo, acontece nessa quarta-feira (26), a partir das 14h, no Auditório do Anexo II. O presidente da Casa, Paulo Salamuni (PV), destacou a importância de os assessores dos gabinetes parlamentares participarem do seminário.

Regimento Interno
Outro tema abordado por Pedro Paulo (PT) foi o cumprimento do Regimento Interno do Legislativo durante as sessões plenárias. O parlamentar defendeu que, para garantir “bons debates e a democracia interna na Casa”, as normas regimentais devem ser mais bem observadas. “A partir de hoje, serei mais firme na observação destas regras”, anunciou.

Plano no diretor no IPPUC
Jonny Stica (PT), presidente da Comissão de Urbanismo e Obras Públicas, convidou todos os vereadores para reunião que acontece na tarde desta quarta-feira (26) na sede do IPPUC. Segundo Stica, será uma oportunidade para que os vereadores discutam com os técnicos da entidade a respeito do Plano Diretor de Curitiba, instrumento de planejamento da cidade que passa por revisão neste ano.