Notas de Plenário II - Sessão ordinária de 24 de fevereiro

por Assessoria Comunicação publicado 24/02/2015 14h35, última modificação 29/09/2021 08h10

Aniversário do Rotary I
O vereador Tito Zeglin (PDT) festejou, no início da sessão plenária, o aniversário de 110 anos do Rotary Internacional. A comemoração foi ontem, dia 23 de fevereiro, data em que quatro pessoas, nos Estados Unidos da América, resolveram pôr em prática ações coletivas voltadas “ao estabelecimento da paz no mundo”. “Em 2005, homenageamos o centenário do Rotary na Câmara Municipal”, lembrou. (Foto 1)

Aniversário do Rotary II

“O Rotary Internacional chegou em Curitiba no ano de 1933 e, desde então, já foram formados 30 grupos da organização voluntária na capital. Nesses 82 anos de história, o Rotary realizou diversas ações sociais, beneficiando crianças, adultos e idosos, seja no combate às drogas ou em prol da redução da violência. “Se hoje temos o Hospital do Trabalhador é graças ao Rotary do Portão, que deu apoio e incentivou a abertura do pronto-socorro no bairro”, afirmou.
 
Projeto Ecocidadão

O vereador Pedro Paulo (PT) elogiou a realização, na Câmara Municipal, de evento sobre o projeto Ecocidadão – de apoio aos catadores de material reciclável com atuação em Curitiba (leia mais). “Quero agradecer a presença das autoridades, de colegas parlamentares e de 50 catadores. Temos que prestar atenção no que foi debatido ontem, pois a falta de segurança nos barracões é uma emergência. Não é possível que eles trabalhem com medo por conta de assaltos às unidades”, alertou. (Foto 2)

Farmácias
Com 35 votos favoráveis, os vereadores aprovaram, em segundo turno, prioridade nas farmácias de Curitiba para quem compra exclusivamente remédios – em detrimento de quem adquire itens de conveniência (005.00033.2013). O projeto é do vereador Felipe Braga Côrtes (PSDB) e foi debatido na sessão plenária de ontem (leia mais). Idosos, gestantes e adultos acompanhados de crianças continuam tendo atendimento preferencial. A iniciativa segue para análise do prefeito.

Nota de falecimento
O falecimento de David Miranda, fundador da Igreja Pentecostal Deus é Amor, foi lamentado em plenário pela vereadora Noemia Rocha (PMDB). “É uma perda para todos”, disse. Ailton Araújo (PSC), presidente da Câmara Municipal, disse se tratar de uma ausência a ser sentida “por toda a comunidade cristã do Brasil, em especial a evangélica”.

Pesar

Tito Zeglin (PDT) apresentou votos de pesar pela morte de Simão Mickosz (078.00003.2015). Dia 19 de fevereiro, aos 82 anos de idade.

Presença em plenário

Tiveram a presença em plenário registrada, na manhã desta terça-feira, Terezinha Wollmann, do Conselho da Mulher Executiva – ligado à Associação Comercial do Paraná – e Alzimara Bacellar, da seção paranaense da União Brasileira das Mulheres e dirigente do Partido Pátria Livre (PPL). Julieta Reis (DEM) e Noemia Rocha (PMDB), respectivamente, fizeram os registros.

Desapropriações

Foi lido, no pequeno expediente, pedido de informações de Felipe Braga Côrtes (PSDB) à Prefeitura de Curitiba sobre as desapropriações para a reforma do estádio Joaquim Américo para a Copa do Mundo de 2014 (062.00069.2015). O vereador afirma que o Clube Atlético Paranaense não efetuou o pagamento das indenizações e justifica que o pedido de informações deve-se a relatório do Tribunal de Contas do Estado Paraná (TCE-PR).

Pavimentação
Mauro Ignácio (PSB) solicitou informações à Prefeitura de Curitiba sobre custos e metragens para a implantação de revestimento antipó em sete ruas da Regional de Santa Felicidade. Cinco dos logradouros localizam-se no bairro Santa felicidade e dois no São Braz (062.00071.2015).