Notas de Plenário II - Sessão Ordinária de 23 de março

por Assessoria Comunicação publicado 23/03/2015 15h50, última modificação 29/09/2021 10h41
“Pinga Ni Mim” I
Preocupado com as goteiras existentes no Shopping Popular do Capão Raso, Tico Kuzma (PROS) questiona a Prefeitura de Curitiba se existe projeto para reformar o telhado do equipamento. Em caso de resposta positiva, o vereador pergunta qual é o orçamento da obra e quando ela deve ser iniciada. Caso não haja projeto, Kuzma questiona sobre a possibilidade de ser feito orçamento e projeto para a reforma. As demandas foram apresentadas no requerimento 062.00114.2015, lido na sessão de hoje.

“Pinga Ni Mim” II
“Em dias de chuvas aparecem muitas goteiras, o que prejudica os comerciantes, pois acabam tendo prejuízos com seus estoques e equipamentos. Entretanto, os clientes do Shopping também são alvos das goteiras, fato que coloca até em risco a integridade dos frequentadores, principalmente das crianças e dos idosos, que correm risco de escorregar e se machucar no piso molhado”, alerta o requerimento.

“Descaso” com o parque I
Em pedido de informações endereçado à prefeitura, Professor Galdino (PSDB) apresenta uma série de perguntas sobre a situação do Parque da Imigração Japonesa, localizado no bairro Uberaba. Ao alegar que não pode ficar “alheio ao descaso com um espaço recentemente inaugurado”, o vereador questiona quantos eventos foram realizados no espaço desde sua inauguração e pede informações detalhadas sobre cada atividade.

“Descaso” com o parque II
Conforme o requerimento 062.00117.2015, a prefeitura também deve responder quais os motivos para que não haja efetivo de segurança para manter a integridade e zelar pelo local; qual foi o custo total de construção do Parque e do Memorial; o custo mensal e anual de manutenção; e se há plano de revitalização do espaço. Galdino justifica o pedido “tendo em vista seu zelo pelo dinheiro público e pela correta utilização e manutenção de nossos equipamentos públicos”.

Dinheiro dos Táxis
Por meio do pedido de informações 062.00116.2015, Professor Galdino (PSDB) indaga à prefeitura sobre o que é feito com o dinheiro cobrado dos taxistas na anuidade prevista no Decreto 1.959/2012. Segundo ele, os taxistas demandam transparência quanto à aplicação dos valores arrecadados, e criticam o “alto valor” cobrado. Ainda na solicitação, o parlamentar pergunta quanto era cobrado de anuidade antes do Decreto 1.184/2013, assinado pelo prefeito Gustavo Fruet. Ele também solicita balanço orçamentário detalhado dos recursos arrecadados e aplicados em 2013 e 2014.

Crédito-transporte
Em outro pedido de informações, Professor Galdino (PSDB) pergunta à prefeitura sobre a possibilidade de ser disponibilizado aos usuários do transporte coletivo a aquisição de créditos para o cartão transporte em terminais e estações-tubo. Ele  questiona (062.00115.2015) se há estudos no sentido de ampliar o número de locais que vendem os créditos. “Cidadãos reclamam das dificuldades em se deslocar à rodoferroviária para a aquisição de créditos. Mesmo sendo possível pela internet, muitas vezes o leigo não consegue lidar com ferramentas virtuais”, argumenta.

Dengue
O plenário acatou sugestão de Helio Wirbiski (PPS) à prefeitura, para que seja criada campanha permanente de combate à dengue. Segundo o documento  (201.00088.2015), as ações educativas seriam realizadas nos mais diversos locais, como condomínios, clubes e igrejas e consistiriam na entrega de cartilhas, bem como palestras e seminários etc.. Wirbiski sugere a adoção de estratégias de participação da população e deu como exemplo a ação “10 minutos contra a dengue”, onde um membro da família pode ser nomeado para que, em 10 minutos, faça a limpeza de criadouros do Aedes Aegypti. Segundo ele, experiência similar foi feita em Cingapura, com resultados positivos.
 
Drones na segurança
O uso de drones (veículos aéreos não tripulados) no combate à violência em Curitiba foi sugerido por Professor Galdino (PSDB) à prefeitura por meio do requerimento 201.00086.2015. De acordo com o parlamentar, o equipamento poderia ser utilizado pela Guarda Municipal para “mapeamento, vistoria e registro de imagens” em uma ação “inovadora e pioneira” na segurança pública.

Orçamento 2016
A proposta de lei orçamentária para 2016 será enviada à Câmara somente no final de setembro, mas Rogério Campos (PSC) já se adiantou e apresentou diversas sugestões à prefeitura para a elaboração da peça. Nos requerimentos, o parlamentar indica a pavimentação de 26 ruas no bairro Tatuquara. O vereador também sugeriu (201.00087.2015), para prevenção às enchentes, a limpeza e desobstrução de bueiros de diversas ruas na CIC.