Notas de Plenário II - Sessão ordinária de 22 de abril

por Assessoria Comunicação publicado 22/04/2013 15h20, última modificação 15/09/2021 09h31
Linha Verde
Dirceu Moreira (PSL) comunicou sobre sua participação em evento do Sindicato das Empresas de Transportes de Cargas no Estado do Paraná (Setcepar), na última quinta-feira (18), quando ouviu reivindicações da categoria sobre a revisão do projeto de ampliação da Linha Verde Sul, que liga Fazenda Rio Grande à Ceasa. Segundo o vereador, o projeto não contempla a construção de retornos na altura dos bairros Pompéia e Caximba, o que pode causar grandes transtornos à população.

Kung Fu
As comemorações do Dia Municipal do Kung Fu foram destacadas em plenário pelo Professor Galdino (PSDB). Autor do projeto de lei que instituiu a data, o parlamentar celebrou a presença de representantes do esporte do Paraná, São Paulo e Minas Gerais no evento, que foi promovido pela Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Juventude (SMELJ) no sábado (20), na Praça Santos Andrade, Centro.

Abelhas I
Acatada pelo plenário a sugestão de Zé Maria (PPS) pela criação de equipes especializadas na prevenção e combate ao ataque de abelhas e vespas, na Guarda Municipal. O vereador manifestou sua preocupação com os idosos e pessoas que não podem pagar por um serviço terceirizado. (Foto 1)

Abelhas II
Jorge Bernardi (PDT) e Mauro Ignácio (PSB) manifestaram apoio ao requerimento, ao relatarem que já ouviram reclamações da população sobre a falta de assistência por parte da prefeitura. “Queremos o bem-estar da população, sem danificar o meio ambiente, garantindo prevenção com equilíbrio, com equipes capacitadas, realizando retiradas de enxames que põem em risco os cidadãos, com mecanismos e estratégias que garantam os cuidados necessários em casos mais graves”, completou Zé Maria.

Homenagens
A Câmara aprovou dois projetos de lei que homenageiam duas figuras importantes para a história de Curitiba. A primeira proposição, de autoria de Jairo Marcelino (PSD), denomina logradouro público com o nome de Joaquim Bueno Timóteo. A segunda, de Aladim Luciano (PV), nomeia bem público de Nuncio Montingelli.

Tribuna Livre
O líder do PSC, Mestre Pop, destacou a presença do presidente do Conselho Regional de Educação Física da 9ª Região do Paraná (CREF9/PR), Antônio Eduardo Branco, na sessão plenária de quarta-feira (24). O convidado estará na Tribuna Livre para falar sobre a utilização correta dos equipamentos das academias ao ar livre.

Esporte
Entre os requerimentos aprovados pelos vereadores está o de Carla Pimentel (PSC), que sugere estudos para o funcionamento noturno de parques que possuam pistas de corrida e caminhada. Pedido de implantação de uma pista de motocross no município, de Beto Moraes (PSDB), e de instalação de uma pista de skate na Praça Professor Emilio Schultz, de Cristiano Santos (PV), também foram acatados pelo plenário.

Congratulações
O plenário aprovou votos de congratulações aos arquitetos Fábio Faria, Emerson Vidigal, João de Moura Rosa e Eron Costin por serem vencedores do projeto arquitetônico da nova Estação Antártica Comandante Ferraz. A proposta é de Cristiano Santos (PV). Também foram acatados votos de aplausos ao Lar Batista Esperança, de Noemia Rocha (PMDB), e ao Jornal do Atleta, de Tito Zeglin (PDT).

Vacinação
Cristiano Santos e Valdemir Soares (PRB) são autores da sugestão pela inclusão das crianças de 02 a 12 anos de idade como grupo prioritário na campanha de vacinação contra a gripe. De acordo com justificativa do requerimento, aprovado pelos vereadores, “é necessário que esse grupo seja incluído na campanha, tendo em vista a alta transmissibilidade do vírus Influenza e a facilidade de disseminação em epidemias sazonais”.

EstaR I
Sugestão de Tico Kuzma (PSB) pela realização de estudos para a isenção do Estacionamento Regulamentado (EstaR) para idosos e portadores de deficiência também foi acatada em plenário. Segundo o vereador, a proposta foi apresentada após parecer da Comissão de Legislação, Justiça e Redação pelo arquivamento de projeto de lei de sua autoria que dispunha sobre o assunto.

EstaR II
“O objetivo principal do EstaR é democratizar o espaço público, promovendo a rotatividade no uso das vagas, auxiliando na fluidez do tráfego. Como o objetivo da prefeitura não é arrecadar, nada mais justo que os idosos e as pessoas portadoras de deficiência possam usufruir destes espaços sem precisar desembolsar para isso, fazendo valer, assim, o Estatuto do Idoso e a lei federal 10.098/2.000, que dita parâmetros para promoção da acessibilidade”, justificou Kuzma.