Notas de Plenário II - Sessão Ordinária de 21 de agosto

por Assessoria Comunicação publicado 21/08/2013 15h45, última modificação 17/09/2021 10h06
Armazém da Família I
No pequeno expediente da sessão desta quarta-feira (21), foi lida a solicitação de Cristiano Santos (PV) para que a Prefeitura de Curitiba encaminhe informações sobre a redução da cota máxima para compras no programa Armazém da Família. No requerimento, o vereador indaga como se deu o processo, se as famílias assistidas foram consultadas, bem como quantas famílias foram atingidas com a redução da cota.

Armazém da Família II
“Segundo informações repassadas pelas famílias assistidas pelo programa, a redução do valor máximo da compra (de R$ 350,00 para R$ 200,00) é desvantajosa, pois não satisfaz a demanda mensal por alimentos e produtos de higiene que uma família necessita. Com isso, muitas famílias terão que se dirigir a outros estabelecimentos para complementar a compra mensal, comprometendo a renda”, justificou Cristiano Santos.

Táxis
Outro requerimento lido foi o de Tiago Gevert (PSC). No pedido de informações encaminhado à Urbanização de Curitiba (Urbs), o parlamentar solicita um levantamento de todos os permissionários de placas de táxis de Curitiba. “Esse pedido tem o objetivo de fazer uma breve conferência entre as novas placas que serão liberadas e as já existentes”, diz a justificativa.

CMEI I
Mauro Ignacio (PSB) é autor da proposição que requer ao Executivo a ampliação do Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) União das Vilas, no São Braz, prevista na Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2013. No documento, o parlamentar pergunta qual a previsão para o início da obra e qual o valor destinado no orçamento.

CMEI II
Conforme justificativa de Mauro Ignacio, a população aguarda a execução da obra,  que vai suprir a demanda por novas vagas no CMEI. “O aumento urgente do número de vagas ofertadas é imprescindível, haja vista a grande quantidade de famílias com crianças residentes daquela região, que não possuem condições financeiras para arcar com as despesas inerentes no ensino particular”, completou.

LOA I
O plenário aprovou diversos requerimentos de sugestão ao Executivo para a inclusão de obras no projeto da Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2014, que será encaminhado para a apreciação da Câmara de Curitiba até o dia 30 de setembro. Das 10 proposições acatadas, cinco são de Paulo Rink (PPS). Uma das proposições do vereador sugere a alocação de recursos para a construção de uma arena multiuso, a ser denominada “Arena Curitiba”, para a realização de atividades artísticas, esportivas e culturais.

LOA II
Ailton Araújo (PSC) também é autor de requerimento que sugere a pavimentação da Travessa Hamilton Pinto Alves, Bairro Novo. Geovane Fernandes (PTB) solicitou, por meio de três requerimentos aprovados, que a LOA contemple a revitalização das ruas Antonio Rebellato, João Kasdorf e Vereador Antonio Giacomassi, todas localizadas no Xaxim. Já Tico Kuzma (PSB) sugeriu a revitalização da Estrada Delegado Bruno de Almeida, no Caximba, na região sul da capital.

Passarela
Também foi acatada a sugestão de Valdemir Soares (PRB), para que a prefeitura realize estudos visando a implantação de passarelas de pedestres na Avenida Presidente Kennedy e interligando os shoppings Palladium e Total, no Portão. “Os acidentes são recorrentes nesta região, devido à alta velocidade desenvolvida pelos veículos, colocando em risco a vida dos pedestres. A fim de evitar a oneração ao poder público, a implantação das passarelas poderá ser feita mediante parceria público privada (PPP)”, justificou.

Bicicletário
Outro requerimento de sugestão ao Executivo aprovado pelos vereadores é de Mauro Ignacio (PSB), para a implantação de um bicicletário no Mercado Municipal de Curitiba. Na opinião do parlamentar, “o uso da bicicleta como alternativa de deslocamento, tem sido prática constante nos últimos tempos. Mas a falta de bicicletários, em especial nas dependências do mercado, desencoraja o uso da bicicleta”.