Notas de Plenário II - Sessão Ordinária de 20 de fevereiro

por Assessoria Comunicação publicado 20/02/2013 16h05, última modificação 10/09/2021 11h56
Transporte I
Como outros novos vereadores já fizeram, Rogerio Campos (PSC) utilizou o espaço do pequeno expediente na sessão desta quarta-feira (20) para se apresentar e explicar como deve atuar no parlamento. Cobrador de ônibus desde 1997, tendo atuado também como motorista e sindicalista, o vereador relatou que conhece de perto as demandas dessa categoria profissional. “Senti na pele as dificuldades da profissão, tanto na catraca quanto no volante. Quero defender aqui nessa Casa os direitos desses trabalhadores”, resumiu. (Foto 1)

Transporte II
O parlamentar reforçou o convite para que os colegas participem da audiência pública que será realizada pela Urbs, na próxima sexta-feira (22), com o objetivo de discutir a tarifa de ônibus na capital. “É fundamental a presença de todos nós, para mostrar que queremos transparência, justiça e que estamos interessados na melhoria da qualidade do transporte coletivo”.

Transporte III
Rogerio Campos disse, ainda, que é de seu interesse que a tarifa de ônibus seja justa e correta, desde que não seja deixada de lado a valorização do capital humano que opera o sistema. “De nada adianta comprar ônibus de R$ 1 milhão e não reconhecer a qualidade e os esforços desses profissionais”, finalizou.

Drogas I
Em informe ao plenário, Valdemir Soares (PRB) relatou que participou, na tarde de terça-feira (19), de uma reunião com Aluisio de Oliveira Dutra Junior, secretário municipal de Esporte, Lazer e Juventude. De acordo com o parlamentar, o encontro foi o primeiro contato com o secretário e serviu para articular ações conjuntas entre prefeitura e a Frente Parlamentar de Combate ao Crack e Outras Drogas.

Drogas II
Valdemir Soares acrescentou que já encaminhou uma solicitação à presidência do Legislativo para que o titular da secretaria venha à Câmara falar sobre as parcerias que podem ser realizadas entre os dois poderes. “Desejamos fazer ações contra as drogas nos eventos que estão no calendário da secretaria, momentos que reúnem muitos jovens e adolescentes”, anunciou.

Bispo
A nomeação do monsenhor José Mário Scalon Angonese como bispo auxiliar de Curitiba foi lembrada por Tito Zeglin (PDT). Segundo o vereador, antes da nomeação o sacerdote estava à frente da Paróquia da Ressurreição e também exercia a função de reitor do Seminário Maior de Santa Maria, no Rio Grande do Sul.

Violência
Cristiano Santos (PV) lamentou o assassinato do cirurgião Paulo Carboni Júnior, médico do Hospital Pequeno Príncipe, que foi vítima de um assalto em sua residência na noite desta terça-feira (19). O vereador esclareceu que a Comissão de Direitos Humanos, Defesa da Cidadania e Segurança Pública, da qual é membro, busca equacionar todas as possíveis soluções para, em colaboração com os órgão de segurança, reduzir a incidência de crimes violentos em Curitiba.

Visita
Luiz Antonio Panco (PTB), vereador e presidente da Câmara Municipal da cidade de Guamiranga, acompanhou a sessão desta quarta. Ele foi cumprimentado pelo presidente Paulo Salamuni (PV) e convidado a compor a mesa de trabalhos. Panco estava acompanhado de seu assessor, José Vital. (Foto 2) 
 
Agradecimento
Jairo Marcelino (PSD), quarto-secretário da Casa, agradeceu a todos que compareceram ao funeral do seu genro, Jorge Eduardo Geronasso. Na última segunda (18), os vereadores fizeram um minuto de silêncio em respeito a Geronasso. (Foto 3)