Notas de Plenário II - Sessão Ordinária de 20 de agosto

por Assessoria Comunicação publicado 20/08/2013 14h40, última modificação 17/09/2021 10h04
Feriados I
Jorge Bernardi (PDT) retirou a proposição que submeteria ao plenário o parecer contrário da Comissão de Legislação, Justiça e Redação a projeto de sua autoria, que será arquivado. A matéria estabelecia ponto facultativo nos dias de jogos da Copa do Mundo de 2014 em Curitiba. Ele reiterou a decisão da Comissão Especial da Copa de aguardar o sorteio dos grupos para o Mundial, em 6 de dezembro, para decidir sobre a possibilidade de decretar feriado nos dias de jogos na capital.

Trânsito I
O líder do prefeito, Pedro Paulo (PT), fez registro sobre a importância da participação dos vereadores nas consultas públicas da Secretaria Municipal de Trânsito (Setran) para a elaboração da Política de Educação no Trânsito. A atividade teve início na noite de segunda-feira (19), no Bairro Novo, e vai contemplar as demais administrações regionais. A próxima consulta ocorre nesta quarta (21), na Regional do Portão.

Trânsito II
Pedro Paulo chamou a atenção para o grande número de mortes causadas pelos acidentes de trânsito. “Há uma demanda muito grande da população quanto a lombadas, sinalização e outras questões, que podem ser apresentadas pelos vereadores nas consultas públicas”, afirmou.

Datas
O presidente da Casa, Paulo Salamuni (PV), destacou o aniversário do segundo-secretário, Serginho do Posto (PSDB). O vereador também lembrou que o 20 de agosto marca o Dia da Sobrecarga da Terra (Overshoot Day), data criada pela Rede Global da Pegada Ecológica, instituição internacional parceira da rede WWF, para alertar que a demanda da humanidade sobre a natureza ultrapassou a capacidade de renovação possível para o ano. “Hoje, chegamos ao limite de 2013”, disse. (Foto 1)

Mobilidade
A Câmara Municipal de Curitiba aprovou a criação da Frente Parlamentar da Mobilidade Sustentável, cuja proposição recebeu o apoio de diversos vereadores. Constituído conforme ato da Mesa Diretora, o grupo funcionará nesta legislatura e terá a atribuição de tratar de temas como acessibilidade, calçadas, sinalização, polos geradores de trânsito, programas de incentivo à carona solidária, uso da bicicleta e campanhas educativas.

Ambulantes
Os vereadores acataram o envio de sugestão ao Executivo municipal, apresentada por Mauro Ignacio (PSB), para a realização de estudos quanto à permissão da venda de cachorro-quente, churros e outros alimentos em trailers e veículos adaptados. O autor do requerimento justifica que os vendedores autônomos do segmento têm dificuldade em cumprir, na íntegra, as leis que regulamentam o comércio ambulante.

Horta
Também será enviada sugestão ao Executivo para a implantação de horta comunitária no Bosque 300 Anos, localizado no bairro Sítio Cercado. Bruno Pessuti (PSC), o propositor, defende que o espaço seria aproveitado pelos estudantes do colégio estadual e das duas escolas municipais do entorno do logradouro público.

Audiências
O Legislativo municipal sediará audiências públicas para debater o uso das calçadas por bares e restaurantes e o projeto de lei que institui os “telhados verdes”. Aprovados em votação única, os eventos foram propostos, respectivamente, por Pier Petruzziello (PTB), por meio da Comissão de Urbanismo e Obras Públicas, e Professor Galdino (PSDB), e serão realizados nos dias 26 de agosto e 11 de setembro.