Notas de Plenário II - Sessão Ordinária de 18 de março

por Assessoria Comunicação publicado 18/03/2014 15h00, última modificação 22/09/2021 10h38

Enchentes no Uberaba I
Chico do Uberaba (PMN) voltou a comentar sobre as consequências trazidas pelas enchentes no bairro do Uberaba, especialmente no Córrego Areiãozinho. Segundo ele, as ocorrências dos últimos dois meses acarretaram “tragédias” para várias famílias. “Tivemos inclusive um senhor de 67 anos que sofreu um infarto e faleceu”, lamentou. (Foto 1)

Enchentes no Uberaba II
Outro problema relatado pelo vereador foi um possível surto de leptospirose que estaria atingindo a região, com pelo menos quatro pessoas infectadas. “Quero agradecer ao secretário de Saúde, Adriano Massuda, que, após meu contato, enviou equipes ao local para fazer o atendimento aos moradores”, concluiu Chico do Uberaba.

Reclamações I
A “falta de atenção” de administradores regionais, secretários municipais e até mesmo do prefeito de Curitiba foi tema de pronunciamento de Zé Maria (SDD). O vereador utilizou a tribuna da Câmara Municipal para reclamar que não está sendo bem atendido por “alguns secretários” e que “há mais de 40 dias” não consegue marcar uma reunião com Gustavo Fruet. (Foto 2)

Reclamações II
Segundo Zé Maria, o encontro é necessário para levar ao conhecimento do chefe do Executivo inúmeras reivindicações da população. Ele destacou a “situação caótica no transporte das pessoas com deficiência”, que, afirmou, atende mais de três mil alunos. “Faltam ônibus especiais, que estão sucateados. Precisamos de melhorias urgentes no terminal Sites, além de um novo terminal na região Sul”, enumerou.

Reclamações III

Ainda em seu pronunciamento, Zé Maria alegou que já apresentou vários requerimentos pedindo limpeza e corte de mato no entorno de escolas especiais, mas lamentou que as solicitações estejam “paradas há meses”. “Tem escolas com mato alto, onde pessoas estão indo utilizar drogas. A situação está feia; não estou aqui para atrapalhar o prefeito, mas para ajudar”, finalizou.

Passeio Público
Jonny Stica (PT) destacou a participação da Câmara Municipal como articuladora nas discussões sobre a revitalização do Passeio Público. Ele informou que na tarde de ontem (17) foi realizada mais uma audiência pública para discutir o assunto, sendo que o IPPUC apresentou um projeto que contempla melhorias para o espaço. “Este foi o segundo encontro que realizamos. Ouvimos as queixas da população e agora já há um projeto que está finalizado”, comemorou.

Bom de matemática I
Os vereadores recepcionaram em plenário o estudante Brayan Jheyson Conceição Beraldo, ganhador de medalha de ouro na nona edição da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP- 2013). Brayan, que no ano da premiação estudava na Escola Municipal Caic Bairro Novo Guilherme Braga Sobrinho, veio à Câmara Municipal receber diploma de votos de congratulações e aplausos proposto por Tico Kuzma (PROS).

Bom de matemática II
O estudante disse que os professores que teve na rede municipal eram esforçados e pediu aos vereadores que discutam a valorização da categoria. Kuzma comentou sobre a força de vontade de Brayan, que tem 13 anos, e ressaltou que o jovem, após passar por seleção, conseguiu uma bolsa de estudos no Colégio Bom Jesus.

Compromisso

Em registro ao plenário, Mauro Ignacio (PSB) disse que o governador Beto Richa assumiu o compromisso de colaborar com a duplicação do chamado viaduto do Orleans, que fica sobre a BR 277 e liga os bairros Orleans e Santa Felicidade. Segundo o parlamentar, a obra seria uma parceria entre o estado e a prefeitura de Curitiba. “Esperamos também contar com recursos federais para fazer esta obra, necessária para desafogar o trânsito nessa importante região da cidade”, finalizou.