Notas de Plenário II - Sessão Ordinária de 18 de fevereiro
Serviço Público
A reunião de instalação da Comissão de Serviço Público foi transferida de terça para quarta-feira (18), após o plenário. Nesta ocasião, os vereadores Dona Lourdes (PSB), Julieta Reis (DEM), Professora Josete (PT), Cacá Pereira (PSDC) e Rogério Campos (PSC) elegerão presidente, vice e definirão a agenda de reuniões do colegiado.
Academias no Xaxim
O vereador Geovane Fernandes (PTB) destacou em plenário que, na semana passada, a Prefeitura de Curitiba instalou três novas Academias ao Ar Livre no Xaxim: na Praça Esmeralda, Praça Zelinda Schier e Praça Imer Colares. “Quero agradecer aos secretários envolvidos e ao deputado federal Alex Canziani (PTB), pelo apoio na instalação das academias”, disse Fernandes.
Aniversário
Hoje o vereador Colpani (PSB) completa 53 anos de idade. A data foi lembrada, em plenário, pelo presidente da Câmara Municipal de Curitiba, Paulo Salamuni (PV). Os parlamentares aplaudiram Colpani. “Parabéns pelo trabalho que tem demonstrado neste seu primeiro mandato”, congratulou Salamuni. (Foto 1)
Sem atendimento I
Após o vereador Toninho da Farmácia (PP) dizer que tem obtido retorno da Prefeitura de Curitiba, o vereador Colpani (PSB) usou a tribuna para reclamar da falta de atenção dispendida a ele pelo Executivo. “Deixei passar um ano, já que sou vereador de primeiro mandato, mas eu não estou mesmo sendo atendido”, afirmou.
Sem atendimento II
“Eu não estou aqui para fazer oposição cega ao prefeito, isto é ruim para a cidade. Eu não fui eleito para isso. Só que também não sou "vaquinha de presépio", para ficar fazendo cara de paisagem. Sorriso e cafezinho quente eu tenho em casa. Eu vou reclamar, pois estou aqui para dar resposta à população”, concluiu Colpani. (Foto 2)
Segundo turno
Os vereadores de Curitiba aprovaram em segundo turno, nesta terça-feira (18), o projeto de lei 006.00016.2013. Iniciativa do vereador Jorge Bernardi (PDT), a proposição concede cidadania honorária a Chiu Cheng Yen, chinês naturalizado brasileiro, responsável pela criação das câmaras de comércio Brasil-China e Brasil-Taiwan.
Adiamentos I
O projeto 006.00024.2013, do vereador Paulo Salamuni (PV), foi adiado por uma sessão e estará na pauta da sessão plenária de quarta-feira (19). Nele, o presidente do Legislativo pede o título de cidadão honorário de Curitiba a António Manuel Botelho Hespanha.
Adiamentos II
A reserva de 5% das garagens para bicicletas, estipulada no projeto 005.00385.2013, foi adiada por três sessões. “Queremos fazer uma reunião na prefeitura com os ciclistas”, justificou Jonny Stica (PT), que assina a proposição junto com Bruno Pessuti (PSC).
Articulação política I
Após o vereador Chico do Uberaba (PMN) interromper a sessão plenária para reclamar das conversas que o líder do prefeito, Pedro Paulo (PT), tinha com membros da Comissão de Segurança, ele foi respondido por Paulo Salamuni (PV). “Não há "orquestração", mas uma articulação normal. A conversa é legítima. Eu entendo a sua preocupação, Chico, mas o líder da maioria está exercendo seu papel”, disse Salamuni.
Articulação política II
“Só que pressionar não é a melhor forma”, reclamou Chico do Uberaba. Após o presidente da Câmara de Curitiba, Paulo Salamuni, defender a autonomia das comissões na eleição para presidente, Pedro Paulo (PT) disse que respeita todos os parlamentares e não se opunha que Chico do Uberaba também articulasse a eleição. “Em momento algum eu vou tolher o direito de as pessoas se manifestarem”, colocou o líder do prefeito.
Visita do Bope
O comandante do Batalhão de Operações Especiais (Bope), da Polícia Militar do Paraná, tenente-coronel Washington Lee Abe, visitou hoje o plenário da Câmara Municipal de Curitiba. Ele conversou rapidamente com os vereadores Mauro Ignacio (PSB) e Chico do Uberaba (PMN). Na pauta do dia, a criação do Dia Municipal de Combate às Drogas. (Foto 3)
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba