Notas de Plenário II - Sessão ordinária de 13 de abril

por Assessoria Comunicação publicado 13/04/2015 14h20, última modificação 30/09/2021 07h59

PSDC
No pequeno expediente desta segunda-feira (13), Chicarelli (PSDC) comunicou ao plenário que o diretório municipal do partido tem nova diretoria. “João Pereira, ex-presidente da Femoclan (Federação Comunitária das Associações de Moradores de Curitiba e Região Metropolitana), é o novo presidente. Ele tomou posse na última sexta-feira (10). Com ele, o PSDC promete chapa pura nas próximas eleições”, disse. (Foto 1)

Comércio I
Chicarelli (PSDC) ainda chamou a atenção do Executivo, em especial da Secretaria Municipal de Trânsito (Setran), para a proteção do comércio local. Segundo o vereador, a implantação de faixas amarelas que proíbem estacionamentos em ruas e avenidas, está sendo feita sem estudos técnicos. “A faixa tirando as vagas do comércio é a primeira sinalização a ser feita. Antes mesmo das placas de proibido estacionar”, frisou.

Comércio II

“Estude primeiro a região para saber se dá para fazer um remanso. A atitude de tirar as vagas, sem estudos, sem avaliação, é uma imbecilidade da Prefeitura de Curitiba. O comércio está em crise. Ninguém aguenta mais pagar imposto”, complementou Chicarelli, que ainda sugeriu uma trégua com o prefeito Gustavo Fruet, para que a situação seja melhor conduzida pelo Executivo.

Treinamento
O plenário aprovou o requerimento que sugere ao Executivo a realização de treinamento para habilitar os cirurgiões-dentistas do quadro da Secretaria Municipal de Saúde, para procedimentos de “pique” nos recém-nascidos diagnosticados com frênulo lingual, mais conhecido como língua presa (201.00301.2014). A ideia é de iniciativa de Chicarelli (PSDC).

Serviço funerário

Foi registrada em plenário, a audiência pública da Câmara Municipal que levantou irregularidades em relação ao sistema funerário de Curitiba. O evento da última quinta-feira (9) foi promovido pela Comissão de Segurança, Direitos Humanos e Defesa da Cidadania, presidida por Chico do Uberaba (PMN). Entre os itens citados estavam a prática de venda casada, preços acima da tabela e uso de notas fiscais de empresas diferentes das prestadoras do serviço (leia mais). (Foto 2)

Ciclovias
Pedido de informação enviado ao Executivo questiona quantos quilômetros de ciclovias foram implementados de 2013 a 2015, dentro da gestão do prefeito Gustavo Fruet (062.00156.2015). O requerimento é assinado pelo vereador Professor Galdino (PSDB), que pede a lista de obras concluídas e a relação daquelas que ainda serão construídas.

Regional Cajuru

Professor Galdino (PSDB) pergunta à Prefeitura de Curitiba se procede a informação, repassada a ele pela Associação de Moradores São João Del Rey, que crianças dos grupos Abadá Capoeira e ABC das Artes teriam sido “excluídas” de festa promovida pela Regional do Cajuru para comemorar o aniversário de Curitiba. No requerimento 062.00157.2015 o parlamentar também pergunta, se o caso for verdadeiro, os motivos desse procedimento.

Tubos de Ligeirinhos
Chicarelli (PSDC) apresentou pedido de informações (062.000140.2015) à Urbs, empresa gerenciadora do transporte coletivo de Curitiba, sobre possíveis mudanças na localização das três estações-tubos dos ônibus ligeirinhos que param na rua Desembargador Westphalen, entre a André de Barros e a Visconde de Guarapuava. O parlamentar pergunta se, após a desintegração do sistema de transporte coletivo, haverá alteração na localização destas estações; quais são as linhas que atuarão nas atuais estações-tubos deste trecho; e qual é o planejamento da Urbs com relação a estas três estações.

Obras paralisadas I
O motivo de obras de pavimentação em ruas do bairro Tatuquara estarem paralisadas motivou pedido de informações (062.00146.2015) do vereador Rogério Campos (PSC). Segundo o parlamentar, teriam sido iniciadas as obras de asfaltamento nas ruas Dr. Paulo Fonseca Bittencourt, Travessa Victorio Mocelin, Travessa Jardel Filho e Temistocles C. dos Anjos.

Obras paralisadas II
Campos alega que a comunidade pede esclarecimentos sobre o andamento dos trabalhos e questiona sobre a previsão de “reinício e término das obras”. “Os moradores relatam que sofrem há anos por falta do asfalto e dizem que as ruas estão preparadas para receber a camada asfáltica”, justificou.

Viaduto do Órleans I

Em requerimento à Prefeitura de Curitiba, Mauro Ignacio (PSB) pergunta em que fase está a elaboração do projeto de duplicação do viaduto do Órleans, que faz a ligação entre os bairros São Braz e Órleans, por meio da avenida Vereador Toaldo Túlio e a rua João Falarz. O vereador pergunta, ainda, quando será realizada audiência pública para tratar do assunto, conforme ele mesmo solicitou nos requerimentos 044.02828.2014 e 044.00837.2015.

Viaduto do Órleans II

Na justificativa do documento, Ignacio relata que o a necessidade da obra foi apresentada ao presidente da Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (IPPUC), Sérgio Pires, no final de 2014. Ele acrescenta que as discussões a respeito do orçamento municipal 2016 já foram iniciadas e que existe “apelo popular” para a realização da intervenção em função dos problemas de trânsito decorrentes do crescimento populacional da região.

Sugestões
O plenário acatou 38 requerimentos de sugestão à prefeitura que indicam pavimentação ou revitalização de ruas no bairro Xaxim. As indicações foram feitas por Geovane Fernandes (PTB), para que os recursos sejam alocados no planejamento orçamentário de 2016. Estão na lista as ruas Emília Andretta, Pedro Miquelissa, Menino Jesus, entre outras. Todas as proposições podem ser consultadas no Sistema de Proposições Legislativas da Câmara Municipal.