Notas de Plenário II - Sessão Ordinária de 12 de Março de 2014
Arena da Baixada
Assinado por todos os vereadores, foi aprovado na sessão plenária desta quarta-feira (12), pedido de informações ao Ministério Público, Tribunal de Contas da União e Estado, Agência de Fomento do Paraná e Comissão Especial de Acompanhamento das Obras da Arena da Baixada. Os parlamentares pedem explicações sobre a legalidade da transferência de recursos da CAP S/A para o Esporte Clube Vitória, envolvendo a negociação de um jogador de futebol.
Ocupação irregular
O vereador Helio Wirbiski (PPS) encaminhou, à Prefeitura Municipal, pedido de informações sobre uma ocupação irregular na rua Rio Negro com o Rio Bacacheri, sentido rio abaixo. Wirbiski pede ainda informações sobre as obras nas ruas ao entorno da ponte estaiada.
Terreno
Cacá Pereira (PSDC) questiona o município sobre a utilização de um terreno na rua Angelina Ansai, no bairro Fazendinha. Segundo Pereira, o terreno foi desocupado pela prefeitura e está sem uso. Por isso, o parlamentar deseja saber se há algum projeto para o local. Caso não haja, Cacá Pereira informa que a Associação Comercial do Fazendinha - CIC Norte solicita a utilização do local para exclusiva finalidade de prestar serviços à comunidade.
CMEI
A reconstrução do CMEI Apoio Vila Verde, na CIC, foi questionada pelo vereador Toninho da Farmácia (PP). O parlamentar pergunta quando será iniciada a reconstrução, o tempo da obra e a previsão para reabertura do equipamento.
IPTU
A Câmara de Curitiba aprovou duas sugestões de Dirceu Moreira (PSL) à prefeitura. Uma delas aponta para a necessidade de estudos visando a redução de 60% do pagamento do IPTU para imóveis residenciais localizados na rota do aeroporto do Bacacheri. O requerimento estabelece que o desconto seja aplicado aos proprietários de um único imóvel, que sejam residentes no mesmo.
Drogas
Também foram acatados três requerimentos de Chicarelli (PSDC), entre eles o que sugere ao Executivo a inclusão de uma disciplina voltada à prevenção contra as drogas na grade curricular da rede municipal de ensino. No documento, o parlamentar orienta que o conteúdo – com informações sobre saúde, consumo de entorpecentes, tráfico e assuntos relacionados – seja inserido na grade a partir do 7º ano do ensino fundamental.
Educação
Rogério Campos (PSC), por sua vez, conseguiu a aprovação de sete sugestões ao Executivo analisadas pelo plenário. Dois requerimentos indicam terrenos para a construção de dois CMEIs, um no Sítio Cercado e outro no bairro Umbará. O parlamentar ainda sugeriu outros três terrenos para a construção de escolas municipais em Campo de Santana e nos dois bairros citados acima.
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba