Notas de Plenário II - Sessão Ordinária de 10 de junho

por Assessoria Comunicação publicado 10/06/2013 15h10, última modificação 16/09/2021 10h27
LDO I
A sessão plenária desta segunda-feira (10) foi aberta para o recebimento de emendas dos parlamentares ao projeto (013.00003.2013) da prefeitura para a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para 2014. Baseados na consulta pública realizada pela Casa, nos pedidos da população feitos diretamente nos gabinetes e demandas pesquisadas nos bairros, os vereadores podem acrescentar, revogar e alterar itens à proposta. (Foto 1)

LDO II
Os parlamentares têm até a sessão de quarta-feira (12) para apresentar suas emendas à Comissão de Economia, Finanças e Fiscalização, que poderá admiti-las, ou não. Na sequência, elas voltam a plenário para a votação junto à LDO. O documento deve ser encaminhado ao Executivo até o encerramento da sessão legislativa, em 30 de junho, conforme prevê a Lei Orgânica. O projeto embasa a Lei Orçamentária Anual (LOA), que definirá os valores a serem aplicados pelo município em bens e serviços para a cidade.

Regimento I
Na sessão de hoje foi encerrado o prazo regimental para apresentação de emendas ao projeto de resolução (011.00002.2013) que altera o Regimento Interno da Câmara de Curitiba. O texto prevê a inclusão do inciso X no artigo 54, criando a Comissão da Acessibilidade.

Regimento II
Assinada por diversos vereadores, a proposição prevê que o colegiado terá a competência de emitir “parecer sobre matérias relacionadas a acessibilidade para pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida às edificações, vias e espaços públicos, transporte, mobiliário, equipamentos urbanos e sistemas e meios de comunicação”.

Estudantes
Alunos do 2º ano do Ensino Médio do Colégio Estadual “Algacyr Munhoz Malder”, Bairro Alto, acompanharam a sessão plenária desta segunda-feira (10). A visita foi uma complementação do tema “Filosofia Política” dentro da grade da disciplina de “Filosofia”. O convite partiu do vereador Toninho da Farmácia (PP). “Esta Casa é a Casa do Povo. E é muito importante que vocês participem da rotina desta Casa, que acompanhem o dia a dia dos vereadores”, disse. (Foto 2)

Guarda Municipal  
Rogério Campos (PSC) parabenizou a Guarda Municipal de Curitiba pela apreensão de um adolescente de 15 anos, autor de um assalto na estação-tubo Antero de Quental, na Avenida Wenceslau Braz, ocorrido neste domingo (9). O parlamentar lamentou a reincidência do menor que chegou a atirar duas vezes contra o cobrador que trabalhava no local e só não o feriu porque a arma falhou nas duas tentativas.

Emenda
O líder do PSB, Tico Kuzma, usou o horário do grande expediente para agradecer à Prefeitura de Curitiba pela execução de emenda parlamentar de sua autoria e do ex-vereador Roberto Hinça (PSD) que resultou na revitalização da Rua Mario Chaubald Biscaia, no Novo Mundo. “É uma antiga reivindicação da população local. Essa já é a segunda emenda que está sendo cumprida pelo Executivo. Esperamos que as demais emendas dos vereadores desta Casa sejam cumpridas”, comemorou. (Foto 3).  

Drogas
No horário das lideranças, Valdemir Soares (PRB) convidou os vereadores para as atividades alusivas à 5ª Semana de Enfrentamento às Drogas, que será realizada entre os dias 19 e 26 de junho. Entre as ações programadas, o parlamentar destacou a sessão solene que ocorrerá no auditório do Anexo II da Câmara Municipal, no dia 19, às 19h, com a presença do prefeito Gustavo Fruet (PDT) e autoridades ligadas ao assunto.

Preços I
Os preços praticados pelos Armazéns da Família e pelo Mercado Regional do Cajuru, equipamentos gerenciados pela secretaria de Abastecimento da prefeitura de Curitiba, foram questionados pelo vereador Chicarelli (PSDC). Segundo ele, em pesquisa realizada na última semana por seu gabinete parlamentar, foi constatado que os equipamentos públicos estariam cobrando mais caro do que os supermercados particulares.

Preços II
“Estive em vários Armazéns da Família para fiscalizar a qualidade do atendimento e também no Mercado Regional. Há produtos que chegam a custar o dobro do que o praticado na iniciativa privada, o que é um absurdo. Além disso, em muitos locais, há falta de mercadorias. Será que o prefeito está querendo que as pessoas deixem de usar estes serviços?”, questionou Chicarelli.
 
Abastecimento I
Cacá Pereira (PSDC) informou ter participado de reunião com o secretário de Abastecimento, Aldo Klein Nunes, quando solicitou ampliação e melhorias em diversos Armazéns da Família, em especial no bairro Fazendinha. “Esta região da cidade cresceu muito e o espaço atual não atende mais à demanda da população, que merece ser bem atendida”, observou. (Foto 4)

Abastecimento II
Outra pauta apresentada pelo parlamentar foi o cadastramento dos usuários do serviço, que também era feito por associações de moradores, mas havia sido vetado pela atual gestão. “Expliquei essa situação para o secretário e ele prontamente acatou a retomada desse procedimento pelas associações”, adiantou. Ainda segundo Cacá Pereira, muitas das dificuldades vividas pela pasta foram herdadas da administração anterior. “Várias distorções estão sendo corrigidas, porém acredito que seria interessante o Aldo estar aqui para esclarecer toda a situação aos vereadores”, finalizou.