Notas de Plenário II - Sessão Extraordinária de 22 de fevereiro

por Assessoria Comunicação publicado 22/02/2013 18h55, última modificação 10/09/2021 12h15

Drogas I
Na sessão extraordinária desta sexta-feira (22), o vereador Chico do Uberaba (PMN) utilizou o espaço do pequeno expediente para falar sobre projeto de lei de sua autoria que tramita na Casa e cria o “Núcleo Social de Apoio e Prevenção ao Crack e Outras Drogas – Mães contra o Crack”. (Foto 1)

Drogas II

De acordo com o parlamentar, o tema da drogadição é de relevância nacional, e muito pouco estaria sendo feito pelos governantes para resolver o problema. “É sabido que quase 80% das mortes estão relacionadas ao uso de drogas, então precisamos tomar as atitudes necessárias. É nossa obrigação dar uma resposta concreta à sociedade”, afirmou.  

Drogas III
O projeto pretende estabelecer um programa municipal de prevenção ao uso de drogas. A matéria receberá instrução da Procuradoria Jurídica da Câmara e, posteriormente, análise das comissões permanentes. Caso tenha pareceres favoráveis à tramitação, terá que ser aprovada pelo plenário em dois turnos de votação.

Jornada I
Em comunicado ao plenário, o vereador Tico Kuzma (PSB) convidou os colegas, e a população em geral, para o Bote Fé Curitiba, evento preparatório da Jornada Mundial da Juventude. A atividade ocorre neste fim de semana, a partir das 15h, na Praça Nossa Senhora de Salete, no Centro Cívico.

Jornada II
O líder do prefeito na Câmara, Pedro Paulo (PT), reforçou o convite e acrescentou que o evento também serve de preparação para a vinda do papa ao Brasil. “A presença do prefeito Gustavo Fruet está confirmada, como uma demonstração de que todos os credos terão apoio nesta administração”, anunciou. (Foto 2)

Maioridade I
Pedro Paulo ressaltou em plenário que é contrário a propostas que visem reduzir a maioridade penal no Brasil. O comentário foi feito como um esclarecimento, pois ele havia cobrado das forças de segurança pública, na sessão de ontem (21), respostas quanto ao assassinato do cirurgião Paulo Carboni Junior, médico do Hospital Pequeno Príncipe, crime no qual estaria envolvido um adolescente.

Maioridade II
“Há anos eu milito na área da infância e sou contra a redução da maioridade penal. Vi no noticiário que há um adolescente envolvido e há indícios de que ele foi manipulado  por adultos. Permanece meu sentimento de pesar em relação à tragédia, mas gostaria de deixar isso muito claro”, concluiu.

Presença I
O vereador pela cidade de Jundiaí do Sul (PR), William Vergilio, do PSDB, visitou a Câmara de Curitiba, acompanhou parte da sessão e teve a presença anunciada pelo presidente, Paulo Salamuni (PV). Vergilio estava acompanhado de Elzio dos Santos Leite, suplente de vereador do mesmo município.

Presença II
Já o vereador Cristiano Santos (PV) agradeceu a presença do padre Jorge Rosá, da Igreja Ortodoxa São Jorge. O religioso foi convidado a compor a mesa de trabalhos, onde acompanhou parte da sessão. Da mesma forma, Santos anunciou a visita de Khaleo Youssef, representante da comunidade árabe em Curitiba. (Foto 3)

Pesar
Paulo Rink (PPS) lamentou o falecimento, na última quarta-feira (20), em Londres, de Neuza Lopes Faria Kfouri, esposa do desembargador Miguel Kfouri Neto. Segundo ele, Neuza sempre esteve envolvida em causas sociais, com atuação na área da infância. O velório e o sepultamento devem ocorrer neste sábado (23), no cemitério Parque Iguaçu.