Notas de plenário II – Sessão Extraordinária de 21 de fevereiro

por Assessoria Comunicação publicado 21/02/2013 17h25, última modificação 10/09/2021 12h00
Cargos I
O vereador Dirceu Moreira (PSL) ocupou o espaço do pequeno expediente, na sessão extraordinária desta quinta-feira (21), para comentar a redução de cargos comissionados nos gabinetes parlamentares da Câmara de Curitiba. “Nós fizemos uma adequação por solicitação do Ministério Público, só que o mesmo órgão vai ter um aumento de 69 cargos dessa natureza, o que foi aprovado pela Assembleia Legislativa do Paraná, e demonstra a necessidade desse mecanismo de contratação”. (Foto 1)

Cargos II
Ainda segundo Dirceu Moreira, com a redução para sete assessores por gabinete, a Câmara disponibiliza de menos estrutura do que o Legislativo de São José dos Pinhais que, segundo ele, possibilita nove funcionários para auxiliar o trabalho do parlamentar. “Essa redução prejudicou o trabalho e estou certo que os colegas também sentem falta de mão de obra. Meu anseio é que esse assunto volte a ser discutido, para que tenhamos melhores condições de atender à população, especialmente nos bairros, onde os vereadores mantêm escritório de atendimento”.

Extraordinária I
Em função da realização de sessões extraordinárias, nesta quinta (20) e sexta-feira (21), o presidente da Câmara de Curitiba, Paulo Salamuni (PV), esclareceu que os vereadores da capital não recebem nenhuma espécie de acréscimo financeiro pela participação nesse tipo de sessão. (Foto 2)

Extraordinária II
Da mesma forma, Salamuni informou que, mesmo com a determinação do Regimento Interno de que os parlamentares compareçam às sessões trajando paletó e gravata, não existe nenhum tipo de verba da Câmara para esse fim.

Presença
Tiago Gevert (PSC) registrou em plenário a visita das vereadoras da cidade de Campo Largo, Sueli Terezinha Guarnieri e Clea Oliveira, ambas do PSB. Elas foram recepcionadas em plenário por vereadores das bancadas feminina, evangélica e também por Tico Kuzma (PSB).

Pesar
O assassinato do cirurgião Paulo Carboni Júnior, médico do Hospital Pequeno Príncipe, voltou a ser lamentado em plenário. O registro foi feito pelo líder do prefeito na Casa, vereador Pedro Paulo (PT). “Quero manifestar minha solidariedade a todos os funcionários do hospital. Que sirva como um alerta para as autoridades de segurança pública do nosso estado”, finalizou.

Visita
Ludmila Nascarela e Maira Nunes, representantes dos movimentos feministas “Marcha das Vadias” e “Dente de Leão” estiveram presentes na Câmara, a convite da vereadora Professora Josete (PT). Esses movimentos lutam pela consolidação dos direitos inerentes à condição feminina.

Aniversário
O aniversário de 40 anos do vereador Paulo Rink (PPS) foi lembrado pelos colegas Jorge Bernardi (PDT) e Pier Petruzziello (PTB), que o cumprimentaram pela data.