Notas de plenário II

por Assessoria Comunicação publicado 19/12/2012 18h10, última modificação 10/09/2021 08h33

Curitiba-Itália
A criação do Grupo Parlamentar Curitiba-Itália, que visa desenvolver e incentivar  relações bilaterais entre a Câmara Municipal de Curitiba e as municipalidades italianas locais, foi aprovada em segundo turno. O  projeto de lei é  da Comissão Executiva, composta pelo presidente da Casa, João Luiz Cordeiro (PSDB), o primeiro-secretário, Celso Torquato (PSDB), e o segundo- secretário, Caíque Ferrante (PRP).

Preservação I
A Associação Paranaense de Ferreomodelismo e Memória Ferroviária poderá ampliar suas atividades a partir de 2013, como entidade de utilidade pública. A autoria do projeto de lei aprovado na sessão desta quarta-feira (19) é do vereador Serginho do Posto (PSDB). (Foto 1)

Preservação II
De acordo com o autor da proposta, a entidade preserva o patrimônio ferroviário do Estado e promove a restauração de bens móveis e imóveis assumidos pela empresa América Latina Logística, a ALL, que foram disponibilizados para a entidade.

Preservação III

Ainda falando sobre a importância ferroviária para o Estado, Serginho do Posto destacou a implantação da nova rota entre os estados do Paraná e São Paulo, que irá beneficiar o Porto de Paranaguá.

Cidadania I
O médico Ricardo Akel, nascido em Porto Alegre (RS), será Cidadão Honorário de Curitiba. A indicação é do presidente da Casa, João Luiz Cordeiro (PSDB), João do Suco, prevista em projeto de lei aprovado nesta sessão. O vereador Paulo Salamuni (PV) fez a justificativa da indicação do presidente, em fala na tribuna, destacando o extenso currículo de Akel. (Foto 2)

Cidadania II

Entre as atividades curriculares, Akel foi professor do curso de Medicina da UFPR, reestruturou as instalações do Hospital de Clínicas e  também remodelou a sua organização administrativa.

Vulto I
Dom Rafael Biernaski vai receber, em 15 de abril de 2013, o título de Vulto Emérito de Curitiba por iniciativa do vereador Tito Zeglin (PDT). O projeto foi aprovado na sessão. De uma família de   religiosos, Biernaski foi, entre outras atividades,  chefe de seção da Congregação para os Bispos e  é bispo  auxiliar da Arquidiocese de Curitiba. (Foto 3)

Vulto II
Ao falar sobre a vida religiosa de Biernaski, o autor do projeto foi aparteado por diversos vereadores que enalteceram as qualidades de ação cristã do bispo.

Resíduos
É do vereador Denilson Pires (DEM)  requerimento aprovado pelo plenário que sugere ao Executivo a realização de estudos para implantação, no município de Curitiba, da coleta mecanizada dos resíduos sólidos, utilizando contêineres de superfície. (Foto 4)

Inauguração
A inauguração do jardinete Remerio Alves, na Vila Formosa, no bairro Novo Mundo, realizada na tarde desta quarta-feira (19), foi destacada pelo vereador Tito Zeglin (PDT), durante a sessão plenária. “Para mim será um momento histórico”. Segundo ele, no local foi implantada uma academia da terceira idade, cancha multiuso com iluminação e passeios.

Presenças
A presença do jornalista Thiago Lucca, do jornal Pilarzinho Notícias, foi anunciada pelo vereador Tito Zeglin (PDT). Também acompanharam parte da sessão plenária, os vereadores eleitos Mauro Ignácio (PSB) e Pierpaolo Petruzziello (PTB).

Agradecimento
Cerca de mil famílias de poder aquisitivo baixo e da comunidade do Parolin receberam cestas básicas durante evento promovido pela Grande Loja Maçônica do Paraná, no último sábado (15). A informação é do vereador Edson do Parolin (PSDB), que registrou agradecimento, em nome da comunidade, durante a sessão plenária. De acordo com o parlamentar, é o segundo ano que o grupo promove o evento, beneficiando as famílias mais carentes da região.

Ameaças
O vereador Pedro Paulo (PT) registrou, durante a sessão, solidariedade ao jornalista Mauri König, repórter do jornal Gazeta do Povo, e a diretores do grupo de comunicação que edita o jornal, que, segundo denúncias, desde segunda-feira (17) vêm recebendo ligações com ameaças e alertas sobre ataques que estariam sendo planejados contra eles. Conforme o parlamentar, as ameaças começaram após a publicação de reportagens sobre desvios cometidos por policias civis no estado.