Notas de plenário II

por Assessoria Comunicação publicado 26/11/2012 19h25, última modificação 09/09/2021 10h26
Orçamento I
As emendas aprovadas ao orçamento de 2012 que ainda não foram executadas pela prefeitura voltaram a ser comentadas pelos parlamentares, na sessão desta segunda-feira (26), da Câmara de Curitiba. O vereador Roberto Hinça (PSD) alertou sobre a proximidade do término do ano e salientou que muitas entidades beneficiadas estão preocupadas e aguardam o recebimento dos recursos.

Orçamento II
O posicionamento foi compartilhado pelo líder do PV, Paulo Salamuni, que perguntou à Mesa Executiva da Câmara se foi feito contato com a equipe de transição do prefeito eleito para definir qual o valor a que os vereadores terão direito para as emendas ao orçamento desse ano.

Orçamento III
Respondendo aos questionamentos, o líder do prefeito na Casa, vereador Serginho do Posto (PSDB), comunicou que teve uma reunião com o secretário de Governo, Luiz Fernando Jamur, e que ficou definido o prazo de 30 de novembro para a entrega de um relatório contendo as emendas que serão atendidas. Conforme o líder, a princípio fica mantida a cota de R$ 600 mil para a apresentação de emendas, mas esse valor pode mudar. “Estamos em contato com a equipe de transição para definir os valores que os vereadores poderão indicar ao orçamento”, concluiu. (Foto 1)

Orçamento IV
Pedro Paulo (PT) sugeriu que todas as emendas destinadas a uma mesma instituição ou entidade sejam agregadas em um único documento de autoria coletiva. Solicitou, ainda, o apoio da mesa e dos servidores na elaboração, para que sejam formuladas sem erros e de forma clara e objetiva, garantindo sua implementação.

Premiações I
O substitutivo geral ao projeto de lei que pretende revogar leis que instituem prêmios concedidos pelo Executivo e pelo Legislativo  foi aprovado em primeiro turno nesta sessão, com  inclusão de emendas. A matéria retorna para aprovação em segundo turno nesta terça-feira (27) e,  na quarta-feira (28),   para votação da redação final do texto que irá indicar quais premiações permanecem.

Premiações II
A iniciativa é do  vereador licenciado Mario Celso Cunha (PSB),  que pretende manter o mínimo de honrarias e primar pela qualidade da concessão, valorizando as atividades da Casa e o merecimento do homenageado.

Premiações III
De retorno à Casa, o vereador Iris Simões (PR) que já foi presidente do Legislativo, ressaltou a importância da iniciativa. Disse que na época tentou fazer uma reformulação na lei.  “Contudo, fui voto vencido. Mas, hoje, a Casa faz um resgate meritório sobre as concessões”. (Foto 2)

Regimento
O presidente da Casa, João Cordeiro (PSDB), lembrou que o projeto de resolução que atualiza o Regimento Interno da Câmara de Curitiba será analisado em primeiro turno na sessão desta quarta-feira (28). Cordeiro convidou os vereadores eleitos Chico do Uberaba (PMN) e Mauro Ignacio (PSB), presentes na sessão desta segunda, para acompanharem a discussão e votação. Os demais parlamentares eleitos também serão convidados, conforme o presidente, para a sessão que analisará o Regimento Interno.

Arquitetura
O presidente da Câmara, João Luiz Cordeiro (PSDB), informou que o vereador Jonny Stica (PT) terá a ausência justificada nas sessões desta semana, pois está representando o Legislativo no XXIV Congresso Pan-Amerciano de Arquitetos, que acontece na cidade de Maceió, entre os dias 27 e 30 de novembro. Realizado pelo Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB), o evento espera receber cerca de três mil congressistas de 41 países, com o objetivo de debater sobre os mais diversos assuntos relacionados aos campos de ação e reflexão crítica dos arquitetos.

Copa
Em comunicado ao plenário, o líder do prefeito na Câmara, Serginho do Posto, informou que a araucária, árvore considerada símbolo de Curitiba e do Paraná, foi a vencedora da votação popular para a escolha do pôster oficial da cidade para a Copa do Mundo de 2014. Segundo Serginho, o pôster foi apresentado no último domingo (25) pelo prefeito Luciano Ducci, no Largo da Ordem.

Violência I
A vereadora Maria Goretti (PSDB) informou, em plenário, que a campanha 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência Contra as Mulheres, que acontece até o dia 10 de dezembro, está sendo um sucesso. O período escolhido para a realização das atividades, segundo a parlamentar, foi por agrupar datas significativas na luta pela erradicação da violência contra as mulheres e garantia dos direitos humanos

Violência II
Segundo a parlamentar, a campanha, que faz parte da iniciativa mundial e completa 21 anos, “desperta a cada ano que passa maior número de mulheres comprometidas com o combate à violência contra as mulheres”.

Cultura
A 31ª Oficina de Música de Curitiba abre suas inscrições no próximo dia 1º de dezembro. A informação é da vereadora Julieta Reis (DEM), durante a sessão plenária. Segundo a parlamentar, interessados podem, a partir da data e por meio da Fundação Cultural de Curitiba, fazer suas inscrições. “A oficina, considerada um dos maiores eventos de música da América Latina, acontecerá normalmente e continuará oferecendo uma programação com muitas opções para quem quer ver e aprender mais sobre a música”, garantiu.

Conselheiros  I
A eleição para escolha dos 45 novos conselheiros tutelares de Curitiba e seus 45 suplentes, realizada no domingo (25), foi lembrada pelos vereadores Maria Goretti (PSDB) e Denilson Pires (DEM). Ambos enfatizaram o empenho de todos os envolvidos, em especial da Fundação de Ação Social (faz), na organização e acompanhamento do processo eleitoral.

Conselheiros II
A posse dos novos conselheiros, segundo os parlamentares, acontecerá no dia 16 de janeiro de 2013, para um mandato especial até 2015, quando será realizada a primeira eleição unificada do órgão em todo o país. A votação foi secreta e aberta a qualquer pessoa com título de eleitor. Ao todo, 93 pessoas concorreram as vagas.

Perda
Os vereadores Roberto Hinça e Algaci Tulio (PMDB) lamentaram a morte do carnavalesco  Fernando Ferreira Lamarão Filho, que era diretor de harmonia da escola de samba curitibana Acadêmicos da Realeza. Algaci Tulio ressaltou que em sua vida política, especialmente como vice-prefeito de Curitiba, vivenciou de perto o carnaval da cidade e teve a oportunidade de conhecer Lamarão, carioca de nascimento, que “ muito contribuiu com a evolução do carnaval da capital”.

Destaque
A presença do vice-governador e secretário da Educação, Flávio Arns, e do líder religioso padre Kleina na sessão solene em homenagem a várias pessoas ligadas à educação e à cultura paranaense, na noite da última quinta-feira (23), recebeu destaque do vereador Tito Zeglin (PDT). A solenidade, na opinião do parlamentar, foi uma das mais belas e participativas.

Presenças
As estudantes Ariane Priori, Bianca dos Santos e Samara Macedo, do quarto período do curso de Jornalismo da PUC-PR, acompanharam parte da sessão desta segunda-feira.