Notas de plenário II

por Assessoria Comunicação publicado 13/11/2012 16h00, última modificação 09/09/2021 10h10
Arena da Baixada
Em comunicado ao plenário, na sessão desta terça-feira (13), o presidente da Comissão de Urbanismo, vereador Felipe Braga Côrtes (PSDB), convidou os demais parlamentares para participarem de reunião que será realizada nesta quarta (14), na Sala das Comissões, para analisar decreto que libera  R$ 60 milhões destinados à reforma da Arena da Baixada. O estádio foi indicado para sediar quatro jogos da Copa do Mundo. O decreto foi assinado no dia 25 de outubro e publicado em Diário Oficial no dia 30. Segundo Braga Côrtes, o Ministério Público e representantes da prefeitura foram convidados para debater o assunto.

24 horas I
A Rua 24 horas, um dos cartões postais de Curitiba, comemora um ano de funcionamento após a reabertura. O registro foi feito pela vereadora Julieta Reis (DEM). Segundo a parlamentar, hoje quem visita a rua encontra revistaria, café, lavanderia, chocolateria, choperia, loja de cosméticos, casas de sucos, tradicionais sanduicherias locais e marcas internacionais, além de serviços de utilidade pública e de apoio para quem está a passeio ou lazer,  disponibilizando informações sobre os pontos turísticos da capital paranaense. (Foto 1)

24 horas II
Reaberta em 11 de novembro do ano passado, a Rua 24 Horas foi inaugurada no dia 11 de setembro de 1991 e está localizada na quadra entre as ruas Comendador Araújo e Emiliano Perneta, no centro da capital. Ela serve de ligação entre as ruas Visconde de Nácar e Visconde do Rio Branco. O espaço foi a primeira rua comercial coberta do Brasil.

24 horas III
Segundo Julieta Reis, para ser reaberto o local turístico e de lazer passou por uma grande reforma, onde foram realizadas melhorias na cobertura, com isolamento térmico, novo piso e construção de banheiro para cadeirantes. A Rua 24 Horas conta também com nove câmeras e vigilantes que fazem a segurança do local.

Homenagem I

O líder do prefeito na Casa, vereador Serginho do Posto (PSDB), parabenizou o colega de partido, Jorge Yamawaki, pelo recebimento do Diploma de Honra ao Mérito concedido pelo governo do Japão. Segundo Serginho, a honraria foi entregue no último dia 6 por Noboru Yamaguchi, cônsul geral daquele país no Paraná. Serginho explicou que o diploma homenageia pessoas ou entidades que tenham prestado relevantes serviços e auxiliado a representação do Japão em outros países.

Homenagem II
Em sua fala, o líder fez questão de citar o pronunciamento do cônsul sobre a atuação de Yamawaki à frente da Associação Cultural e Beneficente Nipo Brasileira de Curitiba  e também como vereador, sendo o “principal representante da comunidade nipo brasileira, empenhando-se no progresso tanto da comunidade nikkei, quanto da sociedade curitibana, contribuindo para o fortalecimento da relação nipo-brasileira”. (Foto  3)

Habitação
O vereador Edson do Parolin (PSDB) teve sua ausência justificada na sessão para acompanhar a visita de construtoras ao bairro Parolin, juntamente com técnicos da Companhia de Habitação Popular de Curitiba (Cohab). Segundo o parlamentar, está em andamento um processo licitatório e hoje serão feitas vistorias em terrenos que poderão ser utilizados para a construção de moradias populares.

Presença I
A presença da vice-presidente do Centro de Letras do Paraná e da Academia Paranaense de Poesia, Vania Maria Souza Ennes, foi anunciada pelo líder do PDT na Casa, vereador Tito Zeglin. A vereadora Julieta Reis recepcionou a visitante no plenário da Casa. (Foto 2)

Presença II

O vereador eleito pelo Partido Progressista, Toninho da Farmácia, teve sua presença registrada em plenário pelo vereador Juliano Borghetti, do mesmo partido. Toninho foi convidado a compor a mesa de trabalhos pelo presidente da Casa, João Luiz Cordeiro (PSDB). (Foto 4)

Presença III
Os também vereadores eleitos Chico do Uberada (PMN) e Cacá Pereira (PSDC) acompanharam parte da sessão. Pereira estava acompanhado de Carlos Miscoli, presidente municipal do PSDC.